EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA RESOLVIDOS – ARTRÓPODES

By

Biologia – Artrópodes

1. (Pucpr 2016) Leia o trecho do texto a seguir:

Mito ou verdade? Será que as baratas sobrevivem a uma explosão nuclear?

 Animais que vivem abrigados têm chances maiores de sobrevivência

Você já ouviu aquela história de que, se houvesse uma guerra nuclear, apenas as baratas sobreviveriam? (…). Será que esses insetos são capazes de resistir a explosões nucleares? O professor de biologia Rubens Oda explica que os insetos compõem 90% das espécies animais do planeta Terra. “Se fosse para eu apostar em alguém para sobreviver a uma explosão nuclear, eu apostaria num inseto, não no ser humano”, comenta o professor. Mas, apesar de apostar em insetos, o professor explica que a barata não tem nenhuma capacidade especial.

“A carapaça da barata é o exoesqueleto de quitina igual a de qualquer outro inseto”, explica. Ou seja, ela não tem nenhuma resistência especial à radiação, ou mesmo ao calor e ao deslocamento de ar de uma explosão nuclear. O que acontece é que ela tem algumas características que a deixariam em vantagem numa situação extrema.

“Quando você vê as baratas nas grandes cidades, elas estão no esgoto, nas frestas. Elas estão sempre escondidas”. Por isso, as chances de ela resistir a uma grande explosão são maiores do que as de um ser humano, que habita a superfície da Terra – não à toa que, durante a Guerra Fria, abrigos nucleares eram construídos no subsolo. Outra vantagem das baratas é sua alimentação diversa. “Uma pequena quantidade de matéria orgânica é suficiente para ela se alimentar”. Não só as baratas, mas outras espécies que vivem em locais protegidos e com hábitos alimentares propícios têm maior potencial para sobreviver a uma explosão nuclear. “Desculpa se estou tirando sua ideia de que as baratas são super-resistentes, mas elas não têm nada especial”, resume Rubens Oda.

De acordo com o texto, o exoesqueleto quitinoso das baratas, embora ofereça resistência, não conferiria necessariamente uma proteção contra os efeitos de uma explosão nuclear. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE o tipo de molécula orgânica que forma esse exoesqueleto quitinoso e mais uma de suas funções.

a) Polipeptídeo – Inserção da musculatura.

b) Proteína – Possibilita desenvolvimento de apêndices articulados.

c) Polinucleotídeo – Possibilita impregnação de cálcio nos crustáceos.

d) Polissacarídeo – Proteção contra desidratação.

e) Carboidrato – Produção de hemácias pela medula óssea.

2. (G1 – cps 2016) Entre os organismos vivos encontrados no solo, alguns são microscópicos, como as bactérias, os protozoários e os fungos, que se alimentam de restos de vegetais ou de animais. Outros são animais de pequeno porte, como as formigas, as minhocas, os besouros, as centopeias e os cupins que, entre outras coisas, fazem parte da biodiversidade do solo. Já os animais maiores, como os coelhos, os ratos, as toupeiras, os lagartos e as cobras vivem em tocas ou cavam túneis para se esconderem e criarem seus filhotes.

Em certas situações, na agricultura ou na jardinagem, alguns animais de pequeno porte, como os pulgões, lesmas e caracóis são considerados muito prejudiciais aos vegetais.

Sobre os organismos citados no texto, é correto afirmar que

a) os animais maiores são vertebrados herbívoros, que se adaptam facilmente às condições do solo.

b) as lesmas e os caracóis são animais artrópodes, considerados prejudiciais, porque transmite doenças.

c) os animais de pequeno porte são socialmente organizados e parasitam outros seres vivos encontrados no solo.

d) os pulgões são pequenos insetos, considerados prejudiciais, porque se alimentam sugando a seiva das plantas.

e) os seres vivos microscópicos são pluricelulares e atuam na produção da matéria orgânica necessária à fertilidade do solo.

PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES

GABARITAGEO

3. (Unesp 2016) Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes meios de comunicação no primeiro semestre de 2015:

Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue.
Mosquito da dengue é o mesmo que transmite a febre chikungunya.

Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que a vacina

a) diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya.

b) fará diminuir o tamanho das populações de Aedes aegypti, diminuindo o número de casos de dengue e o número de casos de febre chikungunya.

c) tornará as pessoas imunes a ambas as doenças, mas a presença de mosquitos Aedes aegypti no ambiente continuará alta.

d) tornará as pessoas imunes ao mosquito Aedes aegypti, mas não imunes aos agentes etiológicos da dengue e da febre chikungunya.

e) protegerá contra a febre chikungunya apenas nos casos em que o Aedes aegypti for portador de ambos os agentes etiológicos.

4. (Ueg 2016) A charge a seguir retrata a indagação de muitas pessoas atualmente. As doenças transmitidas pelo vetor representado faz com que as pessoas adquiram sintomas similares.

Sobre o vetor transmissor dos vírus da dengue e zica, tem-se o seguinte:

a) possui seis patas, peças bucais externas, listras brancas em seu abdômen e pernas e pertence ao filo Arthropoda.

b) possui semelhança com mosquito Anopheles, transmissor da malária, uma vez que as peças bucais são internas e externas, favorecendo as picadas.

c) possui listras brancas em seu tórax e pernas, alongadas nas peças bucais internas e pertence ao filo Arthropoda.

d) possui oito patas e corpo dividido em cabeça, antenas e tórax além da presença de listras brancas.

e) possui quatro pares de antenas e corpo dividido em cabeça e abdômen, listrado até o tórax.

5. (Unesp 2016) Atendendo à demanda da ONU, que propõe o combate ao vetor da zika, dengue e chikungunya, mosquitos machos serão criados em laboratório e expostos a raios X e raios gama. Os procedimentos de irradiação serão realizados em equipamentos de raios X e em irradiadores que têm como fonte de raios gama o isótopo cobalto-60, também sob diferentes condições quanto à taxa e dose de radiação absorvida. Depois de irradiados, esses mosquitos serão soltos no ambiente.

(www.ipen.br. Adaptado.)

A técnica proposta pela ONU é mais uma forma de combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque

a) a radiação nuclear causa mutações no genoma dos insetos machos que são transmitidas aos descendentes, tornando-os incapazes de transmitirem os vírus aos humanos.

b) os mosquitos irradiados contaminam as fêmeas durante a cópula com a mesma radiação a que foram submetidos, desta forma as fêmeas morrem, impedindo a transmissão dos vírus aos humanos.

c) os mosquitos machos tornam-se radioativos e, durante o cruzamento, esta radiação inativa os vírus presentes na fêmea que, mesmo transmitidos aos humanos, não causam doenças.

d) os mosquitos irradiados sofrem uma mutação genética que causa má formação do aparelho bucal usado para picar e sugar o sangue humano, impedindo a transmissão dos vírus aos humanos.

e) os mosquitos irradiados tornam-se estéreis e, após a cópula com fêmeas no ambiente, os ovos não se desenvolvem, reduzindo assim a população destes insetos e a transmissão das doenças.

6. (G1 – cps 2016) Os artrópodes como borboletas, mariposas e aranhas possuem uma estrutura rígida, que recobre o corpo desses animais. Essa estrutura rígida é denominada exoesqueleto e confere aos animais proteção aos órgãos internos e suporte à musculatura.

O exoesqueleto é trocado periodicamente conforme o animal cresce. Essa troca recebe o nome de ecdise ou muda.

Existem, basicamente, dois fatores ambientais que interferem na ecdise: a temperatura e a disponibilidade de nutrientes.

A variação de temperatura altera o metabolismo do animal, o que pode antecipar ou adiar o ciclo. Por outro lado, como o animal necessita de uma grande quantidade de energia para realizar a ecdise, é preciso haver, também, uma boa disponibilidade de nutrientes. Se a quantidade de alimento disponível é insuficiente, a ecdise é retardada, pois, dessa forma, o animal não consegue suprir os gastos de energia após o processo.

Geralmente, com o envelhecimento do animal e sua maior atividade reprodutiva, a capacidade de realizar as trocas de exoesqueleto cessa. Isso acontece porque, antes da fase adulta, o animal utiliza a energia proveniente dos alimentos para seu crescimento, ao passo que, na idade sexual, essa energia será necessária para o amadurecimento de órgãos e células reprodutivas.

A ecdise representa um importante valor adaptativo, uma vez que possibilita a adequação desses animais a diferentes ambientes.

<http://tinyurl.com/hwoslf4> Acesso em: 26.02.2016. Adaptado.

