Questões de História – Ditadura Militar

By

1. (Ufrgs 2020) Leia os versos do poema Lira Itabirana, escrito por Carlos Drummond de Andrade e publicado em 1984.

O Rio? É doce.

A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse

Mais leve a carga.

Entre estatais

E multinacionais,

Quantos ais!

A dívida interna.

A dívida externa

A dívida eterna.

Quantas toneladas exportamos

De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos

Sem berro?

O poeta faz referência à exploração de minérios no Brasil e suas consequências sociais. A respeito do papel da mineração na história brasileira, considere as seguintes afirmações.

I. No século XVIII, a exploração de metais preciosos na região de Minas Gerais desenvolveu redes internas de comércio na colônia, articulando a região com zonas de produção pecuária do sul e com fornecedores de mão de obra escravizada do nordeste.

II. Durante o Estado Novo, o projeto político, imposto por Getúlio Vargas para reduzir a dívida externa brasileira, estabelecia a privatização das grandes empresas nacionais e ocasionou a venda da Companhia Vale do Rio Doce para o capital estrangeiro.

III. No Brasil contemporâneo, a exportação em larga escala de minérios ocupa uma posição central na economia, tornando o país suscetível a crises, em razão das variações nos preços internacionais e de desastres ambientais de vastas proporções.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

2. (Acafe 2020) A revolta de 1932, ocorrida em São Paulo durante a vigência do governo provisório de Getúlio Vargas, tentava recuperar a hegemonia política que os cafeicultores paulistas perderam com a revolução de 1930.

 

 

 

 

 

 

 

No contexto da revolta constitucionalista, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

a) O governo paulista realizou a campanha “ouro para o bem de São Paulo”, convidando a população a realizar contribuições em favor do exército paulista.

b) Derrotados militarmente, os paulistas conseguiram, no entanto, um objetivo político: foi convocada uma assembleia constituinte e uma nova constituição foi promulgada em 1934.

c) A sigla M.M.D.C., usada pelos paulistas em sua propaganda de guerra, seriam as iniciais do nome de quatro estudantes mortos em um enfrentamento com a polícia.

d) A Aliança Nacional Libertadora (ANL), que tinha Júlio Prestes como líder, apoiou o movimento paulista que contava também com a adesão dos estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba.

3. (Acafe 2020) O PLANO COHEN denunciava uma suposta insurreição comunista no Brasil. Seu conteúdo descrevia que os comunistas iriam tomar o poder e promover a instalação de um governo socialista. Propriedades seriam confiscadas, empresas passariam para a tutela do Estado, adversários políticos seriam eliminados. Em relação ao Plano Cohen, assinale a alternativa correta.

a) Serviu como justificativa para Getúlio Vargas suspender as eleições e instituir o Estado Novo, em 1937.

b) Foi o pretexto utilizado pelos militares para destituir João Goulart da presidência, e iniciar o período dos governos militares a partir de 1964.

c) Serviu para desencadear uma grande perseguição aos movimentos de esquerda que atuavam durante o governo militar de Ernesto Geisel.

d) Foi decisivo na vitória de Jânio Quadros nas eleições presidenciais pois Jânio afirmava que defenderia o país dos comunistas e iria defender a família brasileira e a propriedade privada.

4. (Fmp 2020) O texto a seguir aborda o “movimento de nacionalização do ensino”, empreendido pelo governo brasileiro durante o Estado Novo.

Ele teve como alvo as escolas dos núcleos estrangeiros, sobre as quais já pairavam muitas desconfianças. Mas o autoritarismo do Estado Novo tornou a “nacionalização” bem mais violenta e arbitrária, particularmente quando dirigida às escolas alemãs e japonesas.

GOMES, A. C. O homem que virou palácio. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: ano 1, nº 2, ago. 2005, p. 84.

As ações descritas pelo texto da historiadora Ângela de Castro Gomes, referentes a escolas alemães e japonesas, são justificadas pela

a) ambição brasileira de liderar o eixo na I Guerra Mundial.

b) hostilidade de Vargas com modelos autoritários de governo.

c) contenção do avanço do socialismo no ambiente da Guerra Fria.

d) proteção aos valores democráticos dominantes no mundo.

e) rivalidade com os países citados no contexto da II Guerra Mundial.

