Questões de História – Guerra Fria

By

1.

A peça publicitária

a) questiona se aquele seria o melhor momento para os pais estarem cientes das ameaças fascistas combatidas pelo Macarthismo. Essa política alterou a vida em instituições de ensino norte-americanas, proibindo a divulgação de temas ligados à Guerra Fria e às ameaças nucleares, de acordo com as diretrizes do Comitê de Atividades Antiamericanas.

b) defende a “injeção” vermelha e comunista nas escolas durante o Macarthismo. Essa política, implementada nos Estados Unidos de 1950 a 1957, e inserida no contexto da Guerra Fria, é caracterizada por uma acentuada repressão ao comunismo, com a participação direta do FBI.

c) denuncia a ameaça da “injeção” vermelha e comunista nas escolas na Era McCarthy. Essa política foi marcada pela instauração de investigações pelo governo e por indústrias privadas norte-americanas contra funcionários públicos e da indústria do entretenimento acusados de serem liberais.

d) defende que já passou da hora de os pais estarem cientes da ameaça comunista combatida pelo Macarthismo. Essa política, instaurada no contexto da Guerra Fria, foi marcada por violações dos direitos individuais e instauração de inquéritos por parte do Comitê de Atividades Antiamericanas.

 

2. O cantor inglês, David Bowie, que faleceu em 2016, morou entre 1976 e 1979 em Berlim. Esse foi um período de grande importância para a sua carreira, resultando em três álbuns conhecidos como Trilogia de Berlim: Low (1977), Heroes (1977) e Lodger (1979).

 

Heroes

David Bowie

 “Eu, eu posso me relembrar (eu me lembro)

De estar em pé, junto ao muro (ao muro)

E das armas, atirando sobre nossas cabeças (sobre nossas cabeças)

E nós nos beijamos, como se nada pudesse desmoronar (nada pudesse desmoronar)

E a vergonha estava do outro lado

Oh, nós podemos vencê-los, para todo o sempre

E então podemos ser heróis, apenas por um dia

Nós podemos ser heróis”

 Tradução retirada do site: https://www.letras.mus.br/david-bowie/5354/traducao.html

Pelo Twitter, o ministério alemão das Relações Exteriores agradeceu ao cantor David Bowie por ter ajudado a derrubar o Muro de Berlim ao compor Heroes, sobre a Guerra Fria.

Considerando as informações acima, responda:

a) Cite um movimento cultural/social de contestação à Guerra Fria.

b) Aponte duas características centrais que marcaram o fim da Guerra Fria, simbolizada pela queda do muro de Berlim.

 

3.

Em agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, que se tornou um símbolo da Guerra Fria e do mundo bipolarizado. Em 9 de novembro de 1989, após uma série de problemas, especialmente de natureza econômica e política no bloco soviético, o muro foi derrubado.

Em relação ao Muro de Berlim e seu contexto histórico, é correto afirmar que:

01) a sua construção foi uma decisão tomada pelos Aliados logo após o término da Segunda Guerra Mundial, visto que em torno de 3,5 milhões de alemães haviam fugido de Berlim Oriental para o lado ocidental.

02) a bipolaridade capitalismo versus socialismo marcou o quadro geopolítico internacional após a Segunda Guerra Mundial, e o Muro de Berlim não apenas dividiu a cidade como se tornou o ícone da divisão ideológica de dois blocos políticos antagônicos.

04) a população da parte oriental de Berlim, sob a influência soviética, não conseguia ter acesso a bens de consumo e alimentos costumeiros da parte ocidental, sob influência britânica, francesa e norte-americana.

08) a queda do muro em 9 de novembro de 1989 foi uma evidência de que a economia neoliberal, praticada na Europa naquele momento, passava por profunda crise e precisava incorporar os milhões de possíveis novos consumidores ao mercado.

16) o final da Guerra Fria, simbolizado pela queda do Muro de Berlim, trouxe significativas mudanças políticas e econômicas ao cenário internacional, como o surgimento de novos países e a intensificação de uma economia globalizada.

32) as disputas inerentes à Guerra Fria fizeram com que tanto o lado ocidental quanto o lado oriental de Berlim se desenvolvessem igualmente em termos de infraestrutura, o que facilitou a reunificação e garantiu a homogeneidade arquitetônica da cidade.

64) a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha possibilitaram uma Nova Ordem Internacional, marcada pela unidade de outros territórios, especialmente nos Bálcãs.

 

4. 1970: BRANDT DE JOELHOS EM VARSÓVIA

Ao se ajoelhar diante do Memorial aos Heróis do Gueto de Varsóvia, em 7 de dezembro de 1970, o então chanceler federal alemão, Willy Brandt (1913-1992), protagonizou um gesto que entraria para a história como um símbolo da busca alemã pela reconciliação no pós-Guerra.

Os nazistas haviam encurralado meio milhão de judeus no Gueto de Varsóvia. Em abril de 1943, aconteceu o levante, reprimido violentamente pelas tropas de Hitler. O cair de joelhos do chefe de governo Willy Brandt e o silêncio que se seguiu repercutiram no mundo como um símbolo de arrependimento, pedido de perdão e tentativa de reconciliação da Alemanha.

Dentro do país, entretanto, Brandt foi até xingado. Vinte e cinco anos depois do final da Segunda Guerra, a viagem de Brandt à Polônia de regime comunista foi um tema extremamente controvertido na Alemanha. O objetivo era a assinatura do tratado de normalização das relações entre os dois países, que seria seguido de um acordo no mesmo sentido entre a Alemanha e a União Soviética.

A coragem e a espontaneidade de Willy Brandt naquele 7 de dezembro de 1970 foram apenas um dos motivos que lhe valeram o Prêmio Nobel da Paz do ano seguinte.

Adaptado de dw.com.

A foto e o episódio relatado na reportagem indicam transformações que afetaram a sociedade alemã entre as décadas de 1930 e 1970.

Uma dessas transformações, no âmbito das relações internacionais, está associada à seguinte mudança de orientação:

a) do isolacionismo territorial à neutralidade militar

b) do expansionismo comercial à proteção alfandegária

c) do colaboracionismo migratório à discriminação étnica

d) do nacionalismo totalitário à multilateralidade diplomática

 

5. Leia a frase a seguir.

“Esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”

(Neil Armstrong).

A frase dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando o norte-americano foi o primeiro homem a pisar na Lua, se tornou uma das mais simbólicas do período denominado Guerra Fria, um conflito político-ideológico que polarizou o mundo na segunda metade do século XX. Em relação à corrida espacial, assinale a alternativa correta.

a) Foi um período de intensa corrida bélica entre os países que compunham a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, já que havia um clima de tensões e animosidades, podendo desencadear uma guerra a qualquer momento.

b) Foi um acordo assinado entre Estados Unidos e União Soviética para não transferir a tecnologia espacial aos demais países. A ideia era promover um uso racional do espaço.

c) Foi uma corrida tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética a partir de 1957. Os Estados Unidos logo obtiveram vantagem quando inauguraram em 1961, a Estação Espacial Modular, que permitiu avanços significativos na tecnologia aeroespacial.

d) Foi uma corrida tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética a partir de 1957. A ideia era desenvolver tecnologia para a construção de aeronaves espaciais e satélites que ajudassem na exploração do espaço.

e) Foi uma corrida tecnológica desenvolvida em parceria entre Estados Unidos e União Soviética a partir de 1945, para a construção de aeronaves espaciais e satélites que ajudassem na exploração do espaço.

 

6. O QUE É UMA NAÇÃO?

O homem não é escravo nem de sua raça, nem de sua língua, nem de sua religião, nem do curso dos rios, nem da direção das cadeias de montanhas. Um grande agrupamento de homens, de espírito sadio e coração ardoroso, cria uma consciência moral que se chama nação. Enquanto puder provar sua força através dos sacrifícios que exigem a abdicação dos indivíduos em prol de uma comunidade, essa consciência moral será legítima, terá o direito de existir. Se surgem dúvidas quanto a fronteiras, consultem-se as populações envolvidas. Elas têm bem o direito de ter uma opinião na questão.

ERNEST RENAN Conferência na Universidade de Sorbonne, 1882. revistas.usp.br

Ao longo do século XX, houve acontecimentos vinculados a projetos nacionalistas similares à concepção defendida pelo historiador Ernest Renan, em 1882.

Identifica-se como um desses acontecimentos a:

a) emancipação do Vietnã na pacificação da Indochina

b) divisão da Polônia no curso da Segunda Guerra Mundial

c) criação da Iugoslávia no final da Primeira Guerra Mundial

d) reunificação da Alemanha no contexto da crise da U.R.S.S.

 

7. Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soviéticos e estadunidenses combatiam o mesmo adversário: os nazistas. No entanto, as diferenças e antagonismos entre as duas nações já estavam evidentes antes mesmo do término da guerra. Após 1945, e com o status de vencedores, estas rivalidades ficaram mais evidentes e iniciaram um período conhecido como Guerra Fria. Em relação ao contexto da Guerra Fria, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

a) O termo “macarthismo” é uma referência ao Senador estadunidense Joseph McCarthy, que articulou um movimento nacional que perseguia os suspeitos de participar do partido comunista.

b) O Plano Marshall permitiu aos Estados Unidos (EUA) emprestar dinheiro para a reconstrução da Europa, reativando a economia e reforçando a influência capitalista no continente europeu.

c) O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada pela União Soviética e países da Europa Oriental em resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

d) A Doutrina Truman foi uma resposta soviética ao Plano Marshall e foi decisiva para a reconstrução da Europa Oriental. A parte de Berlim ocupada pela União Soviética serviu de modelo desta reconstrução.

