SIMULADO DE GEOGRAFIA PARA A FUVEST COM GABARITO

By

1. (Fuvest) Observe as figuras referentes à imagem noturna do Brasil:

a) A que se referem os pontos e manchas luminosos nas figuras I e II?

b) Qual é o conceito que define os aglomerados da figura II? Explique.

c) O mapa da figura I revela a desigualdade da rede representada. Explique um processo que tenha induzido a essa desigualdade.

 

2. (Fuvest) Tsunamis são ondas de grandes dimensões e destrutivas que têm sua origem sob os oceanos, podendo atingir as linhas de costa e causar grandes danos. Dentre os eventos de tsunami mais recentes, pode-se citar o ocorrido na Indonésia em setembro de 2018, com mais de 1.600 vítimas.

a) A maior frequência de ondas ocorre no oceano mais profundo ou nas águas mais rasas?

b) Observando a figura, qual é o processo gerador dos tsunamis? Explique.

c) Cite e explique um evento natural ou de origem antrópica que teve suas consequências causadas ou agravadas pela ocorrência de um tsunami.

PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES

GABARITAGEO

3. (Fuvest) Observe as anamorfoses:

a) Identifique dois dos países que mais se destacam em relação às armas nucleares.

b) Identifique qual é, em cada anamorfose, a condição do Oriente Médio. Explique.

c) Nas últimas décadas, houve uma intensificação e expansão de conflitos armados e guerras no mundo. Em que medida as figuras I e II revelam essa situação? Explique.

 

4. (Fuvest) As figuras representam um mesmo evento chuvoso em três bacias hidrográficas semelhantes e próximas, mas em diferentes situações de cobertura vegetal e de uso da terra.

O gráfico representa o comportamento da vazão dos rios de cada uma das três bacias, após esse mesmo evento chuvoso.

a) Identifique, na página de respostas, qual o número da bacia hidrográfica que corresponde a cada uma das três curvas de comportamento da vazão apresentadas no gráfico: Y, Z e W.

b) Analise e explique a seguinte afirmação, presente em estudos recentes de avaliação do impacto humano em processos físicos da superfície: A forma como utilizamos a superfície terrestre, por si só, já se constitui num quadro de mudança potencial para desencadear eventos extremos com efeitos indesejáveis. Cite um exemplo.

 

5. (Fuvest) A ideia do direito à cidade não surge fundamentalmente de diferentes caprichos e modismos intelectuais. Surge basicamente das ruas, dos bairros, como um grito de socorro e amparo das pessoas oprimidas em tempos de desespero.

David Harvey, Cidades rebeldes, Martins Editora, 2014. Adaptado.

 

O autor se refere a uma série de movimentos sociais urbanos da atualidade que têm tomado as ruas, em várias cidades no mundo, transformando o espaço público em um palco de lutas sociais, em busca de direitos. Segundo Lúcio Kowarick (Escritos urbanos, Editora 34, 2000), movimentos sociais urbanos são forças coletivas que se organizam e se mobilizam tendo como pauta de reivindicação soluções para os problemas específicos da vida nas cidades.

a) Considerando as informações apresentadas, identifique duas demandas por direitos pelos quais os movimentos sociais urbanos no Brasil têm-se mobilizado no século XXI. Justifique.

b) No Brasil, os movimentos sociais urbanos atuais apresentam diferenças em relação aos do passado, sobretudo os das décadas de 1980 e 1990. Indique duas características dos movimentos sociais urbanos do século XXI que diferem das dos movimentos das décadas de 1980 e 1990.

 

6. (Fuvest) O planeta Terra pode ser considerado um sistema, isto é, um conjunto de elementos que podem se relacionar e que constituem as partes de um todo. O sistema Terra é formado por subsistemas, cuja interação compõe a superfície terrestre, conforme representado nas figuras pelas letras A, B, C e D.

a) Aponte duas relações entre os subsistemas A e B que contribuem para o processo de desertificação no nordeste do Brasil.

b) Considerando o avanço do agronegócio na região centro-oeste do Brasil, qual seria um possível impacto no subsistema C? Justifique.

 

7. (Fuvest) Atividades agrícolas podem degradar os solos, e a intensidade dessa degradação varia conforme a natureza do solo, uso da terra, tipo de cultura, técnicas utilizadas e contexto geográfico de clima e relevo. Ao longo de anos, por exemplo, pode ocorrer a perda de milhares de toneladas de solos agricultáveis.

