Como estudar Tabela Periódica?

By

Olá, meus queridos! Hoje quero conversar com vocês sobre temas clássicos da química! Sim!!! Assuntos da base, mas que são relevantes e que, dependendo da forma como são cobrados, podem derrubar até os alunos mais experientes: TABELA PERIÓDICA!
É interessante perceber que alguns alunos ainda tem aquela visão decorativa da tabela periódica (ressalto que sou totalmente contra rsrsrs!) e acham que o que vale para este assunto é memorizar a posição ou o símbolo do maior número possível de elementos químicos! Bom, confesso a vocês que na minha época estudantil era assim, mas os tempos mudaram. Hoje os vestibulares buscam o entendimento da estrutura, o significado das coisas e acima de tudo, a APLICABILIDADE!!!

Por que a tabela tem 7 períodos? O que estes significam? Porque a tabela tem formato irregular e não é um retângulo perfeito? Como prever as propriedades dos elementos com o conhecimento da tabela? De que forma provas contextualizadas (ex. ENEM) poderiam me cobrar este assunto?
Deixo aqui uma playlist completa sobre tabela periódica para que vocês possam responder e esses questionamentos!
Hoje julgo que o maior triunfo nos estudos está em como entender a aplicação de determinado tema em determinada circunstância… contexto, aplicação, fundamento, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, etc. De alguma forma percebo que, nesses 15 anos de docência, a forma de ensinar mudou bastante e, igualmente deve ser mudada a forma de aprender!

 

Deixe um comentário