1. (Uece) As precipitações geralmente são classificadas de acordo com sua origem ou com o processo responsável pela formação das massas de ar. As precipitações orográficas ocorrem quando
a) formam-se células convectivas com movimentos verticais.
b) o relevo atua como uma barreira física à advecção do ar.
c) o ar úmido ascende de forma forçada ao longo de suas rampas.
d) formam-se células de alta pressão com movimentos verticais descendentes.
2. (Fac. Albert Einstein – Medicin) Em alguns dias do ano um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil. Ele nasce sobre o Atlântico próximo à linha do Equador, ganha corpo sobre a Floresta Amazônica e segue para oeste até os Andes, onde o encontro com a imponente muralha rochosa o faz desviar para o sul. Dali esse imenso volume de água flutua sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Às vezes, alcança Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de retornar para o oceano. Apesar de sua extensão, ninguém o vê. É que esse rio não tem margens nem peixes. É um rio metafórico – mas não inexistente – formado por uma coluna de vapor d’água com cerca de 3 quilômetros de altura algumas centenas de quilômetros de largura e milhares de extensão.
ZORZETTO, Ricardo. Um rio que flui pelo ar. Pesquisa FAPESP, 158, abril, p.62-63, 2009.
Identifique qual das alternativas abaixo identifica corretamente o fenômeno abordado no texto.
a) O fenômeno referido no texto é conhecido como evapotranspiração e é o responsável pelo efeito estufa nas áreas semiáridas do território nacional. Esse fenômeno apenas ocorre em algumas áreas do território brasileiro.
b) O fenômeno abordado no texto, conhecido como “rios voadores” é formado por massas de ar que circulam entre a Amazônia Brasileira e a Zona da Mata nordestina. Essas massas úmidas são responsáveis pela chuva da Zona da Mata.
c) O fenômeno abordado no texto é conhecido como “rios voadores”. São cursos de água atmosféricos, invisíveis, formados por vapor d’água que se originam na faixa Equatorial Atlântica e tem relação direta com a cobertura florestal.
d) O fenômeno referido no texto conhecido como evapotranspiração origina-se na região Amazônica e através das massas de ar leva umidade para o sertão nordestino. A falta de chuvas nessa área é associada à interrupção desse tipo de circulação atmosférica.
PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES
GABARITAGEO
3. (Feevale) Climograma é uma ferramenta que permite maior facilidade na compreensão do perfil climático de determinada região. A temperatura média geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que representa as precipitações (chuvas) ao longo do período estudado, geralmente um ano.
Considere os climogramas de três municípios brasileiros.
A partir da observação dos climogramas de Manaus/AM, Brasília/DF e Porto Alegre/RS, pode-se afirmar que o clima predominante nos três municípios, respectivamente, é:
a) equatorial – tropical continental – subtropical.
b) tropical continental – subtropical – equatorial.
c) equatorial semiárido – subtropical – tropical de altitude.
d) tropical semiárido – equatorial – subtropical.
e) equatorial – tropical de altitude – tropical semiúmido.
4. (G1 – utfpr) Analise o texto abaixo.
“No Brasil a __________ e a __________, juntamente com a ação __________ em todo o território, explicam porque a maioria dos climas são ___________.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
a) Latitude; altitude; das massas de ar; tropicais.
b) Corrente do Golfo; latitude; das massas de ar; equatoriais.
c) Latitude; altura; das correntes marinhas; tropicais.
d) Altitude; corrente das Malvinas; da latitude; subtropicais.
e) Latitude; altitude; da corrente de Humboldt; quentes.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
A chuva orográfica e a precipitação provocada pelo relevo, isto é, a barreira geomorfológica estimula a ascensão do ar, diminuição da temperatura, condensação, formação de nuvens e chuva nas encostas, tal como ocorre na Serra do Mar, região Sudeste do Brasil
Resposta da questão 2:
[C]
O termo popular e midiático “rios voadores” refere-se basicamente a ação da MEC (massa Equatorial continental), quente e muito úmida. Esta massa de ar tem 50% de sua umidade originária da evapotranspiração da floresta amazônica. Exerce influência sobre a Amazônia e principalmente na primavera e verão, transfere umidade e chuvas para as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e até o Sul. Portanto, os “rios voadores” são fundamentais para o equilíbrio hídrico e climático do Brasil e da América do Sul.
Resposta da questão 3:
[A]
Os climogramas correspondem aos climas:
– Equatorial, região Norte, quente, baixa amplitude térmica, úmido e com alto índice pluviométrico.
– Tropical continental ou típico, região Centro-Oeste, quente, baixa amplitude térmica, verão chuvoso e inverno seco.
– Subtropical, região Sul, verão quente, inverno frio, maior amplitude térmica e chuva bem distribuída durante o ano.
Resposta da questão 4:
[A]
Como mencionado corretamente na alternativa [A], o predomínio de climas tropicais resulta de fatores como as baixas latitudes, baixas altitudes e ação de massas quentes e úmidas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a corrente do Golfo não atua no país e os climas predominantes são tropicais e não equatoriais; [C], porque altura não é um indicativo de fator climático; [D], porque a corrente das Malvinas não atua no Brasil e os climas predominantes não são subtropicais; [E], porque a corrente de Humboldt não atua no Brasil.