Por que fazer Medicina na Universidade Federal de Viçosa (UFV)?

By

Neste post, te contaremos sobre a Universidade Federal de Viçosa e a estrutura física de seu curso de medicina.

Sobre a universidade

A Universidade Federal de Viçosa é uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil, sendo inaugurada em agosto de 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Depois de se tornar estadual, em 1948, foi federalizada, como UFV, em 1969.

A UFV oferece três campi: UFV- Viçosa, UFV- Florestal e UFV- Rio Paranaíba. Os três são em cidades do estado de Minas Gerais, respectivamente, Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Por ter sido, inicialmente, voltada para as Ciências Agrárias, os cursos de Agricultura e Veterinária são grandes destaques. No entanto, isso não ofusca a qualidade e excelência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Na avaliação do Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (Enade), todos os 23 cursos avaliadas pela edição de 2019 ficaram acima da média: 17 com o conceito 5 (máximo) e seis com conceito 4.

Na classificação do conceito Enade Contínuo, a UFV teve nove cursos entre os cinco melhores do país. Medicina e Zootecnia ficam em 1º lugar geral, Nutrição e Engenharia Florestal em segundo, Medicina Veterinária em terceiro, e Engenharia de Produção em quinto. O curso de Agronomia teve destaque nos três campi: 2º lugar nacional Agronomia-Viçosa, 3º lugar nacional Agronomia-Rio Paranaíba e 4º lugar nacional Agronomia-Florestal.

Foi classificada como a 4ª melhor do brasil e como a 2ª melhor do Estado de Minas Gerais. Ficou entre as 20 melhores do Brasil e da América Latina e entre as 8 melhores universidades federais do Brasil. Está entre as únicas 22 instituições brasileiras no ranking de Shangai.

Sobre a estrutura

O curso de Medicina é oferecido no campus de Viçosa, mais especificamente no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e pelo Departamento de Medicina e Enfermagem.

O que mais chama atenção é a infraestrutura, que conta diversos laboratórios, exemplos:

  • Laboratório de morfofisiologia humana;
  • Laboratório de técnicas operatórias;
  • Laboratório de patologia;
  • Laboratórios de habilidades;
  • Laboratórios de informática;
  • Laboratório de bioquímica;
  • Laboratório de agentes patogênicos;
  • Laboratório de prática de saúde coletiva, epidemiologia, educação em saúde, exercício profissional de enfermagem e saúde coletiva.

Vejamos um pouco sobre alguns deles:

Laboratório de Morfofisiologia humana: Atividades relacionadas ao estudo dos aspectos morfológicos e funcionais (Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia Humanas, Biofísica). Esse laboratório possui peças anatômicas secas (ossos), úmidas (junturas, segmentos orgânicos, vísceras e cadáveres), de imagens radiológicas, modelos anatômicos, pranchas e lâminas histológicas.

Laboratório de habilidades: Local de atividades antecipatórias, que preparam o estudante para o exercício técnico e intelectual da profissão. As situações de treinamento simulado são sistemáticas, contextualizadas e o mais próximo possível de situações reais. O objetivo é fazer com que se estabeleça estratégias e metodologias úteis, que desenvolva as habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais.

O laboratório conta com seis ambientes e as simulações ou envolvem os próprios estudantes ou então manequins. Dentre os cenários simulados possíveis temos o de consultório médico, procedimentos ambulatoriais, atendimentos de urgência/emergência, ambiente cirúrgico, unidades de terapia intensiva e enfermarias.

Dentre os modelos e matérias disponibilizados temos: mobiliário, computadores, filmadoras, projetores multimídia, negatoscópios, imobilizadores, leitos hospitalares, desfibriladores cardíacos, monitores multiparamétricos, modelos simuladores adultos e pediátricos para instruções de ausculta cárdio-pulmonar, exame prostático, das mamas, colheita do preventivo, acessos às vias aéreas superiores, acessos venosos periféricos e profundos, manobras de Leopold e de parto, entre outros.

Laboratório de prática de saúde coletiva, epidemiologia, educação em saúde, exercício profissional de enfermagem e saúde coletiva: Suas atividades servem para estimular e a desenvolver a produção teórica e prática dos alunos, por meio de apoio instrumental e criação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Alguns dos insumos permanentes são: mesas, cadeiras, 20 computadores, data show. Os computadores estão conectados à internet e contam com programas estatísticos SASEpi Info e R.

Convênios

 

Rede de Saúde Atenção Primária
Unidades de Saúde da Família do município de Viçosa e sua Região de Saúde.

Rede de Saúde Ambulatorial
Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES) DEM/UFV.
Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV).
Centro de Especialidades (CEAE).
Divisão de Saúde da UFV (DSA).

Rede de Saúde Hospitalar
Casa de Caridade – Hospital São Sebastião (Hospital de Ensino).
Fundação Assistência de Viçosa – Hospital São João Batista (Hospital de Ensino).

Ingresso

No ENEM de 2020, medicina teve a maior nota de corte da UFV, que foi de 787,38 em ampla concorrência.

Nesse ano de 2021, a UFV disponibilizou em seu Termo de Adesão ao SiSU que ofertará 50 vagas para o curso de Medicina, em Viçosa. O curso tem grau bacharel, turno integral (matutino/vespertino) e periocidade semestral. Todas as 50 vagas serão oferecidas somente no 1º semestre.

Todas as provas, Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, terão peso 1. Ou seja, todas possuem o mesmo peso, o que ajuda muito na nota e nas chances de ingresso. Não há, também, uma nota mínima, a não ser pela redação, que não pode ser inferior a 0,01.

 

Gostou?? Continue nos acompanhando!!!

Deixe um comentário