LISTA DE EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA RESOLVIDOS – ILUMINISMO

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ILUMINISMO

1. (Famerp 2018) No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos;

a) do liberalismo, que dispensou a regulamentação da economia pelo Estado.
b) do utilitarismo, que defendeu a produção especializada de objetos de consumo.
c) do corporativismo, que propôs a organização da sociedade em grupos econômicos.
d) do socialismo, que expôs a contradição entre produção e apropriação de riqueza.
e) do mercantilismo, que elaborou princípios de protecionismo econômico.

 

2. (Enem 2017) Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo.

FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a;

a) modernização da educação escolar.
b) atualização da disciplina moral cristã.
c) divulgação de costumes aristocráticos.
d) socialização do conhecimento científico.
e) universalização do princípio da igualdade civil.

 

3. (Unicamp 2018)

A ilustração anterior, com Marie Lavoisier representada à direita, foi produzida nas últimas décadas do século XVIII, e mostra uma experiência para entender a fisiologia da respiração e o papel do oxigênio nela. Considerando o contexto histórico e o seu conhecimento de química, assinale a alternativa correta.

a) No século XVIII, Marie Lavoisier, como outras mulheres, não participava da produção do conhecimento científico. Por outro lado, seu marido, Antoine Lavoisier, ficou famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria.
b) A Revolução Francesa favoreceu cientistas e intelectuais franceses independentemente de suas posições ideológicas e das questões de gênero. É o caso de Marie Lavoisier e de Antoine Lavoisier, este último famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas.
c) No século XVIII, as mulheres participavam da produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas.
d) A Revolução Francesa garantiu às mulheres a cidadania e a participação na produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria.

 

4. (Usf 2018) Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.

Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15543/15543_3.pdf>. Acesso em: 12/09/2017.

Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que;

a) o liberalismo econômico deu ênfase à economia mercantilista, na qual o Estado seria responsável pela regulamentação de preços e mercados para evitar abusos que prejudicariam a população.
b) a Escola Fisiocrata sustentou a ideia de que existem leis naturais regendo a sociedade, mas que poderiam ser alteradas pelo bem da humanidade, e, além disso, defendeu que a indústria e o comércio seriam responsáveis pela riqueza de uma nação.
c) as ideias defendidas por John Locke, na obra O contrato social, afirmam que o soberano deve conduzir o Estado de forma democrática, de acordo com a vontade do povo.
d) o Despotismo Esclarecido, ligado à associação entre as ideias das luzes e o poder absolutista dos reis, foi aplicado com ênfase em todos os Estados europeus no início do século XVIII, resultando no nascimento de dezenas de monarquias parlamentaristas.
e) o Iluminismo combateu o mercantilismo, o tradicionalismo religioso herdado da Idade Média e a divisão da sociedade em estamentos.

 

 

5. (G1 – cps 2018) Brasília foi inaugurada em 1960, poucos anos depois do início de sua construção. Planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a nova capital do Brasil foi estruturada a partir de dois grandes eixos que se cruzam: o Eixo Rodoviário, em torno do qual estão as áreas residenciais, e o Eixo Monumental, onde se localizam os órgãos governamentais e culturais. Em uma das extremidades do Eixo Monumental, encontra-se a Praça dos Três Poderes.

O nome dessa praça faz referência à teoria;

a) da divisão das responsabilidades sobre o país que, com a Constituição de 1891, definiu que o presidente, os governadores e os prefeitos exerceriam o poder de forma compartilhada.
b) do Estado tripartido, de origem medieval, que definia as funções que deveriam ser desempenhadas pela nobreza, pela burguesia e pelos trabalhadores em benefício da sociedade.
c) da organização da república, proposta por Platão, em que o presidente, o povo e os deputados debatem a respeito do funcionamento da sociedade.
d) do Estado moderno europeu, segundo a qual o Senado, a Câmara e a Presidência da República exercem os poderes conferidos pela população por meio do voto direto e secreto.
e) da separação dos poderes, proposta por Montesquieu, em que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário devem exercer os seus poderes de forma independente e equilibrada entre si.

