Quais são os cursos mais concorridos de Medicina?

By

Caro vestibulando, te mostraremos os cursos mais concorridos e os mais bem classificados, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Segundo dados de 2018, temos a seguinte ordem:

(Fonte: Flaticon-Freepik)
  1. UNESP, com 312,7 candidatos por vaga
  2. UNICAMP, com 278,9 candidatos por vaga
  3. FAMERP, com 212,2 candidatos por vaga
  4. UFSC, com 227,54 candidatos por vaga
  5. UECE, com 160 candidatos por vaga
  6. UNIFESP, com 145,70 candidatos por vaga
  7. USP-SP, com 135,74 candidatos por vaga
  8. USP-BAURU, com 105,9 candidatos por vaga
  9. UFRGS, com 83,82 candidatos por vaga

 

UNESP: Vestibular de Medicina mais concorrido do país. Em 2018, foram 8.147 inscritos para 90 vagas. A prova da UNESP é realizada pela Fundação VUNESP, que no geral preza bastante pelas Ciências Humanas. O campus que oferta o curso é Botucatu, localizando-se a pouco mais de 200km da capital São Paulo. A cidade acolhe muito bem a instituição e os alunos, fato que gera uma convivência de conforto, harmonia e prazer.

Pin em urso

UNICAMP: Eleita pelo Ministério da Educação como melhor curso de medicina do Brasil. Para ingressar nessa universidade o aluno deve prestar uma prova feita pelo COMVEST (Comissão Permanente Para os Vestibulares).

FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto | LinkedIn

FAMERP: Faculdade pública de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo. A prova também é realizada pela Fundação VUNESP, porém não segue o mesmo padrão da UNESP.

Curso de Graduação em Medicina

UFSC: Possui vestibular próprio e em 2018 teve 7.964 inscritos disputando 35 vagas de ampla concorrência. No total, a universidade oferta 100 vagas para medicina, sendo o restante preenchido pelo ENEM (com nota de corte em torno de 800/850) e pelo sistema de cotas.

Medicina

UECE: Representante nordestina, eleita pelo MEC como a melhor estadual da região nordeste, norte e centro-oeste. Além de vestibular próprio, o candidato também pode ingressar pelo ENEM no primeiro semestre de cada ano letivo.

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP | LinkedIn

UNIFESP: A Universidade Federal de São Paulo, adota um sistema misto de vestibular, sendo oferecidas 121 vagas anuais: 60 para o sistema de cotas e 61 para o sistema universal. A provas também são feitas pela Fundação VUNESP ou então o ingresso pode ser pelo ENEM.

Logotipo – Faculdade de Medicina » USP Imagens - Banco de imagens da USP

USP-SP: É o segundo melhor curso de medicina do país. Para ingressar, há o vestibular realizado pela FUVEST e algumas vagas são reservadas para o ENEM, que costuma ter nota de corte de 800/850.

Lançamento do curso de Medicina da USP-Bauru – HRAC-USP Bauru

USP-Bauru: O recém-inaugurado campus já tem a sua posição dos mais concorridos. São oferecidas 60 vagas, das quais 42 são destinadas a prova da FUVEST e 18 para o ENEM.

FAMED - Home

UFRGS: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece 98 vagas por semestre, das quais 70% são oferecidas em seu vestibular próprio e 30% são oferecidas pelo ENEM. Em 2018, os inscritos eram 8.215 para as 98 vagas.

Observe que as mais concorridas não necessariamente são as melhores e que as classificações no Enade mudam a cada ano. Em 2018, o Ranking Universitário da Folha para as 10 melhores faculdades de Medicina era, nessa ordem: USP, UNICAMP, UFMG, UFRGS, UFRJ, UNIFESP, UNESP, UFPR, UnB e UFC.

No entanto, em 2019 a classificação passou a ser a seguinte:

1ª UFV – Universidade Federal de Viçosa

De acordo com o Enade, a Universidade Federal de Viçosa foi eleita a melhor faculdade de Medicina do Brasil. Conceituada na faixa 5 estrelas, sua nota foi 4,8308.

2ª FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto 

A faculdade com um dos cursos mais concorridos de todo país está presente no pódio em segundo lugar. No Enade, a FAMERP recebeu 5 estrelas e teve nota 4,0238.

3ª UECE – Universidade Estadual do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará foi a terceira colocada na faixa 5 do conceito Enade. Sua pontuação foi 3,9851.

4ª UEM – Universidade Estadual de Maringá

De acordo com o conceito Enade, a Universidade Estadual de Maringá ficou na faixa de 4 estrelas e recebeu a nota 3,8339.

5ª UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Uma das faculdades mais concorridas do Rio de Janeiro, a UERJ foi avaliada em 4 estrelas pelo Enade, com a nota 3,8053.

6ª PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 

A primeira faculdade particular do ranking é a PUC do Rio Grande do Sul. De acordo com o Enade, ela ficou na faixa 4 e sua nota foi 3,7704.

7ª FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 

Com a pontuação bem parecida, temos a faculdade da Santa Casa. A instituição foi avaliada com 4 estrelas e teve nota de 3,7639.

8ª Unicamp – Universidade Estadual de Campinas 

De acordo com o Enade, a Unicamp foi eleita a oitava melhor faculdade de Medicina do Brasil. A instituição recebeu 4 estrelas e foi pontuada com 3,7164.

9ª UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora ficou em nono lugar, com 4 estrelas e nota 3,7078.

10ª PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná 

Por fim, a décima faculdade com o melhor curso de Medicina é a PUC do Paraná. De acordo com o conceito Enade, foi avaliada na faixa de 4 estrelas e teve a nota 3,6671.

 

Deixe um comentário