GRÉCIA
1. (Uefs 2018) Leia o trecho de Odisseia, poema grego composto no final do século VIII a.C.
Tenho uma serva velha, muito compreensiva,
que amamentou e criou o meu pobre marido,
recebendo-o nos braços no dia em que a mãe o deu à luz.
[…]
Anda lá, ó sensata Euricleia, levanta-te agora:
lava os pés de quem tem a idade do teu amo.
(Homero. Odisseia, 2011.)
O trecho apresenta as palavras da rainha Penélope no momento da chegada de Ulisses ao palácio da ilha de Ítaca.
Considerando o conteúdo do trecho e a organização social na Grécia Antiga, pode-se sustentar a;
a) predominância do poder político feminino nas cidades monárquicas.
b) existência de relações escravistas no interior das famílias nobres.
c) natureza pacífica das relações entre gregos e bárbaros.
d) tendência à libertação dos escravos depois da Guerra de Troia.
e) resistência passiva dos trabalhadores estrangeiros nos palácios dos reis.
2. (Pucrs 2018) O processo de colonização e emigração de populações gregas das cidades-estados para as colônias no Mediterrâneo estabeleceu novas relações político-sociais e ocasionou grandes transformações econômicas, tais como o desenvolvimento da construção naval e o crescimento da produção de manufaturas e do comércio marítimo. Em decorrência dessas mudanças na sociedade grega, os armadores, os comerciantes e os artesãos ganharam importância social.
O processo de colonização e de formação de novas cidades-estados gregas ocorreu no período;
a) Clássico.
b) Arcaico.
c) Helenístico.
d) Micênico.
3. (Upe-ssa 1 2018) “(…) aprendemos executando o que temos que executar. Exemplo: homens se tornam construtores construindo e se tornam tocadores de lira tocando lira. É a realização de atos justos que nos torna justos, a de atos moderados que nos torna moderados, a de atos corajosos que nos torna corajosos (…).”
Aristóteles. Ética a Nicômaco. Livro II, cap. I, pág.75. São Paulo: Edipro, 2014. (Adaptado).
Segundo o texto, para Aristóteles, as virtudes são;
a) puramente inatas ao ser humano.
b) frutos do nascimento nobre.
c) oriundas da prática e do exercício.
d) exclusivas dos atenienses.
e) proibidas aos bárbaros.
4. (Unesp 2018) O aparecimento da filosofia na Grécia não foi um fato isolado. Estava ligado ao nascimento da pólis.
(Marcelo Rede. A Grécia Antiga, 2012.)
A relação entre os surgimentos da filosofia e da pólis na Grécia Antiga é explicada, entre outros fatores,
a) pelo interesse dos mercadores em estruturar o mercado financeiro das grandes cidades.
b) pelo esforço dos legisladores em justificar e legitimar o poder divino dos reis.
c) pela rejeição da população urbana à persistência do pensamento mítico de origem rural.
d) pela preocupação dos pensadores em refletir sobre a organização da vida na cidade.
e) pela resistência dos grupos nacionalistas às invasões e ao expansionismo estrangeiro.
5. (Unicamp 2018) Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia.
(Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.)
Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.
a) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.
b) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.
c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
d) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.
6. (Uefs 2018) Uma opinião aceita amplamente é a de que os gregos receberam o alfabeto dos povos fenícios. O nosso próprio alfabeto é derivado do alfabeto grego. Os intermediários foram os etruscos, cuja escrita foi transmitida aos romanos.
(John F. Healey. “O primeiro alfabeto”. In: Lendo o passado, 1996. Adaptado.)
O excerto explicita a existência de;
a) igualdades culturais, linguísticas e políticas entre as sociedades das antiguidades Oriental e Clássica.
b) desenvolvimentos paralelos e independentes dos povos mesopotâmicos, semitas, africanos e greco-romanos.
c) encontros intercivilizacionais e políticos decorrentes da formação do antigo Império Egípcio na Europa e na Ásia.
d) diálogos e trocas culturais transcorridos na região do Mar Mediterrâneo na Antiguidade.
e) vínculos necessários entre difusão de regimes democráticos e formação cultural dos cidadãos.
7. (Fac. Pequeno Príncipe – Medici 2018) Com o surgimento das primeiras cidades – que remontam 12 mil anos atrás – na convivência social e política, começaram a se destacar algumas pessoas, grupos ou famílias em cargos de liderança, surgindo as primeiras instituições políticas, religiosas e administrativas com a função de coordenar os estoques de alimentos, as práticas e cultos religiosos e a defesa da cidade. Com o passar dos anos, esta organização tornou-se mais complexa e assumiu diferentes formas de atuação e modelos políticos.
