1. (Fuvest) Ontem plena liberdade,
A vontade por poder…
Hoje… cum’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer…
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite… Irrisão!…
Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868.
O poema, a que pertencem esses versos,
a) representou uma critica a aspectos sociais do Brasil no período imperial. Explique.
b) causou forte impacto na opinião publica, contribuindo, assim, junto com outros fatores, para as mudanças políticas que ocorreram no final do Império. Explique tais mudanças.
2. (Fuvest) O conceito de revolução, aplicado ao movimento de 1930 no Brasil, e alvo de polêmica entre historiadores. Independentemente da controvérsia, não ha como negar que houve mudanças importantes, nessa década, com relação as diretrizes da política econômica e a questão social.
Explique as mudanças no que se refere a
a) política econômica.
b) questão social.
PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES
GABARITAGEO
3. (Fuvest) No Sábado de Aleluia, os seringueiros do Alto-Purus desforram-se [com a malhação de Judas] de seus dias tristes. Não tiveram missas solenes, nem procissões luxuosas, nem lavapés tocantes, nem prédicas comovidas.
Toda a Semana Santa correu-lhes na mesmice torturante daquela existência imóvel, feita de idênticos dias de penúrias, de meios jejuns permanentes, de tristezas e de pesares, que lhes parecem uma interminável Sexta-Feira da Paixão, a estirar-se, angustiosamente, indefinida, pelo ano todo afora.
Euclides da Cunha. A margem da Historia, 1909. Adaptado.
O texto descreve um aspecto da vida dos nordestinos na Amazônia. Em relação a esse tema, discorra sobre:
a) a situação material dos nordestinos, em sua região de origem, e os fatores que estimularam sua migração para a Amazônia, na segunda metade do século XIX.
b) as condições de vida dos seringueiros relacionadas à produção da borracha na Amazônia, nessa época.
4. (Fuvest)
Observe as rotas no mapa e responda:
a) O que representou, para os interesses de Portugal, a rota marítima Lisboa Cabo da Boa Esperança-Calicute?
b) O que significou a expedição de Pedro Álvares Cabral para o Império Português?
5. (Fuvest) Franklin D. Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no ano de 1933, em meio a uma grave crise econômica, iniciada em 1929; também Barak Obama deparou com um problema similar ao se tornar presidente do mesmo pais, em 2009.
a) Com relação ao governo Roosevelt, indique as medidas adotadas por ele para fazer frente à crise de 1929.
b) Com relação à crise de 2008, enfrentada pelo presidente Obama, indique os principais fatores que a desencadearam e como ela se manifestou.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
a) O poema condena a escravidão que persistia no Brasil ainda no Período Imperial.
b) Tendo em vista que o escravismo uma das bases do governo imperial do Brasil, a abolição da escravidão, juntamente com as questões Religiosa e Militar, contribuiu para a crise que resultou queda da Monarquia e o advento da República no final do século XIX.
Resposta da questão 2:
a) Durante a Era Vargas, decorrente do movimento de 1930, a política econômica concentrou-se no estimulo a diferentes atividades produtivas, visando minimizar os efeitos da hegemonia da cafeicultura e, sobretudo promover a industrialização com vistas à substituição das importações.
b) No plano social, no início do governo Vargas foram concedidos os primeiros direitos trabalhistas e mais tarde, foram criadas a Previdência Social e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Também foram legalizados os sindicatos, porém mantidos sob a tutela do Estado no que se convencionou chamar de “peleguismo”. Verifica-se ainda na Era Vargas, o início da aceleração do processo de urbanização.
Resposta da questão 3:
a) Os nordestinos, especificamente os do sertão, viviam em situação de miséria devido à concentração fundiária e a intensa exploração a que eram submetidos, na condição de trabalhadores camponeses, pelos fazendeiros locais. Tais condições, agravadas pelas prolongadas secas verificadas no final do século XIX e o crescimento da extração de borracha na Amazônia, devido a sua crescente importância na atividade industrial, constituem fatores que levaram parte dos nordestinos a migrar para a região.
b) Durante o Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e inicio do século XX, os seringueiros da Amazônia eram submetidos ao processo de produção chamado de “aviamento”, pelo qual se instalavam e trabalhavam nas terras de um seringalista e para quem destinavam a produção da borracha. Em troca recebiam equipamentos para o trabalho e gêneros necessários à subsistência. Os equipamentos e os gêneros eram sobrevalorizados em relação à borracha gerando dívidas para os seringueiros, o que na prática os levava a trabalhar gratuitamente para saldar a dívida. Eram ameaçados de morte no caso tentar desviar parte da produção ou empreender fuga e assim sendo, ficavam presos ao seringal, sem liberdade e em precárias condições de vida.
Resposta da questão 4:
a) Em relação à rota marítima Lisboa Cabo da Boa Esperança-Calicute, estabeleceu-se a ligação comercial marítima de Portugal com as Índias e, por conseguinte, o acesso direto aos produtos do Oriente e quebra do monopólio italiano desses produtos, levados à Europa via Mediterrâneo.
b) A expedição de Pedro Álvares Cabral confirmou a existência e a posse das terras no Ocidente pertencentes a Portugal conforme as determinações do Tratado de Tordesilhas. Estabeleceu ainda, a consolidação do domínio português no Atlântico Sul.
Resposta da questão 5:
a) No início do governo do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, foi implantado o New Deal, plano econômico visando à recuperação da economia estadunidense, frente aos efeitos da crise iniciada em 1929. Entre outras medidas, destacam-se: a criação de grandes obras públicas visando à geração de emprego e renda e ampliação da infraestrutura; a criação do salário-desemprego; a administração de Reassentamento que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior; a Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados; a Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção; a concessão de financiamentos a fazendeiros e industriais e supervisão do sistema financeiro pelo governo federal.
b) Podem ser apontados como fatores da crise de 2008-09: a especulação financeira e a má gestão da de grandes corporações favorecidas por preceitos neoliberais.
A crise começou no setor imobiliário norte-americano e atingiu, inicialmente bancos, indústrias e as bolsas de valores nos Estados Unidos, mas logo se espalhou pelo mundo, ocasionado recessão econômica e altos índices de desemprego. Para minimizar os efeitos da crise e na medida do possível, reverter esse processo, vários governos adotaram práticas intervencionistas como programas de isenções fiscais e aportes financeiros visando salvar empresas e evitar o aumento do desemprego.