5. (Famema 2020) O período mais produtivo da Época de Ouro da MPB coincide, basicamente, com o Estado Novo (1937-1945), implantado por Getúlio Vargas. Não é uma simples coincidência. Em 1937, Vargas criou o Ince (Instituto Nacional de Cinema Educativo), o SNT (Serviço Nacional de Teatro) e o INL (Instituto Nacional do Livro). De outro lado, Vargas também operava, com mão de ferro, o famigerado DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

(José Arbex Jr. e Maria Helena V. Senise. Cinco séculos de Brasil, 1998. Adaptado.)

Durante o Estado Novo,

a) a postura crítica na música contrastava com a simplicidade das outras áreas da cultura, que se submetiam ao governo.

b) a criação de instituições culturais prejudicava intelectuais e artistas, que intensificavam sua oposição ao governo.

c) a política econômica do governo privilegiava a industrialização, o que deixava a cultura sem verbas suficientes.

d) a produção cultural reforçava o nacionalismo exaltado pelo governo, que cerceava a liberdade de expressão.

e) o projeto do governo baseava-se em medidas elitistas, o que limitava as manifestações culturais populares.

6. (Uerj 2020)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O artista Belmonte, por meio de seu personagem Juca Pato, retratou episódios importantes da história brasileira e internacional entre as décadas de 1920 e 1940. A charge acima, por exemplo, tematiza de forma irônica a entrada do governo brasileiro em 1942 na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A atitude de Juca Pato, ao decidir ir à guerra, está associada à seguinte conjuntura do governo varguista:

a) crise militar

b) caráter ditatorial

c) pressão eleitoral

d) soberania diplomática

7. (Uerj 2020) Esboçamos as preocupações fundamentais que a nossa peça procura refletir. A primeira e mais importante de todas se refere a uma face da sociedade brasileira que ganhou relevo nos últimos anos: a experiência capitalista que se vem implantando aqui − radical, violentamente predatória, impiedosamente seletiva − adquiriu um trágico dinamismo. O santo que produziu o milagre é conhecido por todas as pessoas de boa-fé e bom nível de informação: a brutal concentração da riqueza elevou a capacidade de consumo de bens duráveis de uma parte da população, enquanto a maioria ficou no ora veja. [Adaptado da apresentação.]

CREONTE:

(…)

O trem atrasa o quê? Nem meia hora

E o cara quebra tudo… Acha que é certo,

Jasão?…

JASÃO:

Não discuto quebrar… Agora,

quem às três da manhã tá de olho aberto,

se espreme pra chegar no emprego às sete,

lá passa o dia todo, volta às onze

da noite pra acordar a canivete

de novo às três, tinha que ser de bronze

para fazer isso sempre, todo dia,

levando na marmita arroz, feijão

e humilhação…

(…)

CREONTE:

Sociologia, Jasão…

 JASÃO:

Não…

(…)

O cara já tá por aqui. Tá perto

de explodir, um trem que atrasa, ele mata,

quebra mesmo, é a gota d’água…

BUARQUE, C.; PONTES, P. Gota d’agua: uma tragédia brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

Encenada pela primeira vez em 1975, a premiada peça de teatro Gota d’água foi reapresentada diversas vezes. No momento em que foi escrita, como indicam seus autores, a peça buscou explicitar questionamentos sobre mudanças que afetaram a sociedade brasileira durante os governos militares.

Tendo como base o diálogo citado acima, entre os personagens Creonte e Jasão, um dos efeitos dessas mudanças na experiência capitalista do Brasil da época foi a:

a) padronização dos valores salariais

b) precarização das atividades laborais

c) privatização das empresas ferroviárias

d) hierarquização dos investimentos produtivos

8. (Ufsc 2020) As notícias abaixo foram publicadas no jornal Correio da Manhã, com sede no Rio de Janeiro, no dia 6 de abril de 1968:

Notícia 1: Padres condenam as violências e vão aos cárceres ver presos

[…] com o apoio de D. Jaime de Barros Câmara, vários sacerdotes lançaram ontem um manifesto condenando o massacre perpetrado pela Polícia da Guanabara, com a garantia de tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica, à porta da igreja da Candelária, quando da realização dos atos religiosos em intenção da alma do estudante Edson Luís […].

