QUESTÕES DE GEOGRAFIA COM GABARITO- GLOBALIZAÇÃO

By

1. (G1 – cftmg) Leia os fragmentos a seguir:

O Brasil ganhou 200 novos “ultra ricos” no último ano. São agora  mil brasileiros com mais de  milhões, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (14) pelo banco Credit Suisse. Em todo o mundo, o levantamento Global Wealth Report estima que haja  mil indivíduos considerados muito ricos. Destes,  mil têm mais de  milhões, e outros  mil têm mais de  milhões (…)

Disponível em: <http://www.correiodoestado.com.br/economia/brasil-ganhou-200-ultra-ricos-em-um-ano-mostra-levantamento/229714/>. Acesso em 08 set. 2016.

Cerca de  bilhão de pessoas sofre de “pobreza multidimensional” em  países em desenvolvimento, ou seja, passam por privações nas áreas de saúde, educação e “padrões básicos de vida”, segundo o documento (…) Entre as pessoas afetadas pela pobreza,  milhões têm crise de fome crônica,  da população mundial (…) Outros 800 milhões de pessoas –  da população mundial – estão “em risco de pobreza” (…)

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/pobreza-afeta-2-2-bilhoes-de-pessoasno-mundo-todo>. Acesso em 08 set. 2016.

No contexto da globalização, a emergência do cenário apresentado pelos textos NÃO está relacionado com o(a)

a) participação dos setores empresariais na política.

b) ampliação do papel do Estado nos setores sociais.

c) tendência de flexibilização dos direitos trabalhistas.

d) aumento da circulação global de capitais especulativos.

 

2. (Ueg) Observe a tirinha a seguir.

A tira do personagem Katteca, do cartunista Britvs, apresenta de modo irônico

a) o baixo desempenho dos atletas dos EUA nas Olimpíadas.

b) a hegemonia da economia chinesa sobre a dos EUA.

c) o esfriamento das relações comerciais entre Brasil e EUA.

d) o esgotamento do modelo econômico capitalista.

e) a expansão do capitalismo globalizado.

PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES

GABARITAGEO

3. (Enem (Libras)) O desenvolvimento científico digital-molecular de certa forma desterritorializou as localizações produtivas; os novos métodos de organização do trabalho industrial também vão na mesma direção: just in time, kamban, organização flexível.

OLIVEIRA, F. As contradições do ão: globalização, nação, região, metropolização. Belo Horizonte: Cedeplar UFMG, 2004.

As mudanças descritas no texto referentes aos processos produtivos são favorecidas pela

a) ampliação da intervenção do Estado.

b) adoção de barreiras alfandegárias.

c) expansão das redes informacionais.

d) predominância de empresas locais.

e) concentração dos polos de fabricação.

 

4. (Uerj) A rota até os Jihadistas

Componentes produzidos por 51 empresas caem em poder do Estado Islâmico

Mais de 50 empresas de 20 países, entre elas uma brasileira, foram identificadas na cadeia de suprimentos dos dispositivos explosivos improvisados usados pelo Estado Islâmico em centenas de atentados terroristas. Além de mercadorias controladas, itens tão simples quanto ligas de alumínio, celulares ou fertilizantes, que podem parecer inofensivos à primeira vista, estariam na lista dos mais de  componentes encontrados em um levantamento realizado ao longo de 20 meses pelo Instituto de Pesquisa de Conflito Armado.

A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas:

a) padronização das tecnologias

b) incorporação dos fornecedores

c) desterritorialização da produção

d) superexploração da mão de obra

 

5.(Ufu) Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança de qualidade, chegando-se, recentemente, à constituição de um meio geográfico a que podemos chamar de meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. É desse modo que se instala uma agricultura propriamente científica, responsável por mudanças profundas quanto à produção agrícola e quanto à vida de relações.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11. ed. Rio de Janeiro, Record, 2004, p. 88.

De acordo com a citação, é correto afirmar que:

a) Na natureza global, as práticas agrícolas condizem com uma demanda extrema de comércio, em que o dinheiro passa a ser uma informação dispensável, pois as técnicas e o conhecimento sobrepõem-se ao capital.

b) Os produtos são escolhidos segundo uma base mercantil, o que os subordina ao conhecimento científico e tecnológico generalizado pelo mundo, daí seu caráter globalizante.

c) A produção agrícola tem referência mundial e recebe influência das mesmas leis que regem os outros aspectos da produção econômica, em que a competitividade leva a um aprofundamento da tendência à instalação de uma agricultura científica.

d) As máquinas e os implementos industriais que foram incorporados à produção agrícola proporcionaram um elevado aumento da produtividade, tornando o campo independente da cidade.