Sobre o fenômeno da ecdise, é correto afirmar que

a) depende da fase da vida em que se encontram os artrópodes, sendo muito frequente durante o período de envelhecimento.

b) garante a troca total do esqueleto interno, permitindo que os artrópodes se movimentem mais rapidamente.

c) ocorre em todos os animais que apresentam esqueleto, pois facilita a adaptação aos diferentes ambientes.

d) impede sempre o crescimento do animal, pois necessita de muita energia para que possa acontecer.

e) necessita, entre outros fatores, de nutrientes e condições adequadas de temperatura para ocorrer.

7. (Acafe 2016) Os acidentes por animais peçonhentos constituem um grave problema de saúde pública, tanto pelo número de casos registrados, quanto pela sua gravidade, podendo levar a óbito. No Estado de Santa Catarina, de acordo com dados do Centro de Informações Toxicológicas (CIT/SC), foram notificados casos de acidentes com animais peçonhentos, no ano de 2012.

O gráfico a seguir representa o número de acidentes com animais peçonhentos ocorridos no período de 2008 a 2012, no oeste do Estado de Santa Catarina.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

a) As serpentes são animais pertencentes ao Filo Chordata, Classe Reptilia. Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, protegendo o animal contra a desidratação. A respiração pulmonar é observada nos répteis terrestres e a branquial, nos aquáticos. Não possuem uma temperatura corporal constante, por isso são denominados ectotérmicos.

b) Na região oeste de Santa Catarina, o número de acidentes com aranhas foi o mais frequente. As aranhas pertencem ao Filo Arthropoda, Classe Arachnida. Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, quatro pares de patas torácicas e não possuem antenas. As peças bucais, denominadas quelíceras, têm por função injetar veneno, por isso esses animais são denominados Chelicerata.

c) A lagarta é o primeiro estágio larval dos insetos da ordem Lepidóptera. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas. Essas modificações estruturais na forma corpórea desses animais ocorrem em razão do tipo de desenvolvimento que é classificado como hemimetábolos.

d) A picada da abelha consiste na injeção de peçonha com objetivo de causar dor e desconforto físico a seus agressores ou intrusos, percebidos como ameaça à integridade de suas colmeias. Essas substâncias, com diversas atividades farmacológicas e alergênicas, podem ocasionar queda da pressão sanguínea e efeitos neurotóxico, hemorrágico e hemolítico.

8. (Uece 2016) Atente ao que se diz sobre carrapatos.

I.São ectoparasitas hematófagos que vivem na superfície do corpo de seus hospedeiros.

II. São insetos pertencentes à Classe Arachnida.

III. Possuem grande importância como agentes patogênicos, pois funcionam como vetores de protozoários, bactérias e vírus, para animais domésticos, silvestres e mesmo para os humanos.

Está correto o que se afirma em;

a) I, II e III.

b) I e II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

9. (Pucpr 2016) Segundo o Instituto Adolfo Lutz, em 2015, a febre maculosa vitimou duas crianças em Ourinhos (SP) e uma mulher de 35 anos em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Essa doença é transmitida ao homem e a outros animais domésticos pela picada do carrapato estrela contaminado, que costuma infestar as capivaras e outros animais silvestres. O aumento de casos pode estar ocorrendo devido à migração crescente de animais silvestres para os parques e praças das cidades em fuga dos herbicidas, pesticidas e desmatamento das zonas rurais.

Os primeiros sintomas da febre maculosa são confundidos com os da dengue, o que pode ocasionar o tratamento de forma incorreta.

A mãe de uma das crianças, morta aos 12 anos, não se conforma com o possível erro médico, uma vez que, se diagnosticado rapidamente, um simples antibiótico resolveria o problema e teria salvado a vida de sua filha.

Com base no texto, analise as afirmativas:

I. A dengue e a febre maculosa são causadas por um patógeno do mesmo Reino.

II. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por vetores da mesma classe.

III. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por dois animais hematófagos.

IV. O uso de antibiótico resolve as duas doenças.

A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é (são):

a) Apenas I, II e IV.

b) Apenas I e III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas III.

e) Apenas I, III e IV.

10. (Fuvest 2016) Tatuzinhos-de-jardim, escorpiões, siris, centopeias e borboletas são todos artrópodes.