Sobre as formas políticas desenvolvidas no Ocidente ao longo de sua história, assinale a alternativa CORRETA.
a) O significado da palavra democracia atualmente é o mesmo desde a Grécia antiga.
b) A democracia ateniense, diferente das democracias modernas, era excludente, pois, metecos, escravos, mulheres e crianças não eram considerados cidadãos.
c) A República romana se formou com a ascensão de Júlio Cesar ao cargo de imperador.
d) A construção da modernidade envolveu mudanças na maneira de pensar as relações de poder e a política. As teorias de Bodin e Hobbes defendiam um governo democrático e participativo.
e) Entre os séculos XVII e XVIII, alguns soberanos europeus, por ideologia e pelas crescentes pressões da população, adotaram como prática de governo, uma postura liberal e democrática.
8. (Mackenzie 2018) Durante o governo de Péricles (444-429 a.C.), a cidade-estado de Atenas atingiu seu apogeu e, algumas de suas medidas políticas, ainda, servem como referência ao mundo contemporâneo.
Sobre sua influência na política, é correto afirmar que;
a) foi instituída, por sua iniciativa, a remuneração aos que desempenhavam funções no Estado. Essa seria uma forma de estímulo para que ocorresse maior participação popular no governo.
b) é considerado o fundador da democracia ateniense; pois, ao reforçar o poder naval e as tropas a serviço do Estado, enfraqueceu o prestígio da nobreza, essencialmente guerreira.
c) fortaleceu o poder do Areópago, aumentando sua capacidade de deliberar sobre questões de interesse geral da sociedade, além de poder julgar crimes de sangue e elaborar projetos de lei.
d) foi um grande estadista que, por meio de alianças militares com os países vizinhos, por meio de acordos comerciais, e de tratados sobre livre navegação, estabeleceu os princípios da diplomacia moderna.
e) estendeu os mesmos privilégios concedidos aos hoplitas aos soldados e marinheiros a serviço do Estado, ampliando os princípios democráticos e desenvolvendo o sentimento patriótico.
9. (Upe-ssa 1 2018) “(…) o teatro trágico usava histórias e personagens que todos conheciam e mostrava o que acontecia a esses personagens, de tal forma que, no final, os espectadores entendessem que as histórias da carochinha que lhes contavam, quando eram crianças, expressavam uma espécie de coerência interna no destino do homem, uma experiência simuladora, cujo objetivo era mostrar o caráter necessário de tudo aquilo que acontecera a um tipo de indivíduo socialmente definido (herói, rei, etc.)”.
Eyler, Flávia Maria Schlee. História Antiga: Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 106. (Adaptado).
O trecho fala da função social do teatro trágico em Atenas, que tinha como principal objetivo a;
a) diversão dos cidadãos.
b) incorporação dos estrangeiros à cidade.
c) educação cívica por meio da performance.
d) evolução econômica dos metecos.
e) destruição da moral dos espartanos.
10. (Fuvest 2018) Os Impérios helenísticos, amálgamas ecléticas de formas gregas e orientais, alargaram o espaço da civilização urbana da Antiguidade clássica, diluindo-lhe a substância […]. De 200 a.C. em diante, o poder imperial romano avançou para leste […] e nos meados do século II as suas legiões haviam esmagado todas as barreiras sérias de resistência do Oriente.
P. Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982.
Na região das formações sociais gregas,
a) a autonomia das cidades-estado manteve-se intocável, apesar da centralização política implementada pelos imperadores helenísticos.
b) essas formações e os impérios helenísticos constituíram-se com o avanço das conquistas espartanas no período posterior às guerras no Peloponeso, ao final do século V a.C.
c) a conquista romana caracterizou-se por uma forte ofensiva frente à cultura helenística, impondo a língua latina e cerceando as escolas filosóficas gregas.
d) o Oriente tornou-se área preponderante do Império Romano a partir do século III d.C., com a crise do escravismo, que afetou mais fortemente sua parte ocidental.
e) os espaços foram conquistados pelas tropas romanas, na Grécia e na Ásia Menor, em seu período de apogeu, devido às lutas intestinas e às rivalidades entre cidades-estado.
11. (Espm 2018) Era considerada a engrenagem essen cial para assegurar o bom funcionamento do regime. A tradição afirma que sua ori gem remeteria a Sólon. A partir de Clístenes passou a contar com quinhentos membros sorteados anualmente, à razão de cinquen ta por tribo, entre todos os cidadãos, a par tir de listas estabelecidas em cada demo, a principal função do órgão consistia em pre parar os decretos a serem submetidos ao voto da Assembleia.