Notícia 2: Morte de King conflagra EUA

Tropas do Exército foram obrigadas a tomar ontem a capital dos Estados Unidos, desde quinta-feira à noite completamente abalada por incêndios, saques e conflitos de milhares de negros […] na revolta pelo assassinato do líder Luther King.

Notícia 3: Govêrno proíbe Frente e ameaça os jornais

A Frente Ampla está proibida de exercer qualquer atividade de natureza política, compreendendo manifestações, comícios, reuniões, passeatas ou qualquer outro ato público, segundo portaria que foi assinada, ontem, pelo ministro da Justiça. […] Jornais, livros e outras publicações que divulguem manifestações sôbre assuntos de natureza política de pessoas ligadas à Frente Ampla serão apreendidos, assim como serão instaurados inquéritos policiais contra não apenas os autores dos manifestos ou das declarações, como atingindo os responsáveis pelos órgãos de divulgação.

Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/cache/3879402847668/I0090946-60Alt=001663Lar=001033LargOri=004133AltOri=006652.JPG. Acesso em: 1 set. 2019.

Com base nas notícias acima e no contexto histórico da época, é correto afirmar que:

01) durante a Segunda Guerra Mundial, para aumentar o contingente de soldados e para mostrar ao mundo que eram uma democracia plena, os Estados Unidos garantiram igualdade de condições sociais a todos os cidadãos, independentemente de opção sexual, cor de pele ou ideologia política.

02) a repressão às manifestações no Brasil foi uma forma de o governo brasileiro impedir que a União Soviética, por meio do movimento estudantil, tomasse o poder no país, assim como fizera em Cuba.

04) Martin Luther King não foi a única liderança negra em defesa dos direitos civis assassinada nos Estados Unidos; anos antes, Malcolm X, conhecido por defender ações ofensivas contra aqueles que negassem direitos à população negra, foi assassinado enquanto discursava em Nova York.

08) as notícias 1 e 3 demonstram a preocupação do governo militar em garantir a ordem e a paz social no país: na primeira as forças militares garantem a segurança no enterro do estudante Edson Luís, já na terceira o governo atua para impedir que políticos populistas violem a democracia restaurada em 1964.

16) a Frente Ampla visava construir um movimento de oposição ao governo e era formada por políticos influentes, como Juscelino Kubitschek, e por personagens que foram decisivos na deflagração do golpe civil-militar que derrubou João Goulart em 1964, como Carlos Lacerda.

32) no final dos anos 1960, o grupo Panteras Negras fortalecia-se na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos; na entrega das medalhas dos 200 metros rasos durante a Olimpíada na Cidade do México, em 1968, dois atletas estadunidenses fizeram referência ao movimento.

64) do ponto de vista da teoria da História, as fontes citadas são imparciais, visto que os jornais são documentos descritivos que não emitem opiniões nem julgamentos sociais.

9. (UFRGS 2020) Observe o cartum abaixo.

A charge retrata o presidente João Batista Figueiredo e o deputado federal Ulisses Guimarães em 1983, e faz referência

a) à proposta legislativa liderada pelos deputados da oposição em defesa do modelo argentino de abertura democrática para o Brasil.

b) ao projeto elaborado por Ulisses Guimarães para a realização de eleições indiretas no Brasil, contrariando a campanha pela reeleição de João Batista Figueiredo.

c) ao movimento político criado em defesa de eleições diretas para a Presidência da República, durante a sucessão de João Batista Figueiredo.

d) à imposição de eleições diretas para o Congresso Nacional, feita pelo Presidente aos parlamentares, que perderiam seu poder no Colégio Eleitoral.

e) à proibição de eleições indiretas para a Presidência da República, estabelecida pelo Exército no contexto da abertura política, iniciada na década de 1970.

10. (Uerj 2020) ATO INSTITUCIONAL Nº 1, DE 09 DE ABRIL DE 1964

Art. 1º – São mantidas a Constituição de 1946 e as Constituições estaduais e respectivas Emendas, com as modificações constantes deste Ato.