 

6. (Ufrgs) Observe a figura abaixo.

 

Os blocos regionais, assinalados numericamente de 1 a 3 no mapa, são, respectivamente,

a) Mercosul (Mercado Comum do Sul); APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico); Sapta (Acordo Comercial Preferencial do Sul da Ásia).

b) UNASUL (União das Nações Sul-Americanas); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

c) Mercosul (Mercado Comum do Sul); SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

d) Comunidade Andina; União Africana; APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

e) Mercosul (Mercado Comum do Sul); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

 

7. (Enem (Libras)) A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-o à difusão de novas tecnologias na área da comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros.

RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía e Ciencias Sociales, n. 124, 2002.

No mundo atual, as novas tecnologias abordadas no texto proporcionaram a;

a) garantia do acesso digital.

b) substituição da mídia formal.

c) padronização da cultura dos povos.

d) transparência dos fatos transmitidos.

e) velocidade de propagação das notícias.

 

Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [B]

 

O processo de globalização da economia intensificado na década de 1990 levou ao fortalecimento da política econômica neoliberal em vários países. Assim, a tendência tem sido de diminuição no papel do Estado na economia e, em muitos casos, nas políticas sociais como saúde e educação. O enfraquecimento dos estados dá-se em paralelo a prioridade para o mercado, permitindo a permanência e, em alguns casos, o aprofundamento de desigualdades sociais.  

 

Resposta da questão 2:
 [E]

 

A afirmativa [E] está correta porque a leitura da tira indica que com a globalização, o mito do imperialismo oligopolizado dos Estados Unidos é desconstruído dando espaço para maior integração do comércio, serviços e produtos de diversas potências econômicas. As afirmativas incorretas são: [A], porque a tira não faz referência às Olimpíadas; [B], porque a tira indica a participação de vários países, não só da China; [C], porque a tira não indica a redução dos fluxos comerciais Brasil – EUA, mas, a diversificação dos parceiros comerciais; [D], porque a tira indica a intensificação do capitalismo, agora globalizado.  

 

Resposta da questão 3:
 [C]

 

A alternativa [C] está correta porque a desterritorialização do trabalho que leva por sua vez à desconcentração produtiva só foi possível com a ampliação das redes informacionais, ou seja, unidades, serviços, conexões, instrumentos e processamentos de coletas de informações. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [D], porque o processo citado é resultado da menor intervenção do Estado, da abertura dos mercados e da ampliação dos investimentos estrangeiros diretos (IDE); [E], porque o processo resulta da desconcentração e não da concentração fabril.  

 

Resposta da questão 4:
 [C]

 

Como mencionado corretamente na alternativa [C], a estratégia do E.I. reproduz a desterritorialização da produção, prática adotada na economia neoliberal onde, com a abertura dos mercados, os insumos para a produção industrial são captados de diferentes países, cujo menor custo permite ampliar a competitividade da empresa. Estão incorretas as alternativas: [A] e [D], porque o texto não faz referência à padronização de tecnologia ou à mão de obra, mas aos insumos da cadeia produtiva; [B], porque as empresas não incorporam os fornecedores, mas os diversifica usando como critério o menor custo.  

 

Resposta da questão 5:
 [C]

 

A alternativa [C] está correta porque o texto afirma que o meio técnico-científico-informacional se estende também para a atividade agrícola e, portanto, esta é regida pelas mesmas leis de mercado que outras atividades do sistema produtivo. As alternativas incorretas são: [A], porque o dinheiro não é dispensável; [B], porque a base da produção agrícola é financeira e não mercantil; [D], porque o campo se torna subordinado a cidade.  

 

Resposta da questão 6:
 [C]

 

Uma das características da globalização da economia foi o crescimento do comércio internacional e a criação de blocos econômicos que reduzem as tarifas de importação entre os membros em suas respectivas regiões. No mapa, 1-Mercosul (Mercado Comum do Sul), 2-SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e 3-Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).  

 

Resposta da questão 7:
 [E]

 

A alternativa [E] está correta porque as novas tecnologias na área de comunicação são requisito para as notícias em tempos reais. As alternativas incorretas são: [A], porque a tecnologia não garante inclusão; [B], porque a despeito das novas tecnologias, a mídia formal ainda sem mantém na forma de jornais impressos e televisivos; [C], porque a despeito da globalização, as particularidades dos povos se mantêm; [D], porque a velocidade da informação não garante transparência dos fatos.  

Deixe um comentário