QUESTÕES DE HISTÓRIA GERAL COM GABARITO

By

1. (Ufrgs) Leia o segmento abaixo de Mariana Cassino, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Tudo indica que é uma floresta cultural, que foi sendo enriquecida e construída ao longo dos anos de ocupação da área pelas pessoas que viveram ali. Até mesmo o solo que tem indícios de transformação humana […]. Esse manejo é fundamental para a manutenção da Amazônia que temos hoje. Sem isso, ela não seria a mesma […] Essas populações são fundamentais para a conservação da floresta. Nossa sociedade tende a separar a natureza e a cultura, mas as populações indígenas da Amazônia não fazem essa separação. Tendo em vista essa história de longa duração da Amazônia, de íntima ligação entre pessoas e florestas, esse manejo é fundamental para pensarmos o modelo da Amazônia hoje.

ELLER, Johanns. Complexo arqueológico de grandes proporções é descoberto na Amazônia central. O Globo, 08/09/2019.

A partir do segmento acima, considere as afirmações a respeito da história da ocupação da Amazônia.

I. A ocupação indígena na Amazônia caracterizou-se pela monocultura intensiva, provocando transformações no solo.

II. A conservação da floresta amazônica deve-se em grande parte às formas de relação com o meio ambiente, mantidas pelas populações locais.

III. A separação entre natureza e cultura, característica das sociedades ocidentais, foi fundamental para a manutenção da riqueza ambiental da floresta.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

 

2. (Unesp) Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam […].

Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.

(Contos de Edgar Allan Poe, 1986.)

O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando;

a) a solidariedade entre os habitantes, o desenvolvimento da cidadania e a força da indústria.

b) o declínio das atividades comerciais, os ruídos incessantes das ruas e a solidão dos habitantes.

c) a conformação de uma nova sensibilidade, o arcaísmo tecnológico e a imobilidade dos habitantes.

d) o ordenamento do espaço urbano, o controle policial da circulação e o crescimento do desemprego.

e) o crescimento populacional, a dinâmica da circulação urbana e a impessoalidade nas relações.

PLATAFORMA DE HUMANAS PARA VESTIBULARES

GABARITAGEO

3. (G1 – cps) Na Antiguidade, o desenvolvimento de povoações, aldeias e cidades que se utilizaram dos rios para a sua constituição gerou sociedades mais complexas em diversas regiões do mundo, como o Oriente Médio, a Ásia e a África. Nessas sociedades, a vida coletiva era marcada pelo trabalho que modificava a natureza e estabelecia divisões de tarefas entre os seres humanos. Nelas, o trabalho coletivo de irrigação era necessário para controlar as cheias dos rios e para cultivar as terras de suas margens.

CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. Jogo da História nos dias de Hoje. 6. 2ªed. São Paulo: Leya, 2015. p.58. Adaptado.

O texto se refere às chamadas sociedades;

a) feudais

b) fluviais

c) nômades.

d) patriarcais

e) pré-históricas.

 

4. (Ufrgs) Leia os versos de um trecho da música Maria da Vila Matilde, interpretada por Elza Soares.

 

Cadê meu celular?

Eu vou ligar pro 180

Vou entregar teu nome

E explicar meu endereço

Aqui você não entra mais […]

A letra faz referência ao tema da violência doméstica contra as mulheres que, segundo as estatísticas do Instituto Maria da Penha, atinge uma brasileira a cada 2 segundos.

Em relação à história da atuação do Brasil na prevenção e combate à violência, considere as afirmações abaixo.

I. O “Disque 180”, implementado em 2005, passou a disponibilizar informações sobre os direitos e os locais de atendimento às mulheres em situação de violência.

II. A Lei Maria da Penha foi sancionada, em 2006, para combater a violência de gênero, uma vez que se trata de violação aos direitos humanos.

III. A Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal de 1940, passou a qualificar o homicídio relacionado à condição do sexo feminino como crime hediondo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

 

5. (Ufjf-pism 1) Nos últimos anos o conceito islamofobia ganhou força no cenário mundial. O termo pode ser

designado pela: “estigmatização de todos os muçulmanos, e que se define como uma atitude generalizada e um discurso do medo através do qual as pessoas julgam, sem conhecimento de causa, o Islão como sendo o inimigo, o “outro”, um bloco monolítico perigoso e imutável que é o objeto natural da justa hostilidade dos ocidentais.”

