LISTA DE EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA RESOLVIDOS – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

By

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

1. (Uerj 2019) Tratado de Versalhes (1919)

PARTE VII
Sanções
Artigo 227

As Potências aliadas ou associadas acusam publicamente a Guilherme II de Hohenzollern, ex-Imperador da Alemanha, por ofensa suprema contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos Tratados.

PARTE VIII
Reparações
Artigo 231

Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados são responsáveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuízos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidadãos, como consequência da guerra que foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados.

Adaptado de cervantesvirtual.com.

O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociações de paz após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A partir do texto, observa-se que no tratado foram instituídas cláusulas para o governo alemão com base no seguinte princípio:

a) belicismo
b) revanchismo
c) integracionismo
d) colaboracionismo

2. (Espm 2018) À noite, arrastando-se pela cratera de projétil e enchendo-a, a lama observa, como um enorme polvo. Chega à vítima. Deita-lhe a sua baba venenosa, cega-a, aperta o círculo à volta dela, enterra-a. Mais um disparo, mais um que se foi… os homens morrem da lama, como morrem de balas, mas é mais horrível. A lama é onde os homens se afundam e – o que é pior – onde afundam suas almas. A lama esconde os galões das divisas, há apenas pobres bestas que sofrem. Vejam, ali, man chas vermelhas num mar de lama – san gue de um homem ferido. O inferno não é o fogo, isso não seria o máximo do sofri mento. O inferno é a lama!

(Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial)

O texto, escrito por soldados franceses, testemunho do que ocorria em 1917, é uma perfeita descrição da:

a) Guerra de movimento;
b) Blitzkrieg;
c) Guerra de trincheiras;
d) Guerra de mentira;
e) Guerra suja.

3. (Mackenzie 2018)

Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final do século XIX: a Belle Époque. Esse período, marcado por um intenso progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para um período de prosperidade e paz.

Todavia, sob a aparente tranquilidade e segurança desse cenário, desenrolavam-se inúmeros fatores de insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914. A respeito dos precedentes que levaram ao conflito mundial, é incorreto afirmar que;

a) a Alemanha, para combater a concorrência comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática, provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados por meio da guerra.
b) apesar de persistirem antigas rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados chineses e africanos.
c) mesmo apresentando um cenário tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório. Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou conhecido como Paz Armada (1870-1914).
d) os países europeus tinham necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o domínio estrangeiro.
e) o atentado de Sarajevo acabou se tornando o estopim para o início da guerra, não tanto pela gravidade do fato em si, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem mutuamente.

4. (G1 – ifsul 2016) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinand, príncipe herdeiro do Império Austro- Húngaro, foi o estopim para um conflito de grandes proporções. A Primeira Guerra (1914-1918) foi marcada por rivalidades imperialistas e pelo choque das potências mundiais.

No ano de 1917,

a) os estadunidenses saíram da Guerra e a União Soviética entrou para combater os franceses no norte europeu.
b) o Brasil declarou guerra aos países do Eixo e enviou a Força Expedicionária Brasileira para combater no norte da Itália.
c) os russos saíram do conflito em virtude da Revolução Bolchevique e os Estados Unidos entraram.
d) a Tríplice Entente foi destruída pela guerra relâmpago, empreendida pelos soviéticos e alemães após a França ter se rendido em Vichy.

5. (Ufrgs 2015) Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo.

I. Caracterizou-se pela chamada “guerra de trincheiras”, que resultou em um nível de mortandade sem precedentes na história europeia, como demonstrado na Batalha do Somme, ocorrida na França.
II. Valeu-se da chamada “guerra química”, com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio, amplamente empregada tanto pela Tríplice Aliança como pela Tríplice Entente.
III. Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental.

 

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

 

6. (Espcex (Aman) 2014) Leia os dois textos abaixo:

TEXTO I

“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”

(VICENTINO, 2007, modificado)

TEXTO II
“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional.
Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”.

(VICENTINO, 2007, modificado)

Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da;

a) Entente Cordiale e da Tríplice Entente.
b) Tríplice Aliança e da Tríplice Entente.
c) Tríplice Entente e da Entente Cordiale.
d) Entente Cordiale e da Tríplice Aliança.
e) Tríplice Aliança e da Entente Cordiale.

 

7. (Pucpr 2017) “O nascimento dos movimentos de unificação não coincidiu com o nascimento do imperialismo; por volta de 1870, o pan-eslavismo já havia se libertado das vagas e confusas teorias dos eslavófilos, e já em meados do século XIX o sentimento pangermânico era corrente na Áustria. Contudo, somente após a triunfal expansão imperialista das nações ocidentais nos anos 80 cristalizaram-se movimentos, seduzindo a imaginação de camadas mais amplas. As nações da Europa central e oriental, que não tinham possessões coloniais e mal podiam almejar a uma presença no ultramar, decidiram então que “tinham o mesmo direito à expansão que os outros grandes povos e que, se não [lhes] fosse concedida essa possibilidade no além-mar, [seriam] forçadas a fazê-lo na Europa”.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 314.

