1. (Mackenzie 2017) Observe o mapa, em seguida, analise as proposições.
Todas estão corretas, exceto o que se afirma em:
a) O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível. Não somente o Brasil mas todo o Hemisfério Sul é pobre nesse recurso.
b) A principal área de ocorrência desse mineral no Brasil é a região Sul; sobretudo, na bacia Sedimentar do Paraná, formada por terrenos que datam do início da Era Paleozoica.
c) As jazidas carboníferas encontradas no Brasil, apesar de extensas, não apresentam alto teor calorífico. Sendo assim, o tipo mais comum encontrado é o antracito.
d) O Estado de Santa Catarina abriga as jazidas carboníferas que apresentam melhor qualidade e, portanto, maior aproveitamento industrial.
e) O carvão mineral brasileiro antes de ser utilizado em metalúrgicas e siderúrgicas, deve passar por processos de purificação e ainda ser misturado ao mesmo mineral importado.
2. (Mackenzie 2017) “O Peru é um dos grandes produtores mundiais de pescado. Suas costas apresentam alta piscosidade, fato explicado pela enorme quantidade de nutrientes – plânctons. Essa alta piscosidade é decorrente do fenômeno da ressurgência que ocorre em seu litoral, permanecendo sob efeito de uma corrente marítima fria que se origina no sul da América do Sul e se desloca no sentido norte, em uma linha paralela ao litoral chileno e peruano.”
Fonte: MORAES, PAULO. Geografia Geral e do Brasil, 2011, p. 148. (adaptado)
Identifique a alternativa que contempla, corretamente, a importante corrente marítima citada no texto.
a) Corrente do Pacífico Sul.
b) Corrente de Humboldt.
c) Corrente das Falklands.
d) Corrente de Benguela.
e) Corrente do Atlântico Sul.
3. (Mackenzie 2017)
O país Geórgia está localizado em uma região montanhosa e faz fronteiras com outro país, onde movimentos separatistas são fortemente reprimidos. A região montanhosa e o país referido, de acordo com o mapa são
a) Atlas, Eslovênia.
b) Pirineus, Turquia.
c) Pamir, Grécia.
d) Cáucaso, Rússia.
e) Urais, Áustria.
4. (Mackenzie 2017) A partir da representação do território da República Popular da China assinale a alternativa que indique a associação correta entre as localidades identificadas pelos números 1, 2 e 3 e as afirmativas A, B e C.
Território antes pertencente ao Reino Unido que foi reintegrado à China no final da década de 1990. Importante centro financeiro.
Região com população Uiguri, de maioria islâmica e com manifestações separatistas, reprimidas pelo Estado chinês.
Território “rebelde”, formalmente pertencente à China mas com forma de governo e organização econômica não submetidas ao controle do Estado central.
a) 1A – 2B – 3C
b) 1B – 2C – 3A
c) 1C – 2B – 3A
d) 1A – 2C – 3B
e) 1C – 2A – 3B
5. (Mackenzie 2017) A figura abaixo retrata um tipo de agricultura muito comum em determinada região do mundo.
Analise-a e assinale a alternativa que indique corretamente a região mais provável a que ela se relaciona.
a) Planícies Centrais do EUA com cultivos de trigo.
b) Prairie no Centro-sul canadense, ao longo da fronteira com os EUA.
c) Oeste da Rússia, nos solos negros e muito férteis conhecidos como Tchernozion.
d) Na região agrícola entre a Argentina e o Uruguai, conhecida como Pampa.
e) No sul e sudeste da Ásia com o máximo de aproveitamento possível dos solos.
6. (Mackenzie 2017)
Fluxo migratório é o primeiro impacto real da crise síria no continente europeu
LONDRES – Esta é uma era de violência no Oriente Médio e no norte da África, com nove guerras civis em curso em países islâmicos entre o Paquistão e a Nigéria. É por isso que tantas pessoas estão fugindo para salvar suas vidas.
Fonte da matéria: http://oglobo.globo.com/mundo/de-onde-vem-os-refugiados-por-que- 17480704#ixzz4LH9xOm3Z por Patrick Cockburn* – Atualizado 14/09/2015 11:16
Levando em consideração a matéria jornalística e seus conhecimentos, identifique a alternativa que contempla, corretamente, os países numerados no mapa acima que enfrentam problemas políticos internos gerando intensos fluxos migratórios.
a) 1 – Turquia; 2 – Paquistão; 3 – Somália; 4 – Irã.
b) 1 – Síria; 2 – Afeganistão; 3 – Sudão; 4 – Iraque.
c) 1 – Turquia; 2 – Afeganistão; 3 – Etiópia; 4 – Irã.
d) 1 – Jordânia; 2 – Arábia Saudita; 3 – Somália; 4 – Iraque.
e) 1 – Síria; 2 – Paquistão; 3 – Nigéria; 4 – Irã.
