Nessa aula abordamos os conceitos de jusante, montante, foz em delta e estuário, rio meandrante, rio retilíneo, processo de sedimentação dos rios.
A bacia hidrológica pode ser definida como parte do relevo fornecido pelo rio principal, seus tributários e subtributários. O último é um pequeno rio que flui para o meio (rico) e depois para o rio principal. Geralmente, o rio principal é o maior rio na parte do relevo, que foi o que deu nome à bacia hidrológica.
O rio que entra nele constitui o restante da hidrologia regional. Para separar uma bacia de outra área da bacia, usamos a parte mais alta do relevo, que chamamos de divisor de água, porque é nessas áreas que a água flui de uma bacia para outra bacia. Dos elementos que constituem uma bacia hidrológica, nenhum é mais importante ou importante que o outro.
Afinal, é um grupo de rios, e todos eles têm a devida importância para o desenvolvimento da bacia. Elementos da Bacia Hidrográfica Rio principal: o rio mais alto da região definida por relevos. Este rio recebeu o nome de bacia hidrográfica porque é o mais importante porque é mais comumente usado para transporte, agricultura ou produção de energia. Afluentes: o rio do meio do rio principal. Grandes bacias hidrológicas têm múltiplos afluentes nos lados esquerdo e direito dos principais rios.
Divisor de água: a área que delimita a bacia hidrológica, localizada na área mais alta do relevo. Nesta parte, a água é separada e flui para um lado e para o outro lado.