Como é o curso de medicina na UNESP?

By

Medicina na UNESP

O curso de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) é oferecido no campus de Botucatu e é ofertado em período integral. Em 2021, no vestibular da UNESP, esse curso foi o primeiro colocado em quesito concorrência, com relação candidato-vaga de 310,7 (são oferecidas 90 vagas). Para ingresso, o aluno pode prestar o vestibular próprio da UNESP ou então o ENEM.

As provas

A UNESP possui uma contagem diferente para as suas notas: a primeira e a segunda fase correspondem a 50% cada uma na nota final, ou seja, soma-se primeira e segunda fase e divide-se por dois.

Na primeira fase, há 90 questões e a porcentagem acertada determina se o aluno passa ou não para a segunda fase e também qual é a porcentagem para a soma final. Ou seja, se o aluno acertou 73 de 90, os 73 pontos equivalem a 81,1%. A segunda fase totaliza 100 pontos, sendo 24 pontos para cada uma dessas provas: Ciências Humanas, m Ciências da Natureza e Matemática, e Linguagens e Códigos. A Redação equivale a 28 pontos. Os pontos da segunda fase também representação a porcentagem para a soma final.

Para conseguir ser aprovado, é necessário ir bem na primeira fase e não desperdiçar pontos, pois ela é metade da sua nota!!! A UNESP tem como média 3 mil pessoas para a segunda fase de Medicina.

 

A cidade

A cidade de Botucatu é interiorana, ou seja, a vida nela é mais tranquila. Os estudantes costumam ir e voltar a pé juntos para suas casas, e quando há estágio ou internato eles vão de carona com estudantes que possuem carro. Há diversos pontos de carona espalhados pela região do campus, específicos para essas caronas.

O custo de vida é baixo e a maioria dos estudantes moram no bairro que eles intitulam “o bairro”. O aluguel dessas casas gira em torno de R$ 800 reais, que dividido com uma pessoa podem gerar um custo de apenas R$ 400,00 por mês. Esse valor pode diminuir se o estudante morar em repúblicas, com média de 6 pessoas, ou aumentar se optar por morar sozinho.

 

O curso

O curso é dividido em Ciclo Básico, no qual os alunos tem aulas, principalmente, no Instituto de Biociências e, por vezes, no Anfiteatro, que é dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Algumas disciplinas desse ciclo são Microscopia e Anatomia. Depois disso, o aluno passa para o Ciclo Clínico, atuando no hospital e também tendo aulas no Centro de Aulas. No internato, os futuros médicos ficam mais no hospital, mas não apenas, atuando também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O internato pode ser realizado em três hospitais: Hospital das Clínicas, Hospital Estadual Bauru e Hospital Saudáveis. O primeiro cumpre um papel social atendendo a população local e também diversas especialidades.

 

Dicas para a prova

A UNESP é conhecida pelo seu foco em Humanas, já que Matemática é uma das matérias que a prova cobra, ela não é cobrada em maior quantidade, diferente de outros vestibulares. Devido a isso, a fama da UNESP é de ser tranquila, se comparada às outras grandes universidades estaduais de São Paulo.

Essa tranquilidade passa um pouco na segunda fase, que são as provas de conhecimentos específicos. Elas costumam ser mais complexas, densas e difíceis.

Por buscar uma formação generalizada do candidato, a UNESP tenta abranger todas as grandes áreas de cada disciplina. Por exemplo, em física, tentam trazer ao menos questão de óptica, uma de cinemática, uma de termodinâmica, e outros assuntos principais.

Como a UNESP não possui uma lista de leituras obrigatórias, os textos da prova costumam ser mais extensos e geram duas ou três perguntas, em média. É importante dominar a interpretação de texto.

O diferencial desse vestibular está na cobrança das matérias de Filosofia e Sociologia! USP e UNICAMP, por exemplo, não cobram essas matérias em seus vestibulares, e o Enem cobra de forma mais superficial. Por isso, estude essas matérias de modo aprofundado, pois elas estarão lá.

 

 

 

Deixe um comentário