1. (Enem PPL) A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua.
SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.
O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma
a) necessidade de ligação com o transcendente.
b) relação de interdependência com a cultura.
c) estruturação da racionalidade científica.
d) imposição de caráter econômico.
e) herança de natureza biológica.
2. (Uem) “Começar um namoro pode estressar mais do que terminá-lo. Há um número infindável de códigos a serem aprendidos. Situações novas e inusitadas lembram um campo minado. É preciso buscar a rota certa, caso não se deseje colidir com o blindado das defesas humanas.”
(PAIVA, M. R. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 39).
O trecho acima destaca, de forma bem humorada, os percursos nem sempre tranquilos da interação social. Sobre as relações entre indivíduos e sociedade, assinale o que for correto.
01) As relações amorosas são tratadas pela Sociologia como expressões de interações espontâneas e harmônicas.
02) As relações amorosas são simultaneamente subjetivas e sociais. Isso significa que elas são perpassadas por regras e por expectativas construídas pelo indivíduo na sua interação com o mundo social.
04) Em uma perspectiva baseada na sociologia de Durkheim, o namoro e o casamento podem ser analisados como processos de coerção da sociedade sobre o indivíduo.
08) Para a Sociologia, uma das características das relações familiares e de amizade é não serem regradas por padrões culturais.
16) Para Weber, uma ação social não pode ser motivada por questões afetivas.
PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES
GABARITAGEO
3. (Unioeste) Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. “Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma “cultura dominante ativa”, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses. Contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem.”.
(TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013)
Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe qualquer consegue que seu projeto seja aceito por outra classe, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário.
b) Os processos de contra hegemonia são desenvolvidos por intelectuais orgânicos, vinculados à classe dominante, na defesa de seus interesses.
c) Os aparelhos de hegemonia são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem.
d) A ideologia é o lugar da ilusão e da mistificação, o espaço da dominação, que se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado.
e) Uma classe se torna hegemônica somente através do uso da persuasão, produzindo o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas.
4. (Uepg-pss 1) Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.
© 2018 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Conforme dados do IBGE acima citados, a família brasileira vem diminuindo ao longo dos anos, no entanto, continua sendo um importante agente de socialização. Sobre as instituições sociais e a socialização, assinale o que for correto.
01) Família e escola são consideradas agentes de socialização.
02) A família é a primeira instituição social da qual o indivíduo faz parte.
04) Hoje, os meios de comunicação também são considerados um importante agente de socialização disputando, muitas vezes, espaço com a família.
08) A família pode ser considerada um agente de socialização, mas não uma instituição social.
5. (Upe-ssa 1) A socialização é o processo sociológico, por meio do qual adquirimos hábitos e costumes, além de maneiras de agir, pensar e sentir próprios do grupo em que vivemos, sendo compartilhado por todos os seus membros. Baseando-se nesse conceito da Sociologia, qual das alternativas a seguir NÃO indica um agente de socialização?
a) Família
b) Escolas
c) Trabalho
d) Meios de comunicação de massa
e) Imagens subconscientes
6. (Uema) A Sociologia, tradicionalmente, é a ciência que estuda a sociedade. Expressão abstrata, visto que não há uma definição precisa. Mas, a literatura indica que toda sociedade deriva de grupos sociais, compreendidos como “um agregado de seres humanos no qual (1) existem relações específicas entre indivíduos que o compreendem e (2) cada indivíduo tem consciência do próprio grupo e de seus símbolos”. É necessário, portanto, que haja interação e identidade entre os membros do grupo.
OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (editores). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.
Um exemplo de grupo social é (são)
a) multidão em um domingo na praia.
b) pessoas em uma fila de cinema.
c) alunos em uma sala de aula.
d) jovens em festival de música.
e) indivíduos lendo jornal.
7. (Upe-ssa 2) Leia a tirinha a seguir;
Sobre o grupo social apresentado na tirinha, analise os seguintes itens:
I. A objetividade e a exterioridade são características importantes na formação desse grupo, pois os grupos sociais sempre são superiores aos indivíduos, e suas regras e normas de convivência não são construções individuais, e sim coletivas.
II. A Sociologia classifica esse grupo social como intermediário.
III. As maneiras de pensar e agir desse grupo estão ressaltadas na consciência individual, pois o sentimento coletivo provoca conflitos e tensões irresolutos.
