Vestibulando quer um dia de 36 horas

By

O dia só tem 24 horas 

↳por Thiago Charme

Faaaala, acelerados e aceleradas do meu Brasil! Tudo bem com vocês?

Já acordaram, saíram da cama, tomaram café, estudaram, foram para o trabalho, praticaram crossfit, fizeram ioga, almoçaram, tiraram o soninho da beleza, estudaram, leram livros, notícias on-line, responderam a todas as mensagens nas redes sociais, visitaram seus amigos, ligaram para seus familiares, fizeram monitoria, visitaram museus hoje? Não! Como assim? Que desorganização, heim. 

É meus lindos, vejam só que coisa doida. Volta e meia alguém sai com a frase: “bem que o dia podia ter 30 horas, né?”. A que minha resposta acaba sendo sempre a mesma: “porque ele tem 24, poxa!”

Em uma entrevista dada para a revista Exame, a atriz e empresária Giovanna Antonelli (duvido quem não conheça), quando perguntada sobre “o que faria se tivesse mais tempo?”, ela prontamente respondeu que leria mais, viajaria mais e se estressaria menos. Ora, mas por que não fazer tudo isso em 24 horas? Lógico que viajar é algo que requer tempo e planejamento, mas por que não planejar as tarefas no tempo que se tem? O problema é que existe um idealismo “mítico” de que ser um multitarefas faz de você um profissional melhor, um ser humano melhor, mais engajado. E de fato (e em termos) é. O problema está em você perceber que nenhuma das tarefas está sendo bem executada. Você faz 10 coisas ao mesmo tempo, orgulha-se disso, mas nenhuma delas está finalizada com excelência.

Conheço estudantes que colocam todas as disciplinas no cronograma diário, estuda cada uma delas por uma hora, executa as demais tarefas e dorme três horas por noite. E sente orgulho de só dormir três horas. Desculpem meu desabafo, mas PAREM DE ROMANTIZAR A TORTURA QUE É SER UM MULTITAREFAS!

A Giovanna Antonelli é como milhares de brasileiros, nas mais variadas áreas, que demonstra ‘orgulho’ de poder fazer tantas coisas, porém, ao final, resume tudo a se tivesse mais tempo, faria coisas que lhe dessem prazer, porque, afinal de contas, isso te estressaria menos. Isso quer dizer que me estressar menos requer mais algumas horas do dia? 

Em primeiro lugar, para que vocês estudantes não cheguem no nível de ‘estresse por falta de tempo’, tentem refletir sobre quanto tempo vocês têm para o trabalho e para os estudos. Quanto tempo gastam com cada uma das tarefas? Acrescentem as horas de sono e pelo menos uma hora para o almoço. Depois, saibam colocar as atividades da rotina em ordem de  urgência importância. Quando estiver estudando, desconectem-se do mundo virtual por algumas horas ou minutos, guardando, por exemplo, o celular. Percebam quanto tempo vocês gastam com as distrações, olhando e respondendo mensagens das redes sociais que não possuem ligação com o que estão fazendo. Eu, por exemplo, sempre aprendi que nem sempre ouvir música durante uma tarefa é a melhor escolha. Eu me enganei por anos. Em alguns casos, a concentração precisa ser uma ode ao que estiver fazendo. Estudar com 30 abas abertas, televisão ligada, música nos fones de ouvido, sons externos, vizinhos brigando, buzinas e ainda pegar o celular para cada notificação sinalizada são coisas que não deveriam acontecer e colocadas na normalidade. 

Por isso:

  • não acumulem tarefas;
  • horário do almoço é HORÁRIO DO ALMOÇO;
  • reservem um dia (ou turno, dependendo da proximidade da prova ou concurso) para ficar longe de estudos e trabalho;
  • otimizem o tempo;
  • durmam, pois não é nada ‘empoderador’ alguém que dorme apenas 10% do dia;
  • aprendam a dizer NÃO (vale principalmente para quem executa trabalhos em casa); 
  • todos temos limites; respeitem-nos.
  • concentrem-se no que estão fazendo para impedir que ocorram multitarefas e, assim, consigam fazer o que precisam (incluindo dormir) nas 24 horas do dia; 
  • reservem um tempo para os imprevistos (de uma a duas horas, de preferência);
  • aprenda a dividir o tempo para execução das tarefas mais complexas e maiores (serve para conteúdos de algumas disciplinas também);
  • o item acima vai evitar a procrastinação, a grande vilã dos estudantes e trabalhadores em geral;
  • bebam água, usem filtro solar, plantem uma árvore, VIVAM! 

Aproveitem que 2020 é bissexto e tem um tempo extra. Usem-no com inteligência. 

Então, Medbulandos e Medbulandas, não esqueçam que até a Giovanna Antonelli teve que rever seus conceitos de multitarefa para que ela pudesse sempre colocar a família em primeiro lugar.

Vejo vocês na UNIVERSIDADE (no tempo que temos)! ✔

Foco na missão! 

Estamos juntos nessa! 💪🏾💛

Partiu? 🎓

Deixe um comentário