 

6. (Espcex (Aman) 2018) As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira.

 

a) Jean-Jacques Rousseau
b) Adam Smith
c) François Quesnay
d) Vicent de Gournay
e) Nicolau Maquiavel

 

7. (Upf 2018) Entre os séculos XVI e XVIII, ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental, muitas delas presentes na sociedade ocidental contemporânea.

Sobre essas transformações, leia as seguintes afirmações:

I. O Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.
II. As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre elas, a de que o Estado não possui poder ilimitado e nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.
III. A federalização política é compatível com a democracia orgânica, portanto, se não houver centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
IV. A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações.
V. O Estado, simples guardião da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades públicas e as propriedades dos cidadãos.

Está correto apenas o que se afirma em;

a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) I, II e III.
d) II e IV.
e) I e III.

 

8. (Enem PPL 2017) Os direitos civis, surgidos na luta contra o Absolutismo real, ao se inscreverem nas primeiras constituições modernas, aparecem como se fossem conquistas definitivas de toda a humanidade. Por isso, ainda hoje invocamos esses velhos “direitos naturais” nas batalhas contra os regimes autoritários que subsistem.

QUIRINO, C. G.; MONTES, M. L. Constituições. São Paulo: Ática, 1992 (adaptado).

O conjunto de direitos ao qual o texto se refere inclui;

a) voto secreto e candidatura em eleições.
b) moradia digna e vagas em universidade.
c) previdência social e saúde de qualidade.
d) igualdade jurídica e liberdade de expressão.
e) filiação partidária e participação em sindicatos.

 

 

9. (Upe-ssa 2 2017) Pode o alemão, neste momento em que sem fama sai da sua guerra cheia de lágrimas […] pode ele ter orgulho e alegria do seu nome? […] Sim, ele pode! […] O reino alemão e a nação alemã são duas coisas distintas. A majestade dos alemães jamais descansou sobre a fronte de seus nobres. O alemão abriu seu próprio caminho separado da política, e ainda que o império ruísse, a dignidade alemã permanecia intocada… Ela é uma grandeza de costumes…

SCHILLER, Friedrich. Grandeza alemã. APUD: SAFRANSKI, Rüduger. Romantismo: uma questão alemã. São Paulo: Estação Liberdade, 2010, p. 163. (Adaptado).

O texto aponta a principal característica do romantismo alemão, que esteve fundamentalmente expresso na;

a) cultura.
b) religião.
c) política.
d) economia.
e) sociedade.

 

10. (Ufjf-pism 2 2017) A partir do final do século XVIII, as novas regras e condutas burguesas passaram a ganhar popularidade. As intimidades fisiológicas, atitudes à mesa, comportamento de homens e mulheres eram algumas dessas maneiras que indicavam civilidade. Os manuais de “bom-tom” fizeram um certo sucesso no século seguinte, sobretudo no que se refere aos papéis sociais dos indivíduos. Tais papéis foram incorporados, paulatinamente, pela população europeia.

Em relação a essas novas normas de conduta relativas ao comportamento de homens e mulheres, assinale a resposta CORRETA:

a) o mundo das mulheres deveria estar restrito ao lar, podendo se dedicar à música e ao bordado, enquanto os homens teriam que entender de política e finanças.
b) as mulheres burguesas deveriam se comportar de forma emancipada, esforçando-se para se inserir no mercado de trabalho competitivo com os homens.
c) os homens e mulheres detinham os mesmos papéis sociais, devendo se comportar de forma similar em todas as atividades sociais.
d) as regras de comportamento entre mulheres e homens na sociedade burguesa europeia foram aderidas somente entre os camponeses e pobres, sendo considerados os detentores de civilidade.
e) a hierarquia entre homens e mulheres não faziam parte dos rituais e regras de civilidade burguesa do século XIX.

 

11. (Udesc 2017) “Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e até aos próprios deveres. Não há nenhuma reparação possível para quem renuncia a tudo. Tal renúncia é incompatível com a natureza do homem. Assim, seja qual for o lado por que se considerem as coisas, o direito de escravizar é nulo, não somente porque ilegítimo, mas porque absurdo e sem significação. As palavras escravidão e direito são contraditórias; excluem-se mutuamente.

Jean-Jacques Rousseau. O Contrato Social.

O livro O contrato Social, escrito por Rousseau e lançado em 1762, apresenta ideias que confluem com as lutas por “liberdade, igualdade e fraternidade”, conhecido lema da Revolução Francesa.

Com base na citação de Rousseau – O Contrato Social, assinale a alternativa correta a respeito das relações entre a Revolução Francesa e a prática da escravidão.

a) Um dos princípios da Revolução Francesa, a igualdade, está previsto na Declaração dos direitos do homem e do cidadão. Por este motivo, a partir de 1791, a escravidão, em todas as suas formas, foi abolida e jamais restabelecida nas colônias francesas.
b) Ainda que o posicionamento dos revolucionários fosse homogêneo, no que diz respeito ao fim da escravidão, esta foi abolida apenas em 1791, com a assinatura de um tratado entre Napoleão e o líder haitiano Toussaint Louverture. Após a assinatura deste tratado, a escravidão jamais foi restabelecida em uma colônia francesa.
c) A defesa da liberdade e as lutas pelo fim da escravidão eram pautas bastante cômodas para os revolucionários franceses, pois a França nunca contou com pessoas escravizadas em suas colônias.
d) Os posicionamentos dos revolucionários a respeito da escravidão eram relativamente contraditórios. Apesar das preleções de Rousseau, alguns grupos defendiam, primeiramente, apenas o fim do tráfico negreiro. As lutas pela abolição da escravidão e a independência do Haiti, concretizada apenas em 1804, são representativas destas contradições.
e) Como a obra não cita as mulheres, pode-se concluir que Jean-Jacques Rousseau era um defensor da escravidão apenas para as mulheres.

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Um pensamento liberal moderno, em tudo oposto ao pesado escravismo dos anos 1840, pode formular-se tanto entre políticos e intelectuais das cidades mais importantes quanto junto a bacharéis egressos das famílias nordestinas que pouco ou nada poderiam esperar do cativeiro em declínio.

(BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 224)

 

12. (Puccamp 2017) Faz parte das características do pensamento liberal europeu, no século XIX, a defesa;

a) da liberdade de imprensa e de ações afirmativas visando à reparação estatal a grupos discriminados.
b) da distribuição equitativa de riquezas e do estado de bem-estar social.
c) do livre cambismo e do direito à propriedade privada.
d) da liberdade de culto e do mutualismo.
e) da nacionalização dos meios de produção e da doutrina do destino manifesto.

Gabarito

Resposta da questão 1:
[A]

Somente a alternativa [A] está correta. O pensamento de Adam Smith até hoje é uma referência para o liberalismo, que vê na liberdade econômica um dos princípios de ordenamento da sociedade.

 

Resposta da questão 2:
[E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O pensamento citado no comando da questão pertence ao Iluminismo, filosofia na qual racionalismo, liberalismo, naturalismo e igualdade civil eram exaltados e defendidos, em oposição clara ao Antigo Regime.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Podemos dividir os direitos de cidadania em três tipos: civis, políticos e sociais. No contexto europeu, podemos dizer que os primeiros a serem universalizados foram os civis, e isso se iniciou justamente no período histórico que o texto da questão analisa. Assim, os legisladores da época se preocupavam com a questão da propriedade, da liberdade e da igualdade, mas ainda não com o sufrágio universal (direitos políticos) nem com a universalização do ensino (direitos sociais).

 

Resposta da questão 3:
[C]

Antoine Lavoisier é considerado o pai da Química moderna. Coube a ele, dentre outros feitos, a descoberta e a nomeação do Oxigênio como elemento químico. Boa parte dos seus estudos e experiências foram feitos com o auxílio de sua esposa, Marie. Isso se deveu ao crescimento da participação das mulheres nas sociedades europeias a partir do século XVIII.

 

Resposta da questão 4:
[E]

Somente a alternativa [E] está correta. O Liberalismo econômico defendido por Adam Smith criticou o Mercantilismo. A Escola Fisiocrata defendeu que a riqueza vem da natureza, da agricultura. A indústria apenas transforma e o comércio distribui enquanto a natureza gera riqueza. A obra “O Contrato Social” foi escrita por Rousseau. O objetivo do Despotismo Esclarecido era utilizar algumas ideias Iluministas para preservar o Estado Absolutista. O movimento Iluminista criticou o Antigo Regime, isto é, absolutismo, mercantilismo, sociedade estamental e defendeu a ideia de igualdade civil e liberdade de expressão, religiosa, entre outras ideias importantes.

 

Resposta da questão 5:
[E]

Somente a proposição [E] está correta. Em meados do século XVIII, o filósofo francês Montesquieu escreveu a obra “O Espírito das Leis” um clássico dentro do eixo temático vinculado à Política. Neste livre, o pensador critica o absolutismo e a centralização do poder e defende a divisão do poder em três partes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que devem atuam de maneira equilibrada e independente.

 

Resposta da questão 6:
[A]

Por eliminação, o único filósofo político do Iluminismo presente nas alternativas é Rousseau. Smith, Quesnay e Gournay, iluministas também, desenvolveram teorias no campo da Fisiocracia, a política econômica do Iluminismo. E Maquiavel foi um teórico do Absolutismo, não do Iluminismo.

 

Resposta da questão 7:
[D]

Gabarito Oficial: Anulada
Gabarito GABARITAGEO [D]

A afirmativa [I] está incorreta porque o Liberalismo Econômico defendia que a riqueza das sociedades seria produzida a partir da não intervenção do Estado na economia, o que, por si só, já ia de encontro às manutenções dos monopólios comerciais;
A afirmativa [III] está incorreta porque a federalização política é contrária à centralização de poder;
A afirmativa [V] está incorreta porque dentre os ideais políticos surgidos entre os séculos XVI e XVIII nenhum defendia o chamado Estado mínimo. Apesar de criticar os excessos de poder, os novos ideais defendiam uma reformulação do Estado (como a divisão do Poder em três esferas), mas não sua diminuição.

 

Resposta da questão 8:
[D]

Na luta contra o Absolutismo, o Iluminismo surgiu como o principal movimento revolucionário. Combatendo as injustiças do Antigo Regime, como a concentração de poder nas mãos dos monarcas e o Direito Divino dos Reis, os filósofos iluministas criaram teses que defendiam a igualdade de todos perante a lei, a soberania dos povos e o direito de livre expressão das pessoas.

 

 

Resposta da questão 9:
[A]

Somente a alternativa [A] está correta. O texto do escritor alemão Friedrich Schiller aponta exatamente para o campo da cultura quando afirma que “o alemão abriu seu caminho separado da política”, ou seja, o reino alemão (política) é distinto da nação alemã (cultura). O Romantismo Alemão surgiu no final do século XVIII, valorizando as raízes culturais desta nação como sugere Schiller.

 

Resposta da questão 10:
[A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete à questão de gênero, ou seja, um padrão de comportamento para homens e mulheres ao longo da modernidade. Homens e mulheres possuíam papeis sociais distintos na organização social, ao universo feminino cabia o trabalho doméstico e aos homens (“dotados de racionalidade”) cuidar das finanças e das decisões de cunho político. Pouca coisa tinha mudado em relação ao padrão de comportamento social da Grécia e Roma antiga.

 

 

Resposta da questão 11:
[D]

A despeito da influência iluminista e da importância histórica da Revolução Francesa, algumas exclusões sociais foram mantidas pelos revolucionários franceses. As mais marcantes, com certeza, foram a exclusão da cidadania às mulheres e o não apoio à abolição imediata da escravidão, na França e nas Colônias francesas na América.

 

 

Resposta da questão 12:
[C]

Dentre as bases do pensamento iluminista está a fisiocracia, política econômica que defendia a não intervenção estatal na economia e a autorregulação do mercado. Nesse sentido, o livre cambismo e o direito à propriedade privada também eram defendidos pelo pensamento liberal.

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