IV. A mediação política desse grupo está concentrada no discurso dos estudantes e representada por uma pluralidade de indivíduos e por uma organização polianárquica.
V. O grupo profissional apresentado na tirinha estabelece relações no âmbito do desenvolvimento de competências e de habilidades sistematizadas e demandadas pela sociedade.
Estão CORRETOS apenas
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) IV e V.
d) I, II e V.
e) I, II e IV.
8. (Uem)
“Vida vida que amor brincadeira, vera
Eles amaram de qualquer maneira, vera
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor vale amar”
(Paula e Bebeto. Compositores: Milton Nascimento e Caetano Veloso; Intérprete: Milton Nascimento, Álbum Minas, 1975).
Em 03 de junho de 2017, foi ao ar o último episódio da telenovela Rock Story, produzida pela Rede Globo de Televisão. Ao final do capítulo, o elenco da trama, acompanhado de Milton Nascimento, interpretou a canção Paula e Bebeto, cujo trecho é citado acima.
Tomando o trecho da letra, bem como estudos sociológicos acerca das relações entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.
01) A letra da canção sugere que diferentes arranjos amorosos devem ser respeitados. Essa defesa é hoje uma das pautas dos movimentos sociais LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis).
02) A diversidade nas relações amorosas pode ser interpretada como expressões dos significados plurais da cultura.
04) Estudos realizados pela antropologia comprovam que não existe variação na atribuição de papéis sociais de homens e de mulheres entre os diversos grupos humanos estudados e conhecidos ao longo da história.
08) Por não gerar filhos biológicos, as relações homoafetivas não podem ser consideradas formas integrantes das relações de parentesco.
16) Histórica e culturalmente, as relações de parentesco constituem alianças que ordenam a vida social e não se fundam, necessariamente, em laços de amor romântico.
9. (Upe-ssa 3) Leia o texto a seguir:
O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo; o saber próprio dos homens e das mulheres, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos; o saber de guerreiros e esposas; o saber que faz o artesão, o sacerdote, o feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve, portanto, situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, em que ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 20.
O tema discutido no texto é uma preocupação nos estudos da Sociologia desde a sua consolidação como ciência. Nos trabalhos de Émile Durkheim, esse tema ganhou um destaque por considerar uma forma de integração dos indivíduos e de perpetuação dos hábitos e costumes do grupo, ou seja, dos fatos sociais.
Sobre isso, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica do tipo de transmissão do conhecimento.
a) A aprendizagem acontece sem que haja um planejamento específico e, muitas vezes, sem que os sujeitos se deem conta.
b) O processo de construção do conhecimento é permanente, contínuo e não previamente organizado, desenvolvendo-se ao longo da vida.
c) O conhecimento transmitido permite ao sujeito resolver situações referentes aos processos de socialização e àqueles relacionados às imposições da natureza para sobrevivência do grupo.
d) A percepção gestual, a moral e a comportamental, provenientes de meios familiares de amizade, de trabalho e de socialização midiática, fazem parte do rol de aprendizagens e conhecimentos.
e) O conhecimento e a habilidade são transmitidos por meio de um currículo pré-definido em ambientes especializados, num processo conhecido como escolarização.
10. (Unesp)
Texto 1
O professor não se aproveitará da audiência cativa dos estudantes para promover os seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa – isto é com a mesma profundidade e seriedade –, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito. O professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
www.programaescolasempartido.org. Adaptado.
Texto 2
Ciências sempre incluem controvérsias, mesmo física e química. Se não ensinamos isso também, ensinamos errado. E o mesmo vale para história e sociologia – o professor precisa ensinar Karl Marx, mas também Adam Smith e Émile Durkheim. Mas o conhecimento que precisa ser passado é essencialmente científico – o que não inclui o criacionismo, que é uma teoria religiosa. Com todo respeito, mas família é família, e sociedade é sociedade: a família pode ter crenças de preconceito homofóbico ou contra a mulher, por exemplo, e não se pode deixar que um jovem nunca seja exposto a um ponto de vista diferente desses. Ele tem que ser exposto a outros valores.
Renato Janine Ribeiro. https://educacao.uol.com.br, 21.07.2016. Adaptado.
