Medicina ou Enfermagem?

By

Nesse post esclarecemos algumas informações sobre o curso de Medicina e sobre o curso de Enfermagem, demonstrando aspectos que podem ter afinidade e outros que se diferenciam. Além disso, respondemos algumas perguntas frequentes de quem tem dúvida sobre qual dos dois escolher.

 

Medicina

O objetivo do curso de medicina é formar profissionais que compreendam o ser humano, o funcionamento do organismo e os sistemas do corpo, entendendo como e porque eles adoecem. Sendo assim, os profissionais devem ser craques em identificar padrões das enfermidades, bem como diferenciá-las uma das outras, para produzir o diagnóstico mais certeiro possível e propor um tratamento adequado.

Por isso, as matérias de anatomia, fisiologia e patologia são as mais importantes do curso, elas dão base para a prática e orientam as decisões. A duração do curso é de 6 anos e ocorrem em período integral.

 

Enfermagem

O maior foco do profissional de enfermagem é o cuidado com os pacientes. É ele quem acompanha o paciente durante todo o tratamento e também quem garante que as prescrições médicas sejam seguidas.

Os cursos de graduação em Enfermagem, não possuem foco em dar diagnóstico e escolher um tratamento, mas sim em administrar a enfermaria. Assim, percebemos uma função administrativa muito forte no curso, pois esses profissionais vão receber os pacientes, escolher o leito que vão ficar, se conectar com os responsáveis pelos medicamentos para tratar os pacientes e diversas outras ações.

É comum que na enfermaria haja mais técnicos de enfermagem do que enfermeiros, pois esses últimos delegam funções para os técnicos e coordenam quando os pacientes vão receber os medicamentos, quando vão fazer exames e outras ações.

É, portanto, o enfermeiro quem presta os primeiros socorros, administra medicamentos, coleta materiais para exames, monitora sinais vitais, faz curativo, afere a temperatura e a pressão, e monitora o progresso/resposta do paciente mediante ao tratamento prescrito.

O curso tem duração de 4 anos e ocorre em meio período.

 

Perguntas frequentes

Fazer Enfermagem elimina muitas matérias de Medicina?

Apesar de serem cursos da área de saúde e terem sim algumas semelhanças, a quantidade de matéria eliminada será bem pouca, basicamente somente as matérias mais gerais, como aprender a fazer anamnese, medir pressão, retirar sangue, etc, serão eliminadas.

É interessante fazer enfermagem antes de medicina?

Não é necessário e nem exatamente recomendado, já que ambos os cursos possuem propostas e objetivos diferentes. O médico tem o objetivo em diagnosticar e o enfermeiro de administrar o cuidado.

Quero ter impacto na vida das pessoas, que curso devo escolher?

Primeiro, lembre-se que todos os cursos da área da saúde têm impacto na vida das pessoas, seja nutricionista, enfermeiro, médico, fisioterapeuta e outros. Assim, a sua escolha deve ser por qual prática você se interessa mais. Por exemplo, o enfermeiro passa o período todo com o paciente, o que gera maior contato, diálogo e interação, enquanto o médico tem um horário específico para visitação, sendo um dos poucos momentos em que interage com o paciente.

Quero muito entrar em alguma universidade! Devo entrar no curso de Enfermagem enquanto estudo para prestar Medicina?

Bom, como falamos, se a intenção for eliminar matéria, não vale tanto a pena. E se o curso de Enfermagem não é a sua escolha definitiva, não há porque deixar a ansiedade falar mais alto, já que dificilmente você conseguirá auxiliar o curso com o estudo para o vestibular. O estudante de medicina deve estar 100% focado no que deseja para alcançar a sua meta, sendo imprescindível que não dispute atenção com outras obrigações.

O mesmo vale para a graduação de enfermaria, já que para o melhor aproveitamento dela é também necessário estar dedicado. Se você estiver estudando para outra coisa, dificilmente internalizará os conhecimentos, aproveitará as aulas, tirará notas boas ou então aprenderá o suficiente.

Médico é melhor que enfermeiro?

Com certeza nem e o mesmo vale para a afirmação “enfermeiro é melhor que médico”. Ambos são extremamente importantes para a área da saúde e para a cura/tratamento do paciente, cada qual em sua função.

É necessário quebrar o preconceito perante os enfermeiros, pois sem eles os médicos certamente não conseguiriam atuar ou então não atuariam de forma eficiente.

 

 

Gostou do nosso post? Continue nos acompanhando!!! 

Deixe um comentário