(Claude Mossé. Dicionário da Civilização Grega)
O órgão em questão, tratado pelo texto é:
a) a Eclésia, órgão soberano da democracia ateniense;
b) a Helieia, órgão responsável pela justiça na democracia ateniense;
c) a Boulé, órgão que preparava decretos vo tados pela Assembleia dos Cidadãos na democracia ateniense;
d) a Gerúsia, ou Conselho dos Anciãos, ór gão decisório em Esparta;
e) a Ápela, órgão encarregado de preparar projetos, órgão consultivo em Esparta.
Gabarito
Resposta da questão 1:
[B]
A sociedade grega antiga era dividida em, basicamente, três segmentos: cidadãos (eupátridas), metecos e escravos. Esses últimos, geralmente obtidos através de guerras, faziam trabalhos diversificados (agricultura, construções, comércios e domésticos). A “serva”, citada no texto, era uma escrava de uma família rica.
Resposta da questão 2:
[B]
O período arcaico da História grega foi marcado pelo crescimento das cidades-Estado. Tal crescimento caracterizou-se pelo processo de colonização descrito no texto, com a consequente ocupação da região do Mediterrâneo.
Resposta da questão 3:
[C]
Ao afirmar que “aprendemos executando o que temos que executar”, Aristóteles deixa claro que considera que crescemos como pessoa, a ponto de desenvolvermos virtudes, a partir da prática e do exercício. Em outras palavras, aprendemos fazendo.
Resposta da questão 4:
[D]
Sendo a Filosofia o amor pela sabedoria e a busca pelo conhecimento do mundo real, o surgimento da pólis grega e as discussões oriundas desse surgimento, em especial sobre a formação e a organização da vida em sociedade, contribuíram para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga.
Resposta da questão 5:
[C]
A liberdade dos homens, garantida, principalmente, pelo pleno exercício da cidadania, na Grécia Antiga estava atrelada ao fazer política, uma vez que só podia participar da democracia escravista ateniense aqueles que eram considerados cidadãos.
Resposta da questão 6:
[D]
Na Antiguidade, vários povos viveram na região do Mar Mediterrâneo, ou próximos a ela: gregos, romanos, fenícios, etruscos, babilônicos, dentre outros. O que texto mostra é que havia uma troca sociocultural constante entre esses povos. Dessa troca, surgiu, por exemplo, uma mistura alfabética que originou várias escritas.
Resposta da questão 7:
[B]
A democracia escravista ateniense era excludente porque se baseava na cidadania como critério para a participação política na polis. Porém, poucos eram aqueles considerados cidadãos em Atenas: homens, maiores de 21 anos e atenienses natos. Logo, nascidos em outras cidades, filhos de nascidos em outras cidades, mulheres, escravos e crianças não eram cidadãos e não participavam da democracia.
Resposta da questão 8:
[A]
Somente a proposição [A] está correta. “Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Quando se trata de resolver disputas privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém, na medida em que é passível de servir o Estado, é mantido à margem da política por conta da pobreza.” TUCIDIDES (c.460-c. 400 a.C.) História da Guerra do Peloponeso, Livro II, 37. Brasília; Editora Universidade de Brasília, 2001. p.109. Este foi um famoso discurso de Péricles, um grande estadista de Atenas que governou entre 462-429 a.C, institui a mistoforia, uma remuneração paga pelo governo aos cidadãos que serviam à cidade exercendo cargos públicos. Sua proposta era dar aos cidadãos atenienses mais pobres meios financeiros de participarem da política da cidade, já que teriam que abrir mão de atividades econômicas particulares para exercer funções públicas.
Resposta da questão 9:
[C]
O teatro, e várias outras formas de arte, tinha função social educativa na Grécia Antiga. Através de “lições” aprendidas pelos personagens nas peças teatrais, ensinava-se ao público noções de moral, cidadania e política.
Resposta da questão 10:
[D]
A partir da crise do Império Romano, a conhecida Crise do Século III, a preponderância de Roma concentrou-se na sua parte Oriental, uma vez que os efeitos da crise foram mais sentidos no lado Ocidental do Império, que acabou por sucumbir às invasões bárbaras pouco tempo depois.
Resposta da questão 11:
[C]
Estabelecida provavelmente por Sólon, a boulé, cujas reuniões aconteciam no buletório, era uma reunião de cidadãos atenienses previamente escolhidos com a função de deliberar sobre assuntos de interesse comum para Atenas.