O confronto entre os dois textos permite concluir corretamente que
a) ambos atribuem a mesma importância à fé religiosa e à ciência como fundamentos educativos.
b) ambos defendem o relativismo no campo dos valores morais, valorizando a aceitação das diferenças.
c) as duas abordagens valorizam a doutrinação ideológica do professor sobre o aluno no campo educativo.
d) o texto 1 assume uma posição moralmente conservadora, enquanto o texto 2 defende uma educação pluralista.
e) o texto 1 é contrário a preconceitos morais, enquanto o texto 2 denuncia o cientificismo na educação.
11. (Enem PPL) O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo. Ele foi insuflado pela sociedade, reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras palavras, o casamento não é um instinto, e sim uma instituição.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
O casamento, conforme é tratado no texto, possui como característica o(a)
- a) consolidação da igualdade sexual.
- b) ordenamento das relações sociais.
- c) conservação dos direitos naturais.
- d) superação das tradições culturais.
- e) questionamento dos valores cristãos.
12. (Upe-ssa 2) Leia a tirinha de Mafalda a seguir:
Ela apresenta um grupo social responsável pela socialização dos mais jovens. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica desse conceito sociológico.
a) Os membros desse grupo se conhecem intimamente, possibilitando contatos sociais, pessoais e totais, ou seja, intensos.
b) Os indivíduos pertencentes ao grupo são insubstituíveis por haver uma relação de dependência entre si.
c) O tamanho do grupo varia bastante, sendo, atualmente, constituído por relações de parentesco diversificadas, baseadas em laços biológicos e, também, afetivos.
d) As relações entre os membros desse grupo tendem a ser formais e hierárquicas, obedecendo a uma organização determinada pelas leis formais do Estado.
e) A coesão das relações entre os indivíduos é constituída de objetivos mediados pelo trabalho e pelo uso de recursos materiais.
13. (Enem) Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo.
Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).
A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a);
a) ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais.
b) alienação ideológica, que justifica as ações individuais.
c) cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas.
d) segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos.
e) enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos.
14. (Unesp) Nenhum dos filmes que vi, e me divertiram tanto, me ajudou a compreender o labirinto da psicologia humana como os romances de Dostoievski – ou os mecanismos da vida social como os livros de Tolstói e de Balzac, ou os abismos e os pontos altos que podem coexistir no ser humano, como me ensinaram as sagas literárias de um Thomas Mann, um Faulkner, um Kafka, um Joyce ou um Proust. As ficções apresentadas nas telas são intensas por seu imediatismo e efêmeras por seus resultados. Prendem-nos e nos desencarceram quase de imediato, mas das ficções literárias nos tornamos prisioneiros pela vida toda. Ao menos é o que acontece comigo, porque, sem elas, para o bem ou para o mal, eu não seria como sou, não acreditaria no que acredito nem teria as dúvidas e as certezas que me fazem viver.
(Mario Vargas Llosa. “Dinossauros em tempos difíceis”. www.valinor.com.br. O Estado de S. Paulo, 1996. Adaptado.)
Segundo o autor, sobre cinema e literatura é correto afirmar que
a) a ficção literária é considerada qualitativamente superior devido a seu maior elitismo intelectual.
b) suas diferenças estão relacionadas, sobretudo, às modalidades de público que visam atingir.
c) as obras literárias desencadeiam processos intelectualmente e esteticamente formativos.
d) a escrita literária apresenta maior afinidade com os padrões da sociedade do espetáculo.
e) as duas formas de arte mobilizam processos mentais imediatos e limitados ao entretenimento.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
A linguagem é sempre cultural, servindo tanto como uma pré-condição para a socialização dos seres humanos, quanto sendo criada exatamente por essa socialização.
Resposta da questão 2:
02 + 04 = 06.
Somente as afirmativas [02] e [04] estão corretas. Todas as relações humanas são, de alguma forma, coercivas sobre os indivíduos, inclusive as relações afetivas. Durkheim analisaria essas relações considerando-as como fatos sociais. Já Weber estaria interessado em compreender as motivações das ações sociais.