ZÚQUETE, José Pedro. A Europa, a extrema-direita e o Islão. Locus, v. 18, p. 209-240, 2012, p. 212.

 Assinale a alternativa CORRETA:

a) Uma das causas da islamofobia está no fato do islamismo não possuir qualquer tipo de relações com o judaísmo ou com o cristianismo.

b) Como o preconceito normalmente é consequência de generalizações, a islamofobia tem causado intolerância e hostilidades.

c) As causas da islamofobia podem ser explicadas pelo histórico diálogo e ausência de guerras entre cristãos e mulçumanos.

d) No decorrer dos séculos não é possível identificar um crescimento do islamismo, causando choques religiosos através da islamofobia com o Estado Islâmico.

e) O islamismo surgiu na Arábia, portanto, pode-se afirmar que todos os árabes são muçulmanos, justificando a islamofobia.

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia a charge e o texto abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir.

Texto

 Assim como […] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. […] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá-lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.

CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. 2. ed. Chapecó: Argos, 2015. v. 1. p.19.

 

6. (Uel) Com base na charge (figura 4), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.

I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas.

II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma cultura em detrimento da sociedade contemporânea.

III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a outras narrativas, permitindo abordar a história de forma objetiva.

IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e as identidades públicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

7. (Uece) Candidato eleito pela LEC (Liga Eleitoral Católica), Menezes Pimentel foi Governador do Ceará e depois Interventor Federal no Ceará, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, tendo ficado à frente do governo do estado de 1935 até 1945.

Atente ao que se afirma a seguir sobre o governo de Menezes Pimentel:

I. Nesse governo se deu o ataque de forças militares à comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizada no Cariri cearense e liderada pelo Beato José Lourenço, que resultou em muitos mortos.

II. Seu governo e sua interventoria ocorreram em um momento de grande pacificação social, o que possibilitou uma boa relação política com seus opositores e o respeito à liberdade de expressão.

III. Eleito em nome da fé, das tradições familiares e da Pátria, quando se tornou interventor, instituiu a delação, a perseguição política e as prisões arbitrárias de inimigos políticos e de intelectuais como Rachel de Queiroz e Jáder de Carvalho.

IV. Sob o comando de Pimentel, foi garantido o funcionamento de lojas maçônicas, centros espíritas e locais de prática de religiões afro-brasileiras, pois prevalecia o ideal do Estado laico.

Está correto o que se afirma somente em;

a) I e IV.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

 

8. (Unioeste)

Neste ano (2018), completam-se 50 anos de um período de efervescentes movimentos sociais, políticos e culturais que agitaram diversas partes do mundo, com destaque para os continentes europeu e americano. Lutando contra o autoritarismo, a discriminação, o conservadorismo, a violência, dentre outros enfoques, tais movimentos marcaram toda uma geração de jovens, ávidos por liberdade e defensores dos direitos humanos.

Sobre tal período efervescente e seus principais acontecimentos históricos, é CORRETO afirmar.

a) As duas imagens retratadas nesta questão referem-se a um mesmo fato político ocorrido nos Estados Unidos – estamos falando da marcha da comunidade negra contra a violência e a discriminação racial.

b) Uma das características essenciais daquele período de efervescentes movimentos sociais, políticos e culturais foi a influência de concepções ideológicas de extrema-direita nas práticas organizativas e nas ações públicas destes movimentos.

c) A cena fotografada na imagem 2 procurou registrar um dos momentos de apogeu do movimento conhecido como “Maio de 1968”, quando os estudantes fizeram uma revolução política e assumiram o governo do Estado na França.

d) Considerados por muitos como um problema histórico ainda presente em nossos dias, a luta em defesa dos direitos humanos, a reivindicação das liberdades e o fim de regimes e práticas autoritários tiveram no ano de 1968 um conhecido marco simbólico em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, com a “passeata dos cem mil” no Rio de Janeiro.

e) O ano de 1958 foi marcante historicamente em diversas partes do mundo, destacando-se, como pode-se ver claramente pelas imagens, a marcha da comunidade negra contra o racismo nos Estados Unidos e o que ficou conhecida na França como o “Maio de 1968”, movimento de estudantes e trabalhadores contra o autoritarismo do regime francês.