 

Perdas de solo*
Uso da terra Solo erodido
Mata 4
Pastagem 700
Cafezal 1.100
Algodoal 38.000
Igo F. Lepsch. Formação e conservação dos solos. Oficina de Textos, 2010. Adaptado.

 

*Perda por erosão referente a um mesmo tipo de solo.

 

a) Cite um processo responsável pela degradação dos solos na zona intertropical brasileira. Justifique.

b) Cite e explique uma medida conservacionista para diminuir a degradação dos solos.

 

8. (Fuvest) Observe o gráfico a seguir.

a) Analise o comportamento da pauta de exportações brasileiras no período de 1964 a 2013, interpretando as principais alterações verificadas.

b) A China, na atualidade, é o país que mais compra produtos brasileiros. Indique dois dos principais produtos brasileiros exportados para esse país e explique dois motivos para essa importação.

 

9. (Fuvest) Considere a matriz energética mundial.

a) Identifique, com base no quadro acima, uma fonte de energia que é considerada a maior responsável tanto pelo efeito estufa quanto pela formação da chuva ácida. Justifique sua resposta.

b) Identifique a principal fonte de energia usada nas usinas hidrelétricas, no Brasil, e explique uma vantagem quanto ao uso desse recurso natural.

c) Identifique, com base no quadro acima, as fontes de energia usadas nas usinas termelétricas, no Brasil, e explique uma desvantagem de ordem econômica que elas apresentam.

 

10. (Fuvest) Se não conseguirmos uma distribuição justa dos refugiados, muitos vão questionar Schengen e isso é algo que não queremos. [Declaração da chanceler alemã, Angela Merkel.]

O Estado de S. Paulo, 01/09/2015.

A Europa vive uma das mais graves crises migratórias de sua história recente. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), são esperados ao menos 1,4 milhão de refugiados entre 2015 e 2016.

O Estado de S. Paulo, 19/10/2015.

Considerando o contexto da União Europeia (UE), as informações acima e as respectivas datas de publicação, responda:

a) O que é o Espaço Schengen?

b) O que é a Zona do Euro? Cite um país da UE que não faz parte dessa Zona.

c) Explique qual foi o posicionamento da UE e o papel da Alemanha frente à intensificação desse fluxo migratório.

 

11. (Fuvest) Considere o texto abaixo para responder à questão.

O que houve em Canudos e continua a acontecer hoje, no campo como nas grandes cidades brasileiras, foi o choque do Brasil “oficial e mais claro” com o Brasil “real e mais escuro” (…). Euclides da Cunha, formado, como todos nós, pelo Brasil oficial, de repente, ao chegar ao sertão, viuse ofuscado pelo Brasil real de Antônio Conselheiro e seus seguidores. Sua intuição de escritor de gênio e seu nobre caráter de homem de bem colocaramno imediatamente ao lado do Conselheiro, para honra e glória do escritor. De modo que, entre outros erros e contradições, só lhe ocorreu, além da corajosa denúncia do crime, pregar uma “modernização” que consistiria, finalmente, em conformar o Brasil real pelos moldes do Brasil oficial. Isto é, uma modernização falsificadora e falsa, que, como a que estão tentando fazer agora, é talvez pior do que uma invasão declarada. Esta apenas destrói e assola, enquanto a falsa modernização, no campo como na cidade, descaracteriza, assola, destrói e avilta o povo do Brasil real.

SUASSUNA, Ariano. Folha de S. Paulo, 30/11/1999. Adaptado.

a) Identifique e explique dois elementos da questão agrária brasileira contemporânea que justificam a expressão “falsa modernização no campo”.

b) Descreva uma característica comum entre o movimento de Canudos e os movimentos sociais que atuam no campo brasileiro na atualidade.

 

 

 

Gabarito:  

Resposta da questão 1:


 a) Na imagem de satélite noturna, os pontos luminosos representam a rede de cidades.

 

b) Na figura II, observa-se a Megalópole brasileira, uma área bastante urbanizada e formada por várias regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista (polarizada por Santos), Vale do Paraíba (polarizada por São José dos Campos) e Rio de Janeiro.