Compartilham, portanto, as seguintes características:

a) simetria bilateral, respiração traqueal e excreção por túbulos de malpighi.

b) simetria bilateral, esqueleto corporal externo e apêndices articulados.

c) presença de cefalotórax, sistema digestório incompleto e circulação aberta.

d) corpo não segmentado, apêndices articulados e respiração traqueal.

e) corpo não segmentado, esqueleto corporal externo e excreção por túbulos de malpighi.

11. (Pucsp 2016) Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;

II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem

a) ao mesmo filo e à mesma classe.

b) ao mesmo filo, porém a diferentes classes.

c) à mesma ordem e à mesma classe.

d) à mesma ordem, porém, a diferentes classes.

12. (Ufrgs 2016) A coluna da esquerda, abaixo, lista dois grupos dos Artrópodos; a da direita, características que os distinguem.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

1. Insetos (     ) respiração branquial
2. Crustáceos (     ) desenvolvimento direto e indireto
(     ) glândulas antenais
(     ) três pares de pernas

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 2 – 2 – 1 – 1.

b) 2 – 1 – 2 – 1.

c) 1 – 1 – 2 – 2.

d) 1 – 2 – 1 – 2.

e) 2 – 1 – 2 – 2.

 

Gabarito:  

Resposta da questão 1:[D]

A quitina presente no exoesqueleto dos artrópodes é um polissacarídeo nitrogenado conhecido como n-glucosamina. Ela protege o animal contra a desidratação e injúrias mecânicas.  

Resposta da questão 2: [D]

Os pulgões são insetos afídeos de pequeno porte que perfuram as partes delicadas das plantas introduzindo seu estilete bucal nos vasos liberianos do floema. São prejudiciais aos vegetais, porque sugam a seiva orgânica (elaborada) necessária à sobrevivência e reprodução dos vegetais.  

Resposta da questão 3: [A]

A vacinação contra a dengue poderá contribuir para o aumento do número de casos de febre chikungunya, devido ao afrouxamento das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito vetor, as fêmeas do Aedes aegypti.  

Resposta da questão 4:[A]

O vetor transmissor dos vírus da dengue e zica são os mosquitos da espécie Aedes aegypti, pertencente ao Filo Arthropoda e Classe Insecta, a qual possui seis patas (três pares) e peças bucais externas. Esta espécie apresenta o corpo com coloração escura, com listras brancas no abdômen e pernas, distinguindo-a de outras espécies.  

Resposta da questão 5: [E]

A irradiação com raios gama torna os machos da espécie Aedes aegypti estéreis e, consequentemente, ao se acasalarem com esses machos, as fêmeas liberam ovos que não se desenvolvem. Essa estratégia reduz a população dos mosquitos e a transmissão de doenças viróticas, tais como a dengue, zika, chikungunya, etc..  

Resposta da questão 6: [E]

A substituição periódica do exoesqueleto (ecdise), verificada nos animais pertencentes ao filo artrópodes depende, entre outros fatores, da disponibilidade de nutrientes, temperatura ambiental e idade do animal; se jovem, vai crescer e se desenvolver. Aos adultos cabe a atividade reprodutiva e o cuidado com a prole.  

Resposta da questão 7: [D]

As toxinas presentes no veneno inoculado pelas abelhas podem causar queda da pressão arterial, além de efeitos neurotóxicos, hemorrágicos e hemolíticos.  

Resposta da questão 8: [C]

[II] Incorreto: Os carrapatos são aracnídeos.  

Resposta da questão 9: [D]

[I] Falsa: A dengue é causada por vírus e a febre maculosa por bactéria (Reino Monera).

[II] Falsa: A transmissão da dengue é feita por um inseto. A febre maculosa é transmitida por um aracnídeo.

[IV] Falsa: Antibióticos combatem infecções bacterianas.  

Resposta da questão 10: [B]

Os representantes do filo artrópodes apresentam simetria bilateral, exoesqueleto de quitina e apêndices articulados.  

Resposta da questão 11:[B]

O artrópode I pertence à classe dos insetos, enquanto o II é representante da classe aracnídeos.  

Resposta da questão 12: [B]

O relacionamento correto entre os grupos de artrópodes: insetos (1) e crustáceos (2) e suas características é, de cima para baixo: 2 – 1 – 2 – 1.  

Deixe um comentário