Quais as características dos sistemas agropecuários do Brasil?

By

SISTEMAS AGROPECUÁRIOS

Os 4 sistemas agrícolas mais comumente usados ​​em nossas terras, podem ser identificados mais facilmente.

Compreenda as características de cada sistema:

Extensivo

Este sistema agrícola é o mais utilizado para a subsistência. Ele é caracterizado por técnicas mais tradicionais – geralmente não possuem muita tecnologia, com mão-de-obra manual. Além disso, também é comum em grandes propriedades.

Intensivo

Ele é caracterizado pelo uso intensivo da propriedade para gerar maiores ganhos. Conta com tecnologias e
técnicas mais sofisticadas. Isso inclui o aproveitamento máximo do espaço e dos solos, a preferência por produtos, espécies e cultivos de mais alto rendimento comercial e retorno financeiro, além do uso de fertilizantes, irrigação, pesticidas e maquinário. Essa características tornam a produção intensiva em capital e tecnologia.

Plantation

Esse sistema agrário é bastante utilizado nas monoculturas tropicais, como por exemplo, na cana-de-açúcar, cacau, algodão e outros. Ele foi herdado da tradição colonial escravista nas grandes propriedades rurais, especialmente as canavieiras. São muito comuns em grandes propriedades e destinadas, principalmente, para a exportação.

Sistemas agroflorestais

Esse modelo de produção tem ganhado força nos últimos anos, em razão das preocupações ambientais envolvidas. Envolve técnicas tradicionais, como a rotação de culturas e solos para a recuperação de nutrientes, com técnicas mais intensivas em tecnologia, para mitigar impactos ambientais e dar maior importância aos ciclos naturais.

Deixe um comentário