Resposta da questão 3:
[C]
A extensão do texto dificulta um pouco a questão. De qualquer forma, é possível ao estudante perceber que somente a alternativa [C] está correta. A hegemonia ocorre através de um processo que convence a classe dominada das ideias da classe dominante. Esse processo é também pedagógico, e resulta das relações de poder ao interno da sociedade.
Resposta da questão 4:
01 + 02 + 04 = 07.
Somente a afirmativa [08] está incorreta. As instituições sociais são também agentes de socialização. Dentre elas, a família é uma das principais, responsável pelo início da integração das crianças à sociedade.
Resposta da questão 5:
[E]
A socialização pressupõe a relação entre indivíduos. Dentre as opções apresentadas nas alternativas, somente as imagens subconscientes não corresponde a um agente de socialização, exatamente por não produzirem essa relação de trocas simbólicas entre os indivíduos.
Resposta da questão 6:
[C]
O grupo social que melhor se insere nas duas características apresentadas no enunciado da questão é o de alunos em uma sala de aula. Ali, os indivíduos compartilham uma relação simbólica (aprendem e socializam entre si), além de terem uma identidade comum (são todos da mesma turma, o 3º A, por exemplo). Em todos os outros exemplos, não há pelo menos uma dessas duas características acima mencionadas.
Resposta da questão 7:
[D]
As afirmativas [III] e [IV] estão incorretas. Sociologicamente, o sentimento coletivo traz coesão social, e não conflitos irresolutos. Além disso, as escolas não são lugares de uma organização polianárquica, dado que há figuras claras de autoridade.
Resposta da questão 8:
01 + 02 + 16 = 19.
As afirmativas [04] e [08] estão incorretas. As relações amorosas e de parentesco variam de acordo com critérios culturais. Assim, não é possível que critérios estanques, como de masculino e feminino, consigam descrever todas as formas de constituição de família.
Resposta da questão 9:
[E]
A educação é, segundo Durkheim, a transmissão de formas de pensar, agir e sentir que as gerações mais velhas fazem em relação às mais novas. Ela não ocorre somente em ambientes formais, mas em diversas situações de socialização, exatamente como apresenta o texto da questão.
Resposta da questão 10:
[D]
Vivemos em um momento de forte polarização política e nesse contexto existe um intenso debate acerca do significado da educação. O texto 1 é exemplo de uma visão da escola como reprodutora de valores familiares, enquanto que o texto 2 apresenta uma visão da escola como local de encontro com visões de mundo diferentes. Assim é que a alternativa [D] é a única correta.
Resposta da questão 11:
[B]
As instituições sociais são importantes, entre outras coisas, para que a sociedade tenha uma estabilidade. O casamento, por exemplo, tem importante função social ao criar laços mais ou menos duradouros e que permitem aos indivíduos constituírem famílias e educar os seus filhos de acordo com as regras sociais que compartilham.
Resposta da questão 12:
[D]
A alternativa [D] é a única que não está de acordo com o tipo de socialização familiar. Na família, as relações não são formais e hierárquicas como o Estado. Por acontecerem em ambiente privado, há diversas formas de organização dessas relações, dependendo da forma como a família é construída, exatamente como pondera a alternativa [C].
Resposta da questão 13:
[D]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
O totalitarismo e a experiência dos campos de concentração servem de mote para se perceber os efeitos perversos de uma sociedade moderna que se utiliza dos instrumentos de gestão da população e de controle dos corpos e das mentes para segregar e exterminar determinados grupos étnicos.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Os campos de concentração foram criados na Alemanha nazista para a destinação das chamadas sub-raças (judeus, ciganos e africanos, principalmente), classificação criada e difundida por Hitler. Nesse sentido, sua legitimação enquanto política de Estado nada mais é do que a legitimação da segregação humana.
Resposta da questão 14:
[C]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Português]
É correta a opção [C], pois, no último período do texto, Mario Vargas Llosa afirma que a literatura é elemento fundamental para a sua formação: “sem elas, para o bem ou para o mal, eu não seria como sou, não acreditaria no que acredito nem teria as dúvidas e as certezas que me fazem viver”.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
A análise sociológica possível de ser feita em consonância com o argumento do texto é considerar a leitura de obras literárias um elemento de socialização. Assim, a única alternativa que está de acordo com essa linha argumentativa é a [C], dado que todo processo de formação é também um processo de socialização.