7. (Fgv 2016) Em fins de abril de 2015, o vulcão Calbuco, localizado no Chile, ao sul de Santiago, produziu uma gigantesca quantidade de cinzas que atingiu Buenos Aires (provocando o fechamento dos aeroportos da cidade), Montevidéu e até mesmo Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Para que essa cinza chegasse até o Rio Grande do Sul, é mais provável que tenha sido impulsionada pela massa de ar indicada no mapa por:
a) A – massa Equatorial Atlântica.
b) B – massa Equatorial Continental.
c) C – massa Tropical Atlântica.
d) D – massa Tropical Continental.
e) E – massa Polar Atlântica.
8. (Fgv 2016) A foto a seguir apresenta uma cena do cotidiano paulistano.
Em 2009, o recorde de índice de congestionamento em São Paulo – de lentidão – foi quebrado duas vezes no mesmo dia. Ao longo da última década, de vias congestionadas têm sido a média diária da cidade nos horários de pico. Os paulistanos perdem, nos deslocamentos pendulares, o equivalente a dias por ano.
ROLNIK, R. e KLINTOWITZ, D. Dossiê São Paulo, Hoje. =
In Estudos Avançados, São Paulo. Jan./Abr. 2011.
Para diminuir o tempo dos deslocamentos, a administração pública adotou as seguintes medidas, EXCETO
a) a expansão do transporte sobre trilhos, com o objetivo de diminuir o número de viagens pendulares motorizadas.
b) o estímulo ao transporte não motorizado, graças à instalação de uma rede de ciclovias e de ruas exclusivas para pedestres.
c) a prioridade do transporte público coletivo no uso do espaço viário urbano, graças à instalação de vias seletivas.
d) a adoção do pedágio urbano, com o objetivo de restringir o acesso dos veículos individuais à área central da cidade.
e) a utilização de sistemas semafóricos com controle em tempo real, para diminuir a perda de tempo em espera e lentidões.
9. (Mackenzie 2016) “[…] Na linguagem seca da ciência, os solos dessas áreas seriam considerados solos litólicos. Onde quer que apareçam tais fácies de paisagem neste domínio, o povo logo os identifica como ‘altos pelados’. Nas descrições de Euclides da Cunha sobre a região de Canudos, tornaram-se famosos os ‘altos pelados dos Umburanas’.”
(Os Domínios de Natureza no Brasil – Potencialidades Paisagísticas; Aziz Ab’Sáber; 7ª edição – 2012 – adaptado).
O autor faz alusão no texto ao Domínio Morfoclimático Brasileiro denominado de
a) Cerrado
b) Campos de Coxilhas.
c) Mata de Cocais.
d) Caatinga
e) Amazônico.
10. (Espm 2015) Uma importante contribuição do geógrafo Milton Santos na análise do espaço geográfico foi:
a) A teoria sobre a tectônica de placa que auxiliou a esclarecer a ocorrência dos grandes terremotos e tsunâmis no planeta.
b) A elaboração da “Teoria dos mundos” que regionaliza o mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro mundo.
c) A introdução do conceito de meio técnico-científico-informacional na análise do espaço geográfico.
d) A elaboração da teoria dos domínios morfoclimáticos sobre a combinação dos elementos naturais na composição do relevo.
e) A difusão da máxima de que a “Geografia serve antes de mais nada para fazer a guerra”.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[C]
O Brasil apresenta razoáveis reservas de carvão mineral em rochas sedimentares da Era Paleozoica da Bacia Sedimentar do Paraná com ocorrência entre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O carvão é usado em termelétricas e na siderurgia (produção de aço), sendo um combustível fóssil bastante poluente. O tipo de carvão encontrado no Brasil é o hulha, de teor calorífico intermediário, porém de má qualidade. Assim, o Brasil depende de importação de carvão de melhor qualidade, como o antracito. A exploração de carvão é realizada apenas em Santa Catarina (região de Criciúma) e Rio Grande do Sul, maior produtor (região de Candiota). Os estados de SC e RS apresentam termelétricas que utilizam carvão mineral.
Resposta da questão 2:
[B]
A afirmativa [B] está correta porque descreve corretamente a ação e localização da Corrente de Humboldt. As afirmativas incorretas são: [A], porque a corrente de Humboldt é uma das correntes marítimas classificadas como Pacífico Sul; [C], porque a corrente de Falklands banha a costa oriental da América no Atlântico; [D], porque a corrente de Benguela banha a costa ocidental da África; [E], porque a corrente do Atlântico Sul corta o Atlântico.
