Sabemos que a o valor da mensalidade da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein pode ser inacessível para a grande maioria, mas se deseja estudar lá, há a opção de bolsas. A seguir falaremos sobre o processo seletivo das bolsas.
(Fonte: Abitu1995- Wikimedia Commons)
Primeiramente, para que o aluno possa passar por esse processo de bolsas, é necessário que ele tenha sido aprovado no processo de seleção regular do curso de Medicina da FICSAE. O vestibular regular é realizado em duas fases: a primeira é uma prova com questões objetivas, dissertativas e uma redação, e a segunda é uma avaliação das competências pessoais necessárias para a formação de um bom médico, sendo realizada múltiplas minientrevistas.
São disponibilizadas 120 vagas, sendo 60 para início no 1º semestre e 60 para início no 2º semestre. Os alunos que passarem nas duas fases do processo seletivo serão classificados em ordem decrescente e a lista de classificação geral é divulgada independentemente do semestre de início. A nota final é uma média ponderada das notas das duas fases, tendo a primeira peso 75% e a segunda 25%.
A 1º prova é realizada pela Fundação VUNESP com exclusividade para a FICSA e tem como objetivo avaliar o conhecimento do conteúdo programático do ensino médio. Nas múltiplas minientrevistas, são avaliadas competências socioemocionais, como comunicação efetiva, pensamento crítico, liderança, trabalho em equipe, princípios éticos e outros.
(Fonte: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein)
Assim sendo, após o cumprimento de todas essas etapas, há a seleção das bolsas. A decisão é sobre o valor total, quantidade de bolsas e percentuais de bolsas é sempre da Mantenedora, sendo a escolha feita pela Comitê de Análise de Bolsas do curso de medicina. As possibilidades de desconto na anuidade são de 25%, 59%, 75% e 100%.
Não serão concedidas bolsas cumulativas, ou seja, caso já tenha bolsa em programas de financiamento público ou a outras bolsas, de qualquer origem, você não poderá ganhar essa bolsa. As bolsas tem duração de um ano, sendo renovadas automaticamente por 5 anos adicionais se as condições que permitiram a concessão permanecerem as mesmas e se o aluno não for reprovado nem tido um comportamento ruim.
Caso não consiga a bolsa no primeiro ano, é possível solicitá-la ao longo dos anos, passando por um processo de avaliação parecido ao daqueles que foram contemplados com bolsa logo no ingresso.
A seleção leva em conta critério socioeconômico e acadêmicos, sendo priorizados os que preencheram ambos critérios simultaneamente. Serão solicitados documentos comprobatórios de renda, de gastos, socioeconômico e familiar.
Além dos documentos, há também algumas perguntas, como “Por que você merece receber uma bolsa de estudos para a Medicina Einstein? Pode nos contar suas experiências pessoais, trabalhos voluntários, obstáculos que teve de superar, hobbies, prática esportiva, atividades de representação, prêmios recebidos etc.” Outro exemplo de questão é “Se o custo não fosse um obstáculo, você optaria pela Medicina Einstein em relação a outras faculdades? Por quê?”
Bom, pode até ser um pouco complicado, mas para realizar seu sonho, vale a pena! Prepare-se para as provas e para as entrevistas, bem como para responder o questionário de concessão de bolsas que se sairá bem! Confie em você. Para te inspirar, uma foto da sua futura faculdade:
(Fonte: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein)