1. (Uel) Leia o texto e observe as figuras a seguir.
O esquema clássico de hierarquia urbana teve origem no final do século XIX e se estendeu até meados da década de 1970. Porém, essa concepção tradicional de hierarquia urbana não explica as relações travadas entre as cidades no interior da rede urbana. Dessa forma, uma nova hierarquia urbana foi elaborada, aproximando-se da realidade de uma rede urbana.
Adaptado de: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o Ensino Médio: geografia geral e do Brasil. V.único. São Paulo: Scipione, 2002, p.101-102.
A figura a seguir mostra as relações entre as cidades em uma rede urbana.
Com base no texto, associe os elementos da figura com as descrições apresentadas a seguir.
A. As relações seguem uma hierarquia crescente sob a influência de certos centros urbanos.
B. Em função dos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações, rompe-se com a hierarquia rígida.
C. A cidade local pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, pois a hierarquia é rompida.
D. As relações das cidades são diretas com a metrópole nacional, sem a intermediação de cidade de porte médio.
E. A hierarquia é destacada a partir da submissão das cidades menores às grandes cidades.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
a) I-A, I-B, II-D, II-E, II-C.
b) I-A, I-E, II-B, II-C, II-D.
c) I-B, I-C, II-D, II-A, II-E.
d) I-B, I-D, II-A, II-C, II-E.
e) I-C, I-E, II-A, II-B, II-D.
2. (Mackenzie) Leia atentamente as afirmações a seguir.
I. Referem-se aos centros de comando da economia com relevância e influência mundial e que concentram perícia e conhecimento em serviços de interação com o restante do mundo. Recebem a seguinte classificação: Alfa, Beta e Gama.
II. Caracterizam-se como grandes aglomerações urbanas integradas física, econômica e socialmente apresentando uma população acima de 10 milhões de habitantes.
III. Correspondem a um cinturão de cidades resultante da intensa expansão e conurbação entre duas ou mais metrópoles. Exemplo: Tokaido no Japão, BOSWASH e CHIPITTS nos Estados Unidos.
Escolha a alternativa que relacione, corretamente, as afirmações citadas às respectivas classificações das cidades.
a) I – Megacidades; II – Cidades Globais; III – Megalópoles.
b) I – Cidades Globais; II – Megacidades; III – Megalópoles.
c) I – Megalópoles; II – Metrópoles Regionais; III – Metrópoles Globais.
d) I – Megacidades; II – Megalópoles; III – Metrópoles Regionais.
e) I – Metrópoles Regionais; II – Metrópoles Nacionais; III – Metrópoles Mundiais.
PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES
GABARITAGEO
3. (Fuvest) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.
Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
a) O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social.
b) A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial.
c) A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial.
d) A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole.
e) A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial.
4. (Ucpel) A urbanização no Brasil se tornou evidente na década de 1970, quando, pela primeira vez, o número de habitantes morando nas cidades passou a ser maior dos que viviam na zona rural. Esse fenômeno já havia se iniciado no século XIX, mas a partir de 1920 se intensificou, devido a uma série de fatores.
Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar que teve como uma das suas causas;
a) a migração dos grandes proprietários de terras para as cidades em busca de trabalho assalariado nas indústrias.
b) a implantação de máquinas nas atividades urbanas, que substituíram a mão de obra assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.
c) a concentração de terras nas mãos de pequenos proprietários rurais, que tinham como comprar as máquinas e produtos agrícolas aumentando a produtividade.
d) a implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores condições de vida, provocando, assim, o êxodo rural brasileiro.e) a diminuição na taxa de mortalidade e de natalidade, o que provocou o pequeno crescimento vegetativo da população brasileira nas décadas de 1960 e 1970.
5. (G1 – cps) A figura a seguir foi difundida pelo geógrafo David Harvey.
Segundo esse autor, a figura nos mostra o encolhimento do mapa do planeta graças a inovações nos transportes que aniquilam o espaço por meio do tempo.