Resposta da questão 3:
[D]
A região representada no mapa apresenta a cadeia montanhosa do Cáucaso (dobramento moderno da Era Cenozoico, Período Terciário, com elevada altitude). Trata-se de uma região com concentração de conflitos étnicos, religiosos e separatistas. Na Geórgia, país de maioria cristã, os separatismos estão nas regiões da Ossétia do Sul e Abkásia. No país vizinho ao norte, a Rússia, de maioria cristã ortodoxa, os separatismos localizam-se na Chechênia e no Daguestão, repúblicas russas com etnias muçulmanas, com reservas de petróleo e gás natural, além de estratégicos gasodutos.
Resposta da questão 4:
[B]
A região 1B corresponde ao Xinjiang (noroeste), área árida e semiárida com desertos e a presença da minoria uigur muçulmana. O governo chinês reprime esta minoria, uma vez que apresenta pretensões separatistas. O território 2C corresponde a Taiwan, país que se separou da China continental em 1949 (Revolução Chinesa), trata-se de um país plenamente capitalista, um dos “Tigres Asiáticos” e uma democracia. A China deseja a reintegração futura de Taiwan ao seu território. O território 3A é Hong Kong, ex-colônia do Reino Unido tomada após a Guerra do Ópio no século XIX. O Reino Unido devolveu Hong Kong para a China em 1997. O governo chinês manteve o sistema econômico vigente, porém reprime movimentos por maior democracia.
Resposta da questão 5:
[E]
O desenho representa o cultivo com terraceamento seguindo as curvas de nível (linhas de mesma altitude no terreno) em zonas com maior declividade. Os benefícios são a redução da erosão e o estímulo à infiltração de água no solo. É uma técnica bastante comum no sul, sudeste e leste da Ásia em países como Indonésia, China e Japão, principalmente na produção de arroz (rizicultura).
Resposta da questão 6:
[B]
Guerras civis, conflitos étnicos, perseguições religiosas e separatismos estão entre as principais causas do grande fluxo de refugiados provenientes de países do Oriente Médio e da África. No mapa, os países destacados são:
1 – Síria (guerra civil entre governo de Bashar Al Assad e rebeldes sunitas, inclusive do Estado Islâmico);
2 – Afeganistão (conflito entre governo/OTAN com o grupo fundamentalista islâmico sunita Taleban);
3 – Sudão (autoritarismo político, conflito étnico na região de Darfur e conflitos decorrentes da independência do Sudão do Sul) e
4 – Iraque (conflitos entre o governo de maioria xiita e rebeldes sunitas, inclusive o Estado Islâmico, além do crescente separatismo no Curdistão ao norte).
Resposta da questão 7:
[E]
As cinzas do vulcão Cabulco na Cordilheira dos Andes (Chile), próximo à divisa com a Argentina, foram deslocadas inclusive pela MPA (massa Polar Atlântica), fria e com alta pressão, que passou pelos territórios da Argentina, Uruguai e Brasil.
Resposta da questão 8:
[D]
A metrópole de São Paulo é caracterizada pelo grande número de automóveis e congestionamentos em razão da concentração econômica e investimento insuficiente em transporte coletivo de qualidade. Porém, a cidade não implantou o pedágio urbano, medida que restringe o acesso de automóveis a região central. Foi implantado o rodízio de automóveis. Entre as outras medidas tomadas estão: expansão tímida do metro e trens urbanos, ciclovias e ciclofaixas, faixas e corredores para ônibus, além da redução da velocidade em várias vias, reduzindo o número de acidentes.
Resposta da questão 9:
[D]
A menção a Canudos e as referências no texto como solos litólicos (solos rasos e mal formados) e altos pelados (colinas desnudas, ou seja, estrato rochoso aparente sem formação de solos) que indicam o predomínio de clima semiárido, remete ao domínio da Caatinga, como mencionado corretamente na alternativa [D].
As alternativas seguintes estão incorretas porque não correspondem às referências do texto.
Resposta da questão 10:
[C]
O geógrafo Milton Santos foi um dos principais intelectuais brasileiros, grande especialista na análise do espaço geográfico, da globalização e da urbanização nos países emergentes e subdesenvolvidos. Conforme o professor Milton, o meio técnico, científico e informacional é o espaço cada vez mais repleto de ciência e tecnologia, isto é, redes de transportes, telecomunicações, informática, energia, cidades e institutos de pesquisa.