Opção pro SiSU!! Neste post vamos te falar sobre o curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto.
Até o momento, a nota de corte de Medicina na UFOP (SiSU 2021.1) é de 799,19 pontos, com relação candidato vaga de 44,15. O curso é grau bacharel, período integral (matutino/vespertino), com periodicidade semestral e duração média de 12 semestres. São ofertadas 40 vagas, somente no primeiro semestre de SiSU, das quais 20 são de ampla concorrência e 20 para a política de cotas.
Em relação aos pesos das provas do Enem, a UFOP aderiu peso 2 para a prova de Redação e para Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com nota mínima de 400,00 pontos as duas. As demais provas possuem peso 1 e nota mínima também de 400,00 pontos. A média mínima geral exigida é de 500,00 pontos.
O curso
O curso é dividido em 3 eixos, porém todos eles são embasados nas necessidades sociais em relação a saúde. No eixo 1, intitulado Atenção à Saúde, as disciplinas são orientadas para formar médicos que considerem a interdisciplinaridade: diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e outras que compõem a diversidade humana. A diversidade singulariza cada pessoa e/ou grupo social.
Algumas das disciplinas obrigatórias desse eixo são:
- Suporte Básico de Vida
- Medicina, Ciência e Sociedade
- Psicologia da Saúde
- Semiologia I
- Entrevista Clínica Centrada na Pessoa
- Semiologia II
- Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais
Como eletivas, podemos citar: Fitoterapia Toxicologia Geral e de Alimentos; Humanização dos Cuidados em Saúde; Farmacoepidemiologia; Introdução a Libras; Infectologia e Medicina Tropical; Endocrinologia Feminina e Reprodução Diagnóstico; e Tratamento das Doenças de Mama.
O eixo 2, intitulado Gestão em Saúde é centrado em formar médicos capazes de compreender os princípios, diretrizes e políticas dos sistemas de saúde, a fim de formar participantes das ações de gerenciamento e administração que promovem o bem-estar da comunidade.
Algumas disciplinas obrigatórias que compõem esse eixo são:
- Práticas em Saúde I;
- Medicina, Ciência e Sociedade;
- Práticas em Saúde II;
- Epidemiologia
Como eletivas, podemos citar: Humanização dos Cuidados em Saúde e Farmacoepidemiologia.
Por fim, o eixo 3, intitulado Educação em Saúde, se compromete em formar médicos que se corresponsabilizem pela própria formação inicial, continuada e em serviço. Nas disciplinas desse eixo, a autonomia intelectual e a responsabilidade social são desenvolvidas para que se formem profissionais realmente comprometidos.
Algumas das disciplinas obrigatórias desse eixo são:
- Saúde e Sociedade;
- Medicina, Ciência e Sociedade
- Práticas em Saúde II
- Práticas em Saúde III
Como eletivas, temos Geografia Médica, História da Medicina, Saúde e Espiritualidade, Ultrassonografia na Prática Clínica e Práticas Integrativas na Produção do Cuidado.
Plano Curricular
No plano curricular, como vimos na divisão dos eixos, busca-se maior flexibilidade na formação do estudante, o que lhe dá maior participação no ritmo e na condução do curso. Espera-se que o estudante lide melhor com todas as oportunidades que a Universidade oferece, em termos de atividades acadêmicas (projetos de extensão, representação estudantil, centro acadêmico, estágio, iniciação científica), alinhando as oportunidades com as disciplinas.
A inter-transdisciplinaridade se dá não só na interação com outros campos do saber, mas também nas atividades práticas e nas vivências diversas que os alunos serão inseridos, convivendo com profissionais de diversas áreas de atuação. Ao serem inseridos em ambientes reais, na dinâmica das populações e nos serviços, a exigência de autonomia e responsabilidade para lidar com os problemas é maior.
A organização curricular do curso, relaciona o processo saúde-doença-cuidado do cidadão, da família e da comunidade, possuindo como seu referencial a realidade epidemiológica e profissional local. Essa organização visa integralizar as ações de cuidado em saúde.
Objetivos
O objetivo maior do curso é formar profissionais que possuam uma perspectiva geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. A partir dessas características, ele estará apto para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto individualmente como em coletivamente. E sempre com responsabilidade social e compromisso com a dignidade humana e com a saúde integral do ser humano.
No eixo Atenção à Saúde, os estudantes devem ser capazes de considerar a diversidade, para que assim se concretize o acesso universal e a equidade como direito de cidadania, visualizando o ser com integralidade e humanização.
As disciplinas desenvolverão a empatia, a sensibilidade, o respeito e o interesse perante aos usuários, aos familiares e aos demais membros das equipes de saúde, buscando responder às necessidades sociais. Os cuidados ensinados são pautados em pensamentos críticos embasado pelas melhores evidências científicas.
No eixo Gestão em Saúde, os alunos serão ensinados a compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, para que assim consigam participar e gerenciar um bom atendimento aos usuários, promovendo a qualidade e o bem-estar.
No eixo Educação em Saúde, o aluno aprende a aprender, ou seja, é ensinado a aprender com autonomia e com percepção aguçada, a fim de que sempre busca novas alternativas e meios, deixando a sua formação continuada em foco e em prioridade.
Com o movimento espiral ascendente das disciplinas, ocorre o processo de autonomia da atuação profissional, valoriza-se a capacidade de aprender dos alunos, de criticar, de problematizar e de buscar soluções. As aulas se alternam em aulas expositivas, atividades práticas e autônomas por parte dos estudantes, atividades de orientação dos projetos e seminários envolvendo professores e alunos.