Acerca dos movimentos do pan-eslavismo e do pangermanismo, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Rússia combateu ambos os movimentos, pois tinha interesses imperialistas no leste europeu, dificultados pelo nacionalismo de tais grupos que resistiam a uma possível anexação ao Império Russo.
b) A chamada Crise dos Bálcãs foi resolvida somente após a assinatura do Tratado de Versalhes que separou o antigo Império Austro-Húngaro em diversos países e criou a Iugoslávia, unindo os povos eslavos num mesmo Estado.
c) O Pangermanismo criado no século XIX propunha o estabelecimento de um único Estado reunindo os povos de língua alemã, por isso mesmo, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18) a Alemanha tentou anexar territórios entrando em confronto contra o Império Austro-Húngaro.
d) Movimento nacionalista pela união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, o pan-eslavismo era liderado pelos sérvios e esteve envolvido no estopim da Primeira Guerra Mundial, quando um estudante do movimento assassinou o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa.
e) Tal como o pan-eslavismo, o pangermanismo foi discutido no período pós-guerra, levando à assinatura no Tratado de Versalhes em 1919, quando a Alemanha consegue o direito de anexar territórios a leste, como o Porto de Dantzig.

 

8. (Pucpr 2015) O fim da Primeira Guerra Mundial foi conseguido por armistícios, sendo o primeiro realizado com a Bulgária, em 29 de setembro de 1918, e o último com a Alemanha, em 11 de novembro de 1918. Terminadas as operações militares, os países vitoriosos reuniram-se em janeiro de 1919, na Conferência de Paris, para as decisões que estabelecessem as condições para a paz e para a punição dos países considerados culpados pela guerra. Antes mesmo do fim da guerra, o presidente norte-americano Wilson havia concebido um plano para servir de base às negociações de paz composto por 14 pontos. Baseado na ideia da paz sem vencedores, foi inviabilizado por diversos acordos paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. O principal documento resultante das negociações em Paris foi o Tratado de Versalhes, sobre o qual é CORRETO afirmar:

a) Determinou a ocupação e divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação, administradas pelas potências aliadas. Mais tarde essas zonas de ocupação seriam reunidas em dois Estados alemães, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã, com o objetivo de inviabilizar uma Alemanha que pudesse desestabilizar novamente o cenário político europeu.
b) Considerou a Alemanha culpada pela guerra, criando uma série de determinações que visavam enfraquecer e desmilitarizar esse país. Os alemães perdiam vários territórios e todas as suas colônias e a política de indenizações empurrou o país para uma gravíssima crise econômica, que colaborou para o surgimento de movimentos de extrema direita, como o nazismo.
c) Estabeleceu as bases da nova ordem internacional com todos os países que participaram da Primeira Guerra Mundial. Permitiu a criação das novas fronteiras da Europa Oriental com o reconhecimento de novos países que surgiam da queda dos impérios centrais. Polônia, Iugoslávia, Finlândia, Tchecoslováquia, Hungria, Estônia, Letônia e Lituânia foram os países beneficiados com o Tratado de Versalhes.
d) Favoreceu o isolamento internacional da URSS, em função do temor provocado pela eclosão da Revolução Bolchevique. Os aliados ocidentais tentaram, por meio das disposições do Tratado de Versalhes, afastar a possibilidade de contágio e impedir que a revolução fosse exportada para outras regiões da Europa, notadamente aquelas mais prejudicadas pela destruição decorrente da guerra e da crise econômica do início dos anos 1920.
e) Previu a criação de fundos econômicos, como o Plano Young, que disponibilizavam recursos econômicos para os países beligerantes que tiveram sua infraestrutura econômica destruída pelo conflito e que possibilitariam uma recuperação dos meios de produção mais rápida, impedindo que a insatisfação popular possibilitasse o avanço da revolução socialista.

 

9. (Acafe 2018) Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) As rivalidades imperialistas originárias desde o século XIX entre ingleses e alemães também contribuíram para a formação de alianças militares distintas.
b) Os russos, que faziam parte da Tríplice Entente, assinaram um armistício com os alemães e retiraram-se da guerra por causa da revolução que acontecia em seu território.
c) A Questão da Bósnia-Herzegovina, que tinha os sérvios e austríacos como aliados, desencadeou a Questão Balcânica quando os alemães invadiram Sarajevo.
d) Os Estados Unidos da América entraram militarmente na guerra em 1917, ao lado da Tríplice Entente. Esta participação estadunidense foi determinante para o término da guerra em 1918.

