EXERCÍCIOS RESOLVIDOS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

By

História Geral
Primeira Guerra Mundial

1. (Espm 2016) 24 de abril de 2015. Apesar do prenúncio de chuva que ameaçava cair em Everan, capital da Armênia, país da Europa Oriental, centenas de milhares de pessoas compareceram à cerimônia realizada no Memorial às Vítimas do Genocídio Armênio para reverenciar a lembrança de cerca de 1 milhão e quinhentos mil mortos em um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea.

(Revista Leituras da História)

O genocídio armênio, tratado no texto como um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea, ocorreu durante:

a) a Guerra da Crimeia;
b) a Primeira Guerra Mundial;
c) a Segunda Guerra Mundial;
d) a Guerra do Afeganistão;
e) a Guerra do Iraque.

 

2. (Uece 2016) No que diz respeito à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto afirmar que;

a) com a eclosão do conflito, em 1914, o governo brasileiro foi obrigado a intervir, logo em 1915, em virtude dos ataques à costa brasileira.
b) o Brasil participou ativamente do início ao final do conflito, em virtude das pressões que sofreu da Inglaterra, de quem era aliado desde o início do século XIX.
c) submarinos alemães torpedearam vários navios brasileiros, porém, após o torpedeamento do paquete Paraná em 1917, o Brasil entrou definitivamente no conflito.
d) o Brasil participou do conflito realizando operações de patrulhamento no Atlântico Sul e enviando matéria-prima e suprimentos aos aliados.

 

3. (G1 – ifce 2016) Apresenta uma causa da Primeira Guerra Mundial;

a) a queda da Bolsa de Nova York e as consequências para o mercado internacional.
b) a invasão da Polônia.
c) a forte tensão entre os países industrializados que disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias-primas.
d) a assinatura do Tratado de Versalhes e suas consequências para a Alemanha.
e) a propagação das ideias socialistas.

 

4. (Pucrj 2016) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) produziu importantes desdobramentos em todas as regiões do globo. Sobre esses desdobramentos, nos países da América Latina, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os Estados Unidos perderam seu lugar hegemônico, abrindo espaço para que outra potência vitoriosa, a Grã-Bretanha, ampliasse sua influência sobre a América Latina.
b) Apesar de a maioria da população latino-americana ainda viver no campo, o acelerado crescimento de algumas cidades demonstrava seu ingresso na modernidade com carros, bondes, telefones e iluminação elétrica das ruas.
c) A maior parte dos países da região passou por um processo de desaceleração da industrialização, permanecendo a produção agrária para exportação como dominante na economia.
d) A modernização econômica trouxe à cena política novas forças sociais e uma grande concentração de operários nos centros urbanos que, organizados em sindicatos, se pautavam por diretrizes liberais, anarquistas e comunistas.
e) O fluxo migratório iniciado nas décadas finais do século XIX se intensificou com a chegada à América Latina de milhares de imigrantes vindos da Itália, da Espanha, da Europa Central, da China, dos EUA e do Japão.

 

5. (Ufpr 2016) Leia abaixo a definição de “refugiado”:

De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiadas as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiadas as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

(Agência da ONU para refugiados (ACNUR). Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/>.)

Sobre eventos históricos referentes à existência de refugiados na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa.
2. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina.
3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.
4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

 

6. (G1 – ifsul 2016) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinand, príncipe herdeiro do Império Austro- Húngaro, foi o estopim para um conflito de grandes proporções. A Primeira Guerra (1914-1918) foi marcada por rivalidades imperialistas e pelo choque das potências mundiais.

No ano de 1917,

a) os estadunidenses saíram da Guerra e a União Soviética entrou para combater os franceses no norte europeu.
b) o Brasil declarou guerra aos países do Eixo e enviou a Força Expedicionária Brasileira para combater no norte da Itália.
c) os russos saíram do conflito em virtude da Revolução Bolchevique e os Estados Unidos entraram.
d) a Tríplice Entente foi destruída pela guerra relâmpago, empreendida pelos soviéticos e alemães após a França ter se rendido em Vichy.

 

7. (Uece 2016) O Império Otomano foi um dos mais longos e duradouros da história. Seu apogeu, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII sob o reinado de Solimão, o Magnífico, era então um império multiétnico, multicultural e plurilinguístico, que se estendia dos confins do Império Sacro Romano, nas periferias de Viena e da Polônia, ao norte, até o Yemen e a Eritreia, ao sul; da Algéria, a oeste, até o Azerbaijão e, a leste, controlando grande parte dos Balcãs, do Oriente Próximo e do Norte da África. Constantinopla era a sua capital e mantinha um rigoroso controle no Mediterrâneo. Foi o centro das relações entre o Ocidente e o Oriente por quase cinco séculos. Durante a Primeira Guerra Mundial, aliou-se à Alemanha, ao Império Austro-húngaro e ao Reino da Bulgária, e foi duramente abatido até ser desintegrado por vontade dos vencedores. Esse império foi controlado pelos;

a) persas.
b) romanos.
c) turcos.
d) alemães.