 

9. (G1 – ifpe) Os slogans, frases e trechos de músicas, frequentemente, são utilizados para facilitar a comunicação entre candidatos e eleitores. Ao longo da história republicana brasileira, diversos slogans, frases e trechos de músicas foram usados para promover campanhas eleitorais.

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que associa slogan, frase e/ou trechos de músicas ao seu respectivo candidato a presidente.

a) “Varre, varre vassourinha”, campanha presidencial de Juscelino Kubistchek, em 1955.

b) “Cinquenta anos em cinco”, campanha presidencial de Getúlio Vargas, em 1950.

c) “Vote no brigadeiro, ele é bonito e é solteiro”, campanha presidencial de Eduardo Gomes, em 1945.

d) “Bota o retrato do velho outra vez”, campanha presidencial de Jânio Quadros, em 1960.

e) “Plante que o João garante”, campanha presidencial de João Goulart, em 1964.

 

10. (Enem PPL) A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre – o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais – não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos.

SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para

a) extinguir as formas de ritualismo funerário.

b) evitar a expressão de antigas crenças politeístas.

c) sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.

d) enfraquecer a convicção na existência de demônios.

e) consagrar as práticas de contato mediúnico transcendental.

 

11. (Uece) O principal porto do Congo localizava-se em Mpinda, de onde milhares de pessoas foram embarcadas como escravos da África para a América. Após 1665, o medo tomou conta da população congolesa com a introdução do comércio escravagista para o outro lado do Atlântico pelos

a) franceses

b) holandeses

c)  portugueses

d)  ingleses

 

12. (G1 – ifpe) Nossa luta é contra privações reais e não privações imaginárias. Lutamos, basicamente, contra duas marcas características da vida africana na África do Sul defendidas por uma constituição que buscamos abolir. Essas marcas são a pobreza e a ausência de dignidade humana.

MANDELA, Nelson. In: BENSON, Mary. Nelson Mandela: o homem e o movimento. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987. p. 168 (adaptado).

O texto acima contém um fragmento escrito por Nelson Mandela, que, como advogado, elaborou sua própria defesa perante um tribunal que o acusava de subversão. A luta de Mandela pela independência sul-africana está associada

a) à oposição ao macarthismo, perseguição aos comunistas.

b) ao fim do apartheid, regime de segregação.

c) ao combate aos gulags, campos de trabalhos forçados.

d) à aplicação do foquismo, teoria revolucionária.

e) ao ataque à satyagraha, princípio de não violência.

 

13. (Ufjf-pism 3) 1968 foi o ano em que milhares de estudantes e militantes franceses saíram às ruas contra a repressão e a desigualdade entre os sexos nas universidades, contra um grande espectro de posturas conservadoras e contra o então presidente Charles de Gaulle. Os protestos se espalharam por grande parte dos países ocidentais, ganhando contornos diversos, conforme cada contexto. Observe abaixo algumas frases pichadas pelos manifestantes nos muros franceses e usadas em cartazes em maio de 1968:

A humanidade nunca será feliz até o último capitalista ser

enforcado nas tripas do último burocrata.

 A mercadoria, nós a queimaremos.

 Corra, camarada, o velho mundo está atrás de você.

 É proibido proibir.

 Faça amor, não faça guerra.

 Meu corpo é meu.

 O patrão precisa de ti; tu não precisas do patrão.

 Professores, vocês nos fazem envelhecer.

 Quanto mais eu faço amor, mais eu tenho vontade de fazer

revolução; quanto mais eu faço revolução, mais eu tenho

vontade de fazer amor.

 Você está sendo intoxicado: rádio, televisão, jornal, mentira.

(Disponível em: <https://bit.ly/2w3el4Z>. Acesso em: 10 out. 2018.)

 

Sobre os movimentos de 1968 e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que:

a) consideravam a mídia um poderoso instrumento de contestação.

b) criticavam o status quo, o sistema capitalista e a sociedade de consumo.

c) defendiam a estrutura da educação formal vigente.

d) eram contra a liberdade sexual e a igualdade entre os sexos.

e) exigiam maior integração dos jovens às fileiras dos exércitos nacionais.