 

c) A rede urbana apresenta uma desigualdade no território brasileiro que reflete a distribuição da população e o nível de desenvolvimento socioeconômico e regional. A rede urbana é mais densa nas regiões com maior urbanização, industrialização e consumo de energia como o Sudeste, Sul, trechos do Centro-Oeste e costa do Nordeste. No Norte, parte do Centro-Oeste e Sertão semiárido do Nordeste, a rede urbana é menor devido a menor densidade em termos demográficos e econômicos.

 

Resposta da questão 2:


 a) A maior frequência de tsunamis ocorre nas águas mais rasas, ou seja, menor profundidade.

 

b) O processo gerador dos tsunamis são terremotos de alta magnitude principalmente em falhas geológicas localizadas em zonas de convergência entre placas tectônicas como é o caso da Indonésia, país que integra o “anel de fogo do Pacífico”. O terremoto pode levar a propagação de ondas, deslizamentos submarinos e a ascensão da coluna de água (conforme a figura) dando origem aos tsunamis, cuja amplitude aumenta quando atinge as menores profundidades.

 

c) Entre os eventos naturais causados por tsunamis estão as inundações de planícies litorâneas intensificando a erosão e a deposição de sedimentos. Tsunamis também causam perda de vidas humanas, destruição de moradias e danos à infraestrutura (transportes, energia e telecomunicações).

 

Resposta da questão 3:


 a) Os dois países que se destacam em armas nucleares são os Estados Unidos e a Rússia. A Rússia herdou o arsenal nuclear da antiga União Soviética.

 

b) Quanto às armas nucleares, o Oriente Médio é pouco expressivo. Apenas Israel detém armas nucleares e não assinou o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear). Todavia, os países do Oriente Médio, apresentam gastos militares relevantes e são grandes importadores de armas, com destaque para a Arábia Saudita na anamorfose. Os gastos militares devem-se ao fato da região ser conflituosa e ter importância estratégica devido ao petróleo. Entre as tensões geopolíticas: as divergências entre Israel e palestinos, da rivalidade entre Arábia Saudita e Irã, a guerra civil na Síria, a guerra civil no Iêmen, além das instabilidades na Turquia, Iraque e Afeganistão.

 

c) A Nova Ordem Mundial multipolar a partir de 1991 é caracterizada pelo crescimento dos conflitos étnicos, religiosos e separatistas, além do aumento da atividade terrorista. A figura 1 revela os países detentores de armas nucleares, além dos Estados Unidos e Rússia, nações como França, Reino Unido, China, Índia e Paquistão. Também ocorreram tensões em relação aos propósitos dos programas nucleares da Coreia do Norte e Irã. A figura 2 revela a liderança dos Estados Unidos em gastos militares, todavia, verifica-se um volume de investimento militar significativo da China, principal rival geopolítico e econômico dos EUA na atualidade. Nota-se também investimento militar significativo no Japão, Coreia do Norte, Índia, Rússia, França, Alemanha e Reino Unido.

 

Resposta da questão 4:


 a) A relação entre os gráficos e as curvas são: Y-2; Z-1; W-3.

b) A ocupação do espaço altera os sistemas naturais a exemplo dos gráficos apresentados onde a retirada da cobertura vegetal e a impermeabilização do solo por meio da cobertura asfáltica eleva a vazão da água resultando em alagamentos e enchentes.

 

Resposta da questão 5:


 a) No século XXI, entre as demandas por direitos, podemos citar o crescimento do movimento por moradia, a exemplo da MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) que realiza ocupações de edifícios e terrenos abandonados para pressionar o Estado a investir em habitações populares. Também destacam-se os movimentos específicos que lutam por igualdade de direitos e contra a violência como os grupos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

b) Na década de 1980 e 1990, os movimentos sociais urbanos apresentavam demandas fundamentais no Brasil, um exemplo é a luta pela democracia contra a ditadura militar. Os movimentos sociais reivindicatórios, por melhorias sociais (habitação, saneamento básico etc.) tinham organização mais limitada, pois não contavam com a facilidade de mobilização propiciada pela tecnologia do século XXI, a exemplo da internet e redes sociais.