8. (Uece 2016) Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo quadrienal que prevê a competição entre os melhores atletas do mundo em diferentes modalidades esportivas. Esses jogos são inspirados nos antigos jogos que aconteciam na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, nos quais competiam os melhores atletas gregos. No final do século XIX, o Barão Pierre de Courbetin, teve a ideia de organizar jogos símiles àqueles da Grécia; assim, os primeiros jogos ocorreram em Atenas no ano de 1896. No decorrer do século XX, os Jogos Olímpicos não ocorreram em três ocasiões, quais sejam:

a) em 1916, 1940 e 1944, por causa de guerras mundiais.
b) em 1972, 1996 e 2002, por causa de atentados terroristas.
c) em 1960, 1976 e 1984, por causa da crise petrolífera.
d) em 1929, 1952 e 1964, por causa da quebra da bolsa de valor.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto a seguir para responder às questões abaixo.

Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial “a guerra para acabar com todas as guerras”.

(Richard Bessel. Alemanha, 1945, 2010. Adaptado.)

9. (Unesp 2016) Entre os fatos que poderiam confirmar a interpretação, oferecida pelo texto, sobre a atitude de franceses e britânicos depois da Primeira Guerra Mundial, pode-se incluir;

a) a participação em um organismo internacional para a mediação de conflitos e o pacifismo que marcou a reação da França e da Grã-Bretanha à ascensão do nazismo.
b) o fim da corrida armamentista entre as potências do Ocidente e do Leste europeu e a eliminação dos arsenais alojados na Europa, na Ásia e no Norte da África.
c) a repressão imediata e violenta, por França e Grã-Bretanha, a todos os projetos belicosos e autoritários que surgiram na Europa ao longo dos anos 1920 e 1930.
d) o acordo para a constituição de uma polícia internacional, que vigiasse as movimentações militares das grandes potências e fosse coordenada por um país não europeu, os Estados Unidos.
e) a liberação, pela França e pela Grã-Bretanha, no decorrer das décadas de 1920 e 1930, de todas as suas colônias, para evitar o surgimento de guerras de emancipação nacional.

10. (Ucs 2015) Em 1991, ocorreu um dos mais significativos fatos da história recente: a extinção da União Soviética. Sobre esse fato histórico, é correto afirmar que;

I. o estadista Mikhail Gorbatchev, em 1985, assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com ideias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika e a glasnost.
II. a perestroika visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost (transparência) estabelecia algumas liberdades políticas e direitos individuais.
III. a implantação dessas medidas trouxe uma série de consequências, como, por exemplo, a declaração da independência de países que compunham a antiga URSS, tais como a Letônia, a Estônia e a Lituânia.

Das proposições acima,

a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

Gabarito:

Resposta da questão 1:
[B]

O genocídio ou holocausto armênio teve início em 1915 – durante a Primeira Guerra – e perdurou nos anos seguintes. A morte de cerca de 1,5 milhão de armênios foi promovida pelo governo Otamano através de massacres, alistamentos forçados no Exército, realização de trabalhos forçados e deportações para o deserto sírio.

Resposta da questão 2:
[D]

A participação brasileira na Primeira Guerra ocorreu de maneira indireta, tendo o Brasil, principalmente, enviado médicos, enfermeiros e suprimentos para o front de batalha.

Resposta da questão 3:
[C]

A questão remete às causas da Primeira Guerra Mundial, 1914-1918. Entre as motivações da grande guerra estão a corrida imperialista entre as potências capitalistas industrializadas que foram em busca de mercado consumidor, matéria prima, investir capital, escoar o excedente populacional. O estopim da Primeira Guerra Mundial foi o atentado ao príncipe herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, em 1914.

Resposta da questão 4:
[B]

A Primeira Guerra obrigou a maior parte dos países latino-americanos a promover a chamada industrialização de substituição de importação. Nesse sentido, houve um aumento industrial significativo no continente americano, refletido em carros, bondes, telefone e iluminação.

Resposta da questão 5:
[A]

A afirmativa [2] é incorreta porque a Palestina não é considerada uma nação independente e, logo, os palestinos são apátridas;
A afirmativa [4] é incorreta porque os estrangeiros que vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX não eram refugiados.

Resposta da questão 6:
[C]

Somente a alternativa [C] está correta. A questão remete à Primeira Guerra Mundial, 1914-1918. O ano de 1917 foi muito importante neste grande conflito. Por estratégias econômicas, os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente e a Rússia saiu do mesmo conflito devido à Revolução Bolchevique de outubro de 1917.

Resposta da questão 7:
[C]

Ao fim da Primeira Grande Guerra, o Império Otamano foi dominado e controlado pelos turcos, o que deu origem à República da Turquia.

Resposta da questão 8:
[A]

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1919) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os Jogos Olímpicos foram cancelados, devido aos conflitos mundiais.

Resposta da questão 9:
[A]

O organismo citado era a Liga das Nações, que foi criada com o intuito de impedir a ocorrência de eventos bélicos como a Primeira Guerra.

Resposta da questão 10:
[E]

Todas as alternativas estão corretas.

Deixe um comentário