 

14. (Ufsc) Na Alemanha, sob a liderança de Rudi Dutschcke, basicamente contra o rolo compressor ideológico do capitalismo em sua versão Guerra Fria. No Brasil, o alvo foi previsivelmente o regime militar. Mas só a França poderia na época detonar reflexões difusas em escala planetária. Marshall MacLuhan era canadense, Theodor Adorno e Herbert Marcuse, alemães, Mao Tse-Tung, chinês, e Freud, austríaco. O liquidificador parisiense era, porém, o único capaz de processar esse conjunto heterogêneo de ideias para produzir algo, em essência, libertário (“É proibido proibir”, dizia outra pichação). Não foi uma revolução no sentido próprio da palavra. Os estudantes de Nanterre e da Sorbonne estavam desarmados, não apelaram para táticas de guerrilha urbana e, em definitivo, não pensaram em tomar o poder das mãos de De Gaulle.

 Folha de São Paulo, quinta-feira, 30 dez. 1999, Caderno Especial, p. 8. Disponível em:<https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=14479&anchor=670691&origem=busca&pd=df9b541541f87bbcb5ab9741bf62589a> e <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/dezdias/re07.htm>. Acesso em: 5 maio 2018.

Sobre o texto acima, o movimento de Maio de 1968 e seus desdobramentos, é correto afirmar que:

01) em plena Guerra Fria, o movimento de Maio de 1968 não se limitou à Europa Ocidental, seus reflexos também atingiram países pertencentes ao Bloco Soviético, onde os jovens clamavam por liberdade e democracia.

02) apesar da amplitude dos movimentos estudantis iniciados na França em 1968, seus ideais não tiveram impactos no Brasil, onde a juventude estava respaldada pelos princípios democráticos do governo de João Goulart.

04) a partir de uma onda de debates no meio universitário francês, muitos foram os eventos que seguiram, como ocupações, assembleias e protestos de rua, rapidamente transformados em enfrentamentos abertos com a polícia.

08) as principais referências políticas, intelectuais e culturais dos estudantes e ativistas envolvidos nos movimentos de Maio de 1968 permitiram-lhes realizar uma crítica ao sistema capitalista diferente das posições políticas revolucionárias da época.

16) a maior parte dos estudantes e dos trabalhadores envolvidos nesses movimentos estava conectada à ideia de construção de uma política de direita, baseada nas ideias de liberdade idealizadas pelo capitalismo americano.

32) Maio de 1968 foi um movimento revolucionário dos estudantes universitários franceses que ambicionavam derrubar o governo do general Charles De Gaulle e aliar a França ao Bloco Socialista Soviético.

64) apesar da referência a personalidades de várias partes do planeta, os efeitos culturais da revolta de Maio de 1968 se limitaram à França devido à capacidade de aglutinação cultural existente em Paris.

 

15. (Ufsc) Ao longo da história, as relações entre os seres humanos e o meio ambiente caracterizaram-se por uma intensa e contínua exploração dos mais diversos recursos naturais. Entre as diferentes possibilidades, os rios são expoentes da efetiva relação entre a humanidade e o meio natural.

Sobre as relações entre as diferentes sociedades e os rios ao longo da história, é correto afirmar que:

01) na antiguidade, a regularidade das cheias dos rios Tigre e Eufrates foi decisiva para a maior estabilidade econômica e política na Mesopotâmia em relação às demais sociedades orientais, como o Egito.

02) entre os séculos XVII e XVIII, com a descoberta de jazidas de ouro em locais distantes do litoral brasileiro, foram organizadas bandeiras de comércio, conhecidas como monções, que utilizavam os rios como meio de transporte e comunicação.

04) o projeto de transposição do Rio São Francisco teve como objetivo a ampliação de redes de abastecimento e irrigação às áreas mais secas do nordeste brasileiro; o projeto contou com o efetivo apoio dos principais movimentos ambientalistas e tornou-se unanimidade entre as diversas lideranças regionais.

08) em Santa Catarina, muitas colônias de imigrantes europeus foram instaladas nos vales de rios, o que favorecia a comunicação e o transporte de produtos.

16) os maiores rios do Brasil sempre foram utilizados como via de transporte, bem como para o abastecimento de água potável, por isso sempre houve grande cuidado por parte das populações ribeirinhas e do poder público para evitar a sua poluição.

32) no Brasil, é notória a capacidade de gerar energia de usinas hidrelétricas, o que torna possível grandes projetos, tais como o de Belo Monte, no Rio Madeira, os quais causam pequeno impacto ambiental.