Interpretando a figura e o que ela representa, pode-se concluir, corretamente, que o planeta está
a) aumentando de tamanho, graças ao advento do GPS, que permite a descoberta de novos lugares a cada dia que passa.
b) diminuindo de tamanho em razão das elevadas emissões de poluentes, responsáveis pela diminuição das calotas polares e, consequentemente, do tamanho do planeta.
c) diminuindo de tamanho, pois, com o descobrimento de novas rotas viárias, os meios de transporte podem encurtar caminhos, diminuindo a distância entre os continentes.
d) mantendo o mesmo tamanho, pois com o desenvolvimento dos meios de transporte, as distâncias e as velocidades dos deslocamentos não se alteraram.
e) mantendo o mesmo tamanho, porém aparenta estar diminuindo em função dos avanços nos sistemas de transporte que possibilitaram a redução do tempo das viagens.
6. (Uel) Leia o texto a seguir.
Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama.
(Adaptado de: INFOESCOLA. “Cidades Globais”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/ cidades-globais.htm>. Acesso em: 23 jun. 2013.)
Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.
a) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.
b) Aplica-se às cidades em áreas de conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.
d) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.
e) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
Como mencionado corretamente na alternativa [B], o esquema tradicional da urbanização representado pela figura I aponta para uma relação rígida, marcada pela subordinação das cidades menores às maiores e, portanto, está associado às afirmativas [A] e [E]. O esquema atual da urbanização representado pela figura II tem como contexto os avanços da revolução tecnocientífica, desenvolvendo transportes e telecomunicações, consolidando as redes imateriais (web), alterando a relação tempo espaço e, portanto, rompendo a rigidez da relação das cidades onde, independente do grau de influencia, as cidades se relacionam entre si, como indicado nas afirmativas [B], [C] e [D].
Resposta da questão 2:
[B]
As Cidades Globais [I] são cidades com influência internacional, são centros financeiros, apresentam transnacionais e detém infraestrutura (transportes, telecomunicações e informática) em conexão com o mundo. As Megacidades [II] são regiões metropolitanas com mais de 10 milhões de habitantes, no Brasil, a Grande São Paulo e a Grande Rio de Janeiro. As Megalópoles [III] são áreas muito urbanizadas formadas por várias regiões metropolitanas com grande interação socioeconômica.
Resposta da questão 3:
[A]
Como mencionado corretamente na alternativa [A], a industrialização foi a atividade que embasou a metrópole de São Paulo e, por ser concentradora de riquezas, marginalizou grande parte da população criando um espaço de forte segregação. Estão incorretas as alternativas; [B], porque o texto não faz referência à desconcentração industrial que, aliás, ocorreu a partir da década de 1990; [C], porque a periferia de São Paulo é resultado da fragmentação sócio-espacial; [D], porque não ocorreu a redução da periferização; [E], porque a fragmentação sócio-espacial não foi eliminada.
Resposta da questão 4:
[D]
A urbanização brasileira foi rápida, desordenada, marcada por desigualdade social e pela especulação imobiliária. As causas foram a industrialização e o crescimento do setor terciário (serviços, bancos e comércio), gerando empregos nas áreas urbanas. Outro fator fundamental foi a modernização do campo, concentração fundiária e reforma agrária insuficiente que fomentaram o intenso êxodo rural.
Resposta da questão 5:
[E]
Como mencionado corretamente na alternativa [E], o meio técnico-científico informacional caracterizado pela integração dos transportes, telecomunicações e infovias, resulta em menor tempo para cobrir as distâncias, criando o aspecto de “encolhimento” do planeta. Estão incorretas as alternativas: [A], [B] e [C], porque não está ocorrendo aumento ou diminuição real do planeta; [D], porque embora o planeta mantenha o tamanho real, o desenvolvimento dos transportes e telecomunicações reduz o tempo de deslocamento.
Resposta da questão 6:
[D]
[A] INCORRETA – A alternativa define o processo que cria as megalópoles.
[B] INCORRETA – Embora a maior parte das cidades globais esteja localizada em países desenvolvidos, o IDH não é critério para sua definição.
[C] INCORRETA – A alternativa descreve o processo de metropolização.
[D] CORRETA – Cidades globais são cidades cuja estrutura e economia, definem seu grau de influência sobre o cenário mundial.
[E] INCORRETA – A alternativa descreve o processo de megalópole.