 

Resposta da questão 6:


 a) Alterações promovidas pela sociedade nos subsistemas A (atmosfera) e B (litosfera) podem levar a desertificação. Por exemplo, o desmatamento e o uso incorreto do solo sem práticas de conservação levam a redução da evapotranspiração e das chuvas, além da intensificação dos processos erosivos.

b) O desmatamento do Cerrado (avanço do agronegócio) leva ao aumento da erosão do solo, o material erodido é transportado causando o assoreamento (acúmulo de partículas minerais) no leito dos rios (C – hidrosfera). O uso indiscriminado de agrotóxicos também contamina os rios com prejuízo para a biodiversidade, além do envenenamento de trabalhadores e consumidores.

 

Resposta da questão 7:


 a) Um dos processos responsáveis pela degradação do solo no Brasil é o desmatamento em larga escala que torna o solo mais vulnerável à erosão pluvial. As áreas florestais são as que menor sofrem com o processo erosivo. As culturas temporárias como o algodão, causam maior erosão porque o solo fica exposto após a colheita. As culturas perenes como o café causam menos erosão, visto que a vegetação protege o solo.

b) O cultivo em curvas de nível reduz a velocidade do escoamento superficial da água e diminui a erosão do solo. A infiltração no solo também é estimulada. Outras possibilidades de práticas conservacionistas: terraceamento, reflorestamento com espécies nativas e plantio direto (realização do novo plantio com a manutenção da matéria orgânica da safra passada protegendo o solo contra a erosão, além de aumentar sua fertilidade).

 

Resposta da questão 8:


 a) As exportações brasileiras no intervalo de 1964 – 2003 são marcadas por oscilações sendo evidente que no período do governo militar, em razão dos investimentos em infraestrutura e sistema produtivo ampliaram-se as exportações de manufaturados ao contrário da década de 2000 que, marcada pela forte competitividade chinesa, elevam-se as exportações de produtos básicos em detrimento das manufaturas.

 

b) Dentre os principais produtos brasileiros exportados para a China, destacam-se a soja e o minério de ferro, justificado respectivamente em razão de elevada demanda alimentar da população chinesa e da forte produção industrial do país.

 

Resposta da questão 9:


 a) Dentre os combustíveis fósseis apresentados no quadro, o carvão mineral é considerado o maior responsável pelo efeito estufa e formação da chuva ácida, haja vista que sua queima em termoelétricas emite grande quantidade de  que em suspensão, além de reter o calor na atmosfera, reage com a umidade formando o ácido carbônico.

 

b) A principal fonte de energia usada nas usinas hidrelétricas é a hidráulica, cujas vantagens são: ser uma fonte renovável; menor custo na geração de energia; ser uma fonte limpa, haja vista que em seu processo não há a emissão de gases estufa.

 

c) As fontes utilizadas nas termelétricas são petróleo/derivados, carvão mineral, gás natural e biomassa, cuja desvantagem econômica é seu alto custo de produção.

 

Resposta da questão 10:


a) O Espaço Schengen é produto do Acordo e Convenção de Schengen assinado por 30 países europeus representando um território onde a livre circulação das pessoas é garantida.

 

b) A Zona do Euro é a união monetária representada pela adoção do euro como moeda oficial, adotada por grande parte dos países que compõe a União Europeia. Dentre os países que não fazem parte da Zona do Euro pode-se citar: Dinamarca, Suécia, Inglaterra.

 

c) Os países da União Europeia encontram-se divididos entre os mais tolerantes como Alemanha e Suécia e os que defendem uma posição mais dura como Sérvia Croácia e Hungria perante a intensificação do fluxo migratório. Dentre os mais tolerantes, a Alemanha tem exercido com mais ênfase a defesa da realocação dos refugiados.

 

Resposta da questão 11:


 a) Pode-se afirmar que ocorreu uma “falsa modernização do campo” quanto se verifica a permanência na concentração fundiária, ou seja, a má distribuição social das terras. As condições difíceis de muitos dos pequenos proprietários quanto ao acesso à tecnologia, crédito e preços adequados para seus produtos também constitui um problema grave. Assim, a modernização foi “incompleta”, visto que atendeu principalmente aos interesses de setores do agronegócio que produzem para exportação ou estão vinculados ao abastecimento para a indústria.

 

b) Uma característica comum ao movimento de Canudos e aos movimentos sociais que atuam no campo como o MST (Movimento Sem Terra) é a luta contra a concentração fundiária e, portanto, pela melhor distribuição de terras. Outro traço comum é a capacidade de organização social.

Deixe um comentário