 

16. (Uece) Na China, desde o século XI existe a impressão de livros. Assinale a opção que corresponde às técnicas criadas pelos chineses.

a) xilogravura e tipografia

b) ideograma e desenho

c) escritas cuneiforme e kanji

d) caligrafia e mandarim

 

17. (Uem) Sobre acontecimentos que marcaram a segunda metade do século XX e o começo do século XXI, assinale o que for correto.

01) Na década de 1970, no Irã, o Xá Reza Pahlevi, aliado dos Estados Unidos, foi derrubado, e o líder religioso muçulmano aiatolá Khomeini proclamou a República Islâmica do Irã, com características nacionalistas e religiosas.

02) Na Nicarágua, a Revolução Sandinista derrubou o ditador Anastásio Somoza, aliado dos Estados Unidos. Estes últimos passaram a apoiar os guerrilheiros contrarrevolucionários que pretendiam derrubar o governo sandinista.

04) A União Soviética interveio militarmente no Afeganistão. Como resposta, os Estados Unidos lideraram um boicote às Olimpíadas de Moscou, não permitindo a participação dos atletas estadunidenses no evento esportivo.

08) No início do século XXI militantes suicidas destruíram as duas torres do World Trade Center, em Nova York. O ataque desdobrou-se na invasão militar dos Estados Unidos ao Afeganistão, tendo como alvo um grupo terrorista apoiado pelo governo Talibã.

16) O líder da União Soviética Mikhail Gorbatchov estabeleceu a Perestroika e a Glasnost como diretrizes que visavam ao abandono do comunismo e à adoção do capitalismo naquele conjunto de países.

 

18. (Udesc) No início de setembro de 2018, os jornais do Brasil e do Exterior divulgaram, com consternação, um incêndio de grandes proporções que destruiu parte significativa do Museu Nacional do Rio de Janeiro e de seu acervo. O local abrigava um acervo com milhões de itens, dentre os quais fósseis, múmias, registros linguísticos e livros raros, sendo, assim, uma perda irreparável para o patrimônio e memória nacionais.

A respeito da noção de patrimônio, assinale a alternativa correta.

a) Não existem disputas ou conflitos nos processos de musealização e patrimonialização de bens culturais.

b) O conceito de patrimônio contempla uma grande variedade de expressões culturais e é constituído por patrimônio histórico, material, artístico e imaterial.

c) Para ser preservado como patrimônio, um bem cultural deve advir de manifestações nacionais e representar a totalidade de um país, sendo assim descartadas quaisquer formas de manifestações regionais.

d) Elementos de cultura popular, mesmo se considerados patrimônios imateriais, não estão sob a salvaguarda do Estado brasileiro.

e) A preservação do patrimônio histórico é responsabilidade única e exclusiva do Estado.

 

19. (Uel) Leia os textos a seguir.

Texto 1

Quando foi estabelecida pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos considerava em seu preâmbulo que “[…] o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum […]”.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

unesdoc.unesco.org

Texto 2 

Segundo matéria publicada este ano pelo jornal El País, “O panorama político internacional em matéria de direitos humanos não parece muito encorajador, nem mesmo nos países que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, se transformaram em garantidores de sua aplicação, dentro e fora de suas fronteiras. Temos um presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fala de imigrantes que “infectam” as ruas e um ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que quer estabelecer um censo de ciganos. Tirar os direitos humanos da equação das relações internacionais se transformou no empenho cada vez mais nítido das grandes potências, que tentam transformar em inócuos os avanços legislativos feitos nessa questão desde 1945. Muitas reações devido à crise dos refugiados é a prova mais evidente desse movimento.”

ALTARES, G. As grandes potências diante dos refugiados: menos direitos, menos humanos. El País, Madri, 22 jun. 2018. brasil.elpais.com

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre História e Direitos Humanos, responda aos itens a seguir.

a) Identifique e explique quais acontecimentos e “atos bárbaros” motivaram a discussão e o estabelecimento dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas no final dos anos 1940.

b) O deslocamento de refugiados, sobretudo rumo à Europa, tem gerado uma profunda crise humanitária nos últimos anos. Explique as principais razões e impactos desse alto fluxo migratório.