 

10. (Pucrj 2018) Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa correta:

a) O conflito pode ser considerado uma guerra civil europeia, uma vez que o conflito ocorreu apenas em território europeu.
b) Foi a primeira guerra a utilizar modernas armas de destruição em massa, resultando no abandono de formas tradicionais de luta.
c) Ideologicamente, foi um conflito marcado pela cisão entre países alinhados a um projeto conservador e aqueles que apoiavam o socialismo.
d) A Primeira Guerra pode ser definida como um conflito imperialista, pois a maior parte das ações bélicas ocorreu em território colonial.
e) A Primeira Guerra Mundial redefiniu as fronteiras europeias, abalou tradicionais estruturas políticas e permitiu a concretização de novos projetos ideológicos.

 

Gabarito

Resposta da questão 1:
[B]

Somente a proposição [B] está correta. O Tratado de Versalhes de 1919, sem dúvida alguma, responsabilizou a Alemanha como a maior culpada pela Grande Guerra Mundial, 1914-1918. Nesse sentido, o tratado adotou o princípio do revanchismo, cabendo a Alemanha arcar com os prejuízos, devolver territórios, desmilitarizar, indenizar, entre outras.

 

Resposta da questão 2:
[C]

A guerra de trincheiras foi a principal forma de desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial. O texto faz referência aos momentos nos quais, devido, principalmente, às chuvas, as trincheiras eram inundadas e tomadas por lama, levando os soldados entrincheirados à morte.

 

Resposta da questão 3:
[A]

Somente a proposição [A] está correta. A Alemanha teve uma unificação política tardia, e como consequência, uma industrialização tardia, chegando atrasada na corrida imperialista, conquistando poucos territórios. Países como Inglaterra e França conquistaram muitas colônias na África, Ásia e Oceania. Exatamente no contexto do Imperialismo/Neocolonialismo, havia um grande otimismo em relação ao progresso, ciência e as invenções, diversas feiras de indústria surgiram para mostrar as novidades, era a “Belle Epoque”.

 

Resposta da questão 4:
[C]

Somente a alternativa [C] está correta. A questão remete à Primeira Guerra Mundial, 1914-1918. O ano de 1917 foi muito importante neste grande conflito. Por estratégias econômicas, os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente e a Rússia saiu do mesmo conflito devido à Revolução Bolchevique de outubro de 1917.

 

Resposta da questão 5:
[E]

As três afirmativas estão corretas. Guerra de Trincheiras, Guerra Química e Guerra Aérea foram utilizadas no curso da Primeira Guerra.

 

Resposta da questão 6:
[B]

As vésperas da I Grande Guerra Mundial, dois blocos de força se formaram, contrários entre si: a TRÍPLICE ALIANÇA (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e a TRÍPLICE ENTENTE (França, Inglaterra e Rússia).

 

Resposta da questão 7:
[D]

Somente a proposição [D] está correta. O fragmento do texto da pensadora sobre política Hannah Arendt em sua obra Origens do Totalitarismo aponta para o nacionalismo forte materializado no pan-eslavismo e pangermanismo que contribuíram muito para a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 quando um estudante sérvio chamado Danilo Príncipe assassinou o herdeiro do trono austro-húngaro Francisco Ferdinando considerado o estopim para o início da Primeira Guerra.

 

Resposta da questão 8:
[B]

O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha a maior culpada pela Primeira Guerra e estabeleceu uma série de punições e sanções ao Estado alemão, como: devolução de territórios conquistados, pagamento de indenizações aos vencedores, fechamento das fábricas de material bélico e diminuição das fileiras militares. Essas punições deixaram a Alemanha em grave crise política e financeira.

 

Resposta da questão 9:
[C]

A Sérvia não era aliada do Império Austro-Húngaro. A Sérvia pretendia formar a “Grande Sérvia” anexando a Bósnia Herzegovina, mas o Império Austro-Húngaro conquistou a região antes impedindo a formação da “Grande Sérvia”. A alternativa [C] está correta.

 

Resposta da questão 10:
[E]

A Primeira Guerra provocou a formação de blocos rivais de países – Tríplice Aliança e Tríplice Entente – que, ao fim e ao cabo, tinham como principal objetivo a ampliação territorial visando ganhos comerciais. Por isso, no Tratado que pôs fim ao conflito, cláusulas de modificação territorial, que levaram, inclusive, à desintegração política de alguns Impérios, fizeram-se presentes.

Deixe um comentário