(…)

Art. 4º – O Presidente da República poderá enviar ao Congresso Nacional projetos de lei sobre qualquer matéria, os quais deverão ser apreciados dentro de trinta (30) dias, a contar do seu recebimento na Câmara dos Deputados, e de igual prazo no Senado Federal; caso contrário, serão tidos como aprovados.

(…)

Art. 10º – No interesse da paz e da honra nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, os Comandantes-em-Chefe, que editam o presente Ato, poderão suspender os direitos políticos pelo prazo de dez (10) anos e cassar mandatos legislativos federais, estaduais e municipais, excluída a apreciação judicial desses atos.

(…)

planalto.gov.br

O Ato Institucional nº 1 foi editado logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Nele, figuraram medidas destinadas a legitimar as ações do novo governo, como indica o texto.

Um dos efeitos imediatos dessas medidas, no que se refere à atuação do Poder Legislativo, foi:

a) ampliação de atribuições decisórias

b) restrição de incumbências tributárias

c) convocação de eleições parlamentares

d) perseguição de grupos oposicionistas

11. (Ufrgs 2020) Em meados da década de 1970, intensificaram-se no Brasil as demandas de diferentes setores da sociedade brasileira por uma “anistia ampla, geral e irrestrita”.

Com relação a esse contexto histórico e suas consequências nos dias de hoje, considere as afirmações abaixo.

I. A promulgação da Lei da Anistia, em 1979, insere-se no processo de transição política para a democracia junto com outras medidas, como a revogação do Ato Institucional n. 5 e a reorganização do sistema partidário brasileiro.

II. A anistia obedeceu ao grande acordo nacional, organizado pelo partido governista e pela oposição, que previa a permanência dos militares no poder por mais uma década.

III. Um processo de revisão da anistia, concedida aos agentes da repressão, iniciou-se a partir da década de 1990, e esses agentes passaram a ser criminalizados com o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em 2012.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

12. (Uerj 2020) TRANSAMAZÔNICA COMPLETA 45 ANOS

A rodovia federal Transamazônica (BR−230) completou 45 anos em outubro de 2015, mas ainda não é asfaltada na sua totalidade. A rodovia começou a ser implantada ainda em 1970, no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Dois anos depois, ela foi inaugurada. O trecho entre Marabá e Altamira é o que está em melhor estado atualmente. Um dos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que, durante esse período de mais de quatro décadas, muita coisa já foi feita, mas explicou que o país viveu uma mudança de filosofia: “Antigamente, o que era símbolo de desenvolvimento era um trator V8 derrubando uma árvore, uma castanheira; hoje, isso é um crime”, disse.

JOABE REIS

Adaptado de regionalfmuruara.com.br, 05/11/2015.

A mencionada “mudança de filosofia”, entre a década de 1970 e a atualidade, refere-se às seguintes prioridades em cada um desses momentos históricos, respectivamente:

a) estimular a presença militar – valorizar a proteção estrangeira

b) solucionar a disparidade inter-regional – expandir a atividade extrativista

c) garantir o crescimento econômico – promover o equilíbrio socioambiental

d) controlar o deslocamento populacional – redimensionar a propriedade fundiária

13.  (Ufrgs 2020) Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.

I. A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II. A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III. A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

A afirmativa [II] está incorreta porque a Vale do Rio Doce, criada em 1942, fazia parte do projeto nacionalista de Vargas e, por isso, era estatal.  

Resposta da questão 2:
 [D]

A ANL, Aliança Nacional Libertadora, grupo liderado por Luís Carlos Prestes, inspirado no comunismo da URSS, atuou na política nacional durante o governo constitucional de Vargas, 1934-1937, não existia ainda a ANL no contexto da Revolução Constitucionalista de 1932. Os paulistas não receberam adesão dos estados do Rio Grande do Sul e Paraíba. Gabarito [D].  

Resposta da questão 3:
 [A]

Aproveitando o contexto mundial caracterizado por regimes ditatoriais, Vargas não tinha intenção de entregar o poder. Assim, o Plano Cohen foi uma farsa montada para jogar a sociedade brasileira contra os comunistas e legitimar o golpe do Estado Novo. Pelo rádio, dia 10 de novembro de 1937, Vargas cancelou as eleições presidenciais, afirmou que necessitava ficar no poder para conter os socialistas. Entre 1937-1945, o Brasil viveu a ditadura do Estado Novo Varguista. Gabarito [A].  