 

20. (Upf) A questão agrária demonstrou, ao longo dos anos, a dificuldade do sistema político brasileiro em encontrar mecanismos institucionais de reconhecimento e encaminhamento da demanda dos trabalhadores rurais de acesso à terra. Sobre essa questão, analise as afirmações que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A SUPRA (Superintendência da Política Agrária) foi criada no governo Jango e consistiu em uma das primeiras ações do poder público voltada para a redistribuição da propriedade da terra, desapropriando-se latifúndios improdutivos ou explorados anti-economicamente.

(     ) O Estatuto da Terra, criado pelo governo do marechal Castelo Branco, em 1964, se inscrevia em um projeto autoritário amplo que previa a desmobilização dos trabalhadores rurais e a transformação das grandes propriedades agrícolas em empresas rurais.

(     ) O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), criado em 1984, reivindicava, dentre outras coisas, a expropriação de terras em mãos de multinacionais e a desapropriação de áreas superiores a 500 hectares e usava como estratégia de luta a ocupação de terras improdutivas ou públicas.

(     ) A UDR (União Democrática Ruralista), criada em 1985, tinha como objetivo fazer face ao projeto de reforma agrária e às ocupações, constituindo-se, na prática, no braço armado dos proprietários rurais.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é;

a) F – V – F – V.

b) V – F – F – V.

c) F – F – F – F.

d) F – F – V – V.

e) V – V – V – V.

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [B]

 

A afirmativa [I] está incorreta porque as populações indígenas típicas da floresta amazônica não eram monocultoras, mas, sim, policultoras;

A afirmativa [III] está incorreta porque a separação entre natureza e cultura contribuiu, e muito, para a devastação da floresta, e não para a sua preservação.  

 

Resposta da questão 2:
 [E]

 

O texto traz as consequências da 2ª Revolução Industrial para as sociedades urbanas, em especial na Europa. Os aumentos populacional e da dinâmica social e a crescente impessoalidade das relações são marcas desse processo.  

 

Resposta da questão 3:
 [B]

 

O texto faz referência às sociedades desenvolvidas ao longo de rios e que, por isso, são conhecidas como fluviais.  

 

Resposta da questão 4:
 [E]

 

Todas as afirmativas estão corretas.  

 

Resposta da questão 5:
 [B]

 

Quando tratamos um povo de maneira generalizada a partir de um único viés interpretativo, acabamos por criar mitos e preconceitos sobre o mesmo, o que prejudica nossa capacidade de entendimento sobre ele. É o acontece com muçulmanos, negros e indígenas, por exemplo.  

 

Resposta da questão 6:
 [B]

 

A afirmativa [II] está incorreta porque os museus não retratam apenas sociedades passadas. Existem muitos museus, principalmente de Arte, contemporâneos;

A afirmativa [III] está incorreta porque, conforme o próprio texto destaca, os museus – assim como qualquer estrato relacionado à História e à Memória – carregam o ideário narrativo de quem os dirige ou de quem neles expõe. Logo, a abordagem não é objetiva e, nem sempre, é inclusiva.  

 

Resposta da questão 7:
 [B]

 

As afirmativas [II] e [IV] estão incorretas porque o governo de Menezes Pimentel foi marcado por conflitos contra comunistas e integralistas e ficou caracterizado como repressor, tanto no aspecto político quanto no aspecto religioso.  

 

Resposta da questão 8:
 [D]

 

A década de 1960 foi caracterizada por uma rebeldia revolucionária da juventude criticando os valores sociais e defendendo outras bandeiras como direitos humanos, a liberdade de expressão, críticas as ditaduras políticas ou ainda, a reestruturação das universidades. O movimento da contracultura nos EUA, o Maio de 68 na França, a luta dos estudantes no Brasil contra o regime militar são alguns exemplos. O ano de 1968 ficou conhecido como o “ano que não terminou”, uma data simbólica em um ano que ocorreram tantos movimentos no mundo. A morte do estudante brasileiro Edson Luiz em 1968 no Rio de Janeiro culminou na Passeata dos Cem Mil. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 9:
 [C]

 

A música que representa a vitória de Vargas em 1950 foi “Bota o retrato do velho outra vez”. O lema da Era JK, 1956-1960 foi “Cinquenta anos em cinco”. O jingle da campanha de Jânio Quadros em 1960 foi “Varre, varre vassourinha”. “Plante que o João garante” é atribuído ao presidente militar João Figueiredo. A campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes em 1945 tinha como slogan a seguinte frase “Vote no brigadeiro, ele é bonito e é solteiro”. Eduardo Gomes foi derrotado por Eurico Gaspar Dutra. Alternativa [C].  