 

8.

Em 8 de junho de 1972, o fotógrafo Nick Ut registrou a fuga de várias crianças após bombas de napalm terem sido lançadas sobre sua aldeia nos arredores de Trang Bang, durante a Guerra do Vietnã (1964-1975). No centro da imagem, encontra-se uma menina chamada Phan Thi Kim Phúc, que estava nua em função do incêndio que queimou 30% do seu corpo. A criança foi socorrida pelo fotógrafo e sobreviveu, tornando-se atual embaixadora da Boa Vontade da Unesco. A imagem teve uma grande repercussão na época e é considerada uma referência do fotojornalismo.

Sobre a relação da imagem com a Guerra do Vietnã, é INCORRETO afirmar que

a) o movimento antiguerra usou a fotografia como símbolo para influenciar a opinião pública mundial.

b) o uso de armas químicas pelos Estados Unidos começou a ser questionado em função da crueldade de seus efeitos.

c) a imagem das crianças na fotografia contrapõe-se à justificativa ideológica utilizada para a intervenção estadunidense.

d) o empenho em ajudar as vítimas do ataque de napalm levou os soldados a serem condecorados como heróis de guerra.

 

 

 

Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

A peça faz parte das proposições do macarthismo, política de vigilância e punição às práticas comunistas nos EUA no contexto da Guerra Fria.

 

Resposta da questão 2:

a) Diversos movimentos dentro da contracultura criticaram a Guerra Fria, tais como, o movimento hippie nos EUA, o Maio de 68 na França, o próprio movimento negro nos Estados Unidos, entre outros.

b) Entre os fatores que contribuíram para o fim da Guerra Fria podem ser citados a própria globalização da economia em função do modelo neoliberal, os problemas internos dentro da URSS que levaram Gorbatchev a implantar a Glasnost e a Perestroika, entre outras causas.

 

Resposta da questão 3:
 02 + 04 + 16 = 22.

Correção a partir das incorretas, [01], [08], [32] e [64]. A construção do muro de Berlim foi liderada pela Alemanha Oriental comunista para não perder mão de obra qualificada para o mundo ocidental. A queda do mudo de Berlim está ligada a crise do bloco socialista, em especial, a crise profunda que vivia a URSS. Após a queda do muro de Berlim em 1989, a reunificação da Alemanha não foi nada fácil uma vez que o lado capitalista era bem mais desenvolvido. Apesar da unificação da Alemanha, o contexto mundial era de fragmentação territorial como ocorreu na URSS, Tchecoslováquia, Iugoslávia etc.  

 

Resposta da questão 4:
 [D]

Durante o holocausto provocado pelo Partido Nazista contra, principalmente, judeus, e a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, que começou no dia 01 de setembro de 1939 quando os alemães invadiram a Polônia, a Alemanha estava alinhada diplomaticamente com os países do EIXO: Alemanha, Itália e Japão. Depois da derrota alemã na Segunda Guerra, surgiu a Guerra Fria e a Alemanha mudou sua política diplomática para uma multilateralidade conforme mostra o texto e a imagem. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 5:
 [D]

A Guerra Fria, 1945-1991, foi um conflito ideológico entre o mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos contra o mundo socialista liderado pela URSS. Em 1957, comemorando os 40 anos da Revolução Russa, a URSS iniciou a corrida espacial com o satélite Sputnik 1, poucos meses depois, os EUA também entraram na corrida espacial. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 6:
 [D]

A Alemanha foi derrotada na Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, e punida duramente pelo Tratado de Versalhes de 1919. A Alemanha também foi derrotada na Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, foi dividida em quatro zonas de ocupação pela Conferência de Potsdam em 1945, em 1949 surgiram duas Alemanhas dividida no contexto da Guerra Fria, em 1961 foi construído o muro de Berlim. Em 1989, no contexto da crise da Guerra Fria e da própria URSS, ocorreu a reunificação da Alemanha associada a um projeto nacionalista. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 7:
 [D]

A Doutrina Truman foi criada pelos EUA logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, 1947, contra a expansão do regime comunista. Portanto a Doutrina Truman não foi uma resposta elaborada pela URSS. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 8:
 [D]

Podemos perceber pela própria foto que não houve mobilização por parte dos soldados para socorrer as vítimas do ataque. Até por isso, a menina citada foi socorrida pelo fotógrafo.  

 

 

 

 

Deixe um comentário