Resposta da questão 4:
 [E]

Vargas negociou a entrada brasileira na Segunda Guerra com os EUA. Por isso, apesar das semelhanças políticas com os países do Eixo, o Brasil lutou a Guerra ao lado dos aliados. Assim, o Brasil era rival de Alemanha e Japão.  

Resposta da questão 5:
 [D]

As criações citadas pelo texto mostram que na Ditadura varguista o governo, ao mesmo tempo que promovia a censura em benefício próprio, incentivava a produção cultural de caráter nacionalista.  

Resposta da questão 6:
 [B]

 

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, era contraditória. O Brasil vivia uma ditadura denominada de Estado Novo, 1937-1945, com o poder centralizado nas mãos do presidente Vargas e declarou guerra contra as ditaduras do EIXO: Itália, Alemanha e Japão. Gabarito [B].  

Resposta da questão 7:
 [B]

No contexto da Ditadura militar no Brasil, 1964-1985, ocorreu um grande crescimento econômico através do denominado “Milagre Brasileiro”, porém não teve distribuição de renda, teve um significativo aumento na dívida externa, desvalorização do salário mínimo e arrocho salarial. A peça teatral através do diálogo de Creonte e Jasão aponta o outro lado do “Milagre Brasileiro”, a precarização das atividades laborais. Gabarito [B].  

Resposta da questão 8:
 04 + 16 + 32 = 52.

Correção a partir das incorretas, [01], [02], [08] e [64]. Os EUA no contexto da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, não viveram uma democracia plena com igualdade social, racial e sexual, basta observar que ainda existiam leis segregacionistas no Sul do país. A repressão no Brasil na década de 1960 e 70 estavam associadas ao regime militar, uma ditadura que violou os direitos humanos e não deu liberdade de expressão. Em 1964 foi instaurado um golpe militar no Brasil depondo o presidente João Goulart. Os jornais emitem julgamentos sociais e opiniões em seus conteúdos.  

Resposta da questão 9:
 [C]

A charge faz referência ao Movimento pelas Diretas Já, criado durante o governo de João Batista Figueiredo, que pedia o retorno das eleições diretas no Brasil. A emenda Dante de Oliveira, que versava sobre essa volta, foi vetada pelo Congresso Nacional, o que levou o país a eleições indiretas em 1985.  

Resposta da questão 10:
 [D]

Logo após o Golpe militar em 31 de março de 1964, o governo do general Castelo Branco decretou o AI:1, Ato Institucional Número 1, no dia 09 de Abril de 1964, estabelecendo: eleições indiretas para presidente da República, o executivo pode cassar mandatos parlamentares e a retirada de direitos políticos, criou o Serviço Nacional de Investigação, suspensão de estabilidade para funcionário público, entre outras medidas. Era um forte sinal do que viria pela frente. Gabarito [D].  

Resposta da questão 11:
 [A]

A afirmativa [II] está incorreta porque a Lei de Anistia não previa a permanência dos militares no poder por mais dez anos;

A afirmativa [III] está incorreta porque a Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2012, investiga violações aos Direitos Humanos cometidas durante o Regime Militar para esclarecer os fatos ocorridos e gerar relatórios de recomendações de modificações institucionais e reparações históricas. Tal Comissão não tem caráter punitivo em termos criminais.   

Resposta da questão 12:
 [C]

Sem dúvida ocorreu uma grande mudança de pensamento e mentalidade comparando às décadas de 1960/1970 em relação ao século XXI. Surgiram os Novos Movimentos Sociais levantando novas bandeiras como os Direitos Humanos e o Meio Ambiente, entre outras. A questão da sustentabilidade ganhou força na agenda política do século XXI a nível mundial. O crescimento econômico deve ser acompanhado da utilização de uma matriz energética mais limpa possível. Gabarito [C].  

Resposta da questão 13:
 [B]

As principais causas para a Crise de 1929 foram a superprodução industrial norte-americana na década de 1920 e a Quebra da Bolsa de Valores de NY. A economia brasileira foi fortemente atingida pela crise, uma vez que os EUA eram os maiores compradores internacionais do café brasileiro, carro-chefe da nossa economia na época.  

 

 

 

 

Deixe um comentário