 

Resposta da questão 10:
 [B]

 

Quando institucionalizado, o Cristianismo formou-se a partir da junção de rituais pagãos romanos e de ensinamentos do próprio Cristo durante sua passagem pelo Império Romano. Ao longo do tempo, a Igreja Católica tratou de moldar as práticas cristãs de modo que as mesmas fossem deixando os rastros do paganismo para trás. Como Roma era politeísta antes da adoção do Cristianismo, quando falamos em paganismo estamos falando das práticas religiosas politeístas dos romanos.  

 

Resposta da questão 11:
 [C]

 

Portugal foi o Reino europeu responsável por iniciar e controlar o chamado Tráfico Negreiro, que fornecia negros escravizados para boa parte do globo na Idade Moderna.  

 

Resposta da questão 12:
 [B]

 

O regime do Apartheid caracterizou a África do Sul na segunda metade do século XX. Foi um regime segregacionista e racista em que uma minoria branca explorava e dominava uma maioria negra. Ao longo do Apartheid, surgiram diversas lideranças contra esse regime racista, tais como Stive Biko, Nelson Mandela, Desmond Tutu, entre outros. Por fazer oposição, Mandela ficou quase três décadas preso e na década de 1990 tornou-se o primeiro presidente pós-apartheid. Gabarito [B].  

 

Resposta da questão 13:
 [B]

 

Os movimentos de 1968, iniciados na França e replicados em vários lugares do mundo, tiveram em comum uma agenda básica de reivindicações: o fim da sociedade de consumo e das desigualdades sociais criadas pelo sistema capitalista de produção, uma maior valorização dos trabalhadores e a ampliação dos seus direitos, o direito às decisões sobre o que fazer em relação ao próprio corpo, em especial no caso das mulheres e o pacifismo ao invés dos conflitos armados.  

 

Resposta da questão 14:
 01 + 04 + 08 = 13.

 

A afirmativa [02] está incorreta porque em 1968 o Brasil já vivia sua Ditadura Militar, governo que cerceou as liberdades civis e individuais, levando a juventude brasileira a se manifestar como oposição;

 

A afirmativa [16] está incorreta porque a bandeira de liberdade levantada pelos manifestantes estava relacionada aos âmbitos socioculturais e de escolha, e não ao liberalismo econômico;

 

A afirmativa [32] está incorreta porque apesar da oposição ao governo de De Gaulle, a manifestação não pretendia aliar a França à URSS;

 

A afirmativa [64] está incorreta porque como o próprio texto que acompanha a questão deixa transparecer, o movimento de Maio de 1968 universalizou-se.   

 

Resposta da questão 15:
 02 + 08 = 10.

 

A afirmativa [01] está incorreta porque os rios Tigres e Eufrates não tinham um período de cheia mais regular que o dos outros rios do Crescente Fértil ou do norte da África, como o rio Nilo. Além disso, o Egito teve tanta ou mais estabilidade que os reinos e povos mesopotâmicos na Antiguidade;

 

A afirmativa [04] está incorreta porque a resistência à transposição do rio São Francisco é significativa, estando, então, a transposição longe da unanimidade. Questões como que áreas precisam mais de água e a demarcação de terras indígenas ao longo da transposição são motivos que geram controvérsias na discussão;

 

A afirmativa [16] está incorreta porque a preocupação com a poluição dos rios no Brasil esteve e ainda está longe de ser a ideal, apesar da importância dos mesmos;

 

A afirmativa [32] está incorreta porque a construção e o funcionamento de hidrelétricas no país geram significativos impactos ambientais, como poluição, desmatamento e deslocamento de grupos indígenas, como o Xingu.  

 

Resposta da questão 16:
 [A]

 

Desde os tempos antigos, os chineses dominavam técnicas de impressão. As mesmas foram aperfeiçoadas no período medieval, através da prensa por meio de xilogravuras e tipografias, principalmente, o que ajudou na difusão da imprensa.  

 

Resposