FORMAÇÃO DE RELEVO COM EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

By

Formação de Relevo

Os diferentes tipos de relevo são formados a partir da combinação de diversos agentes que irão predominar em cada lugar a depender das condições físico-naturais de sua localização.

Basicamente o relevo é formado a partir da ação de agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). Os agentes internos são compostos por:

1. Tectonismo
2. Vulcanismo

Apesar do vulcanismo fazer parte dos movimentos tectônicos, os separamos apenas para facilitar o entendimento desses processos. Assim, podemos dividir as ações provenientes do tectonismo em:

Orogênese: “oro” significa “montanha” e “gênese” significa “formação”. É o processo que forma grandes montanhas,
como a cordilheira do Himalaia. Está relacionado aos dobramentos modernos, ou seja, zonas de limite de placas
tectônicas.

Epirogênese: é o movimento lento de subida e descida de grandes partes da crosta e de acomodações isostáticas.
Falhamento: é formado a partir de fraturas na crosta com deslocamento de grandes blocos de rocha no sentido vertical ou horizontal.

O vulcanismo, por sua vez, forma relevo a partir da erupção e solidificação do magma em superfície. O magma na superfície é chamado de lava. Esse fenômeno está muito associado à formação de ilhas, como as ilhas que compõem o Havaí (EUA), o arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), a Islândia ou ainda Trindade (Vitória-Brasil).

Os fatores exógenos são aqueles que atuam na superfície terrestre. São responsáveis pelos processos erosivos (desgaste), intemperismo, transporte e sedimentação.

São agentes externos:

● os ventos (erosão eólica)
● as águas da chuva (erosão pluvial)
● as águas dos rios (erosão fluvial)
● as geleiras (erosão glacial)
● as águas do mar (erosão marinha)

 

O intemperismo pode ser físico, químico ou biológico e diz respeito ao conjunto de fenômenos que degradam e enfraquecem as rochas (decomposição e desintegração).

Por meio do processo de formação de relevo, podemos falar de alguns tipos de relevo principais: as grandes montanhas, planícies, planaltos e depressões. As montanhas são grandes elevações da superfície terrestre e são formadas pelos agentes internos do relevo. São exemplos de montanhas: Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Canadá e EUA), Himalaia (Ásia), Andes (Chile).

Como o terreno do Brasil é muito antigo, o que significa que não temos grandes influências do processo de renovação da crosta devido às placas tectônicas, aqui predominam os agentes externos mais do que os internos. Desta forma, não dizemos que no Brasil há grandes montanhas fruto de dobramentos modernos, apesar “montanhas” bem antigas, que já foram muito desgastadas, como as serras.

Os planaltos são formas de relevo que costumam ter mais de 300m de altitude e que foram muito desgastadas pelos agentes externos de formação do relevo. Podem ter diferentes formas, como Serras, Chapadas ou Morros.

As planícies são superfícies mais planas e com baixas altitudes. São áreas de deposição dos materiais que vêm de áreas mais elevadas. Podem ser Costeiras (mar), Fluviais (rios), Glaciais (gelo) ou Lacustres (lagos).

As depressões são áreas relativamente planas e com menores altitudes em relação à área ao seu redor. Podem ser absolutas quando estão abaixo do nível do mar ou relativas quando está acima desse nível. Podem se formar a partir de agentes exógenos ou endógenos do relevo.

Questões

1) FMTM – Considere os itens a seguir para responder à questão.

I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria-se e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa;
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais;
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos;

Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que;

a) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
b) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
c) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
d) apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
e) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.

2) UFPR – Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, julgue com V ou F as afirmativas a seguir:

I. ( ) O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química.
II. ( ) O intemperismo físico é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido que nas regiões de clima quente e seco.
III. ( ) O intemperismo químico é bem menor nas regiões de clima quente e úmido que nas de clima quente e seco.
IV. ( ) A tendência geral dos rios é escavar o seu leito até que todo o seu curso atinja uma altitude muito próxima à de sua foz ou de seu nível de base.

a) F, F, F, V
b) V, F, F, V
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V

3) ENEM

A causa da formação do curso-d’água encachoeirado, tal como ilustrado na imagem, é a:

a) deposição de fragmentos rochosos.
b) circulação das águas em redemoinho.
c) quantidade de material sólido transportado.
d) escavação de caldeirões pelo turbilhonamento.
e) diferente resistência à erosão oferecida pelas rochas.

GABARITO

1-B
Os agentes internos são aqueles que estão relacionados os processos que ocorrem em subsuperfície, também chamados endógenos. Já os externos ocorrem sobre a superfície e costumam esculpir (desgastar) o relevo.

2-A
I está incorreta pois no intemperismo físico ocorre desagregação da rocha e sua redução por decomposição. A II está incorreta pois nas regiões descritas prevalece o intemperismo químico. A III está incorreta pois nessas regiões a
ação das águas junto ao calor vai alterando a composição das rochas.

3-E
As rochas oferecem diferentes resistências aos processos erosivos a depender de sua composição, o que cria formas de relevo específicas a depender da forma como reagem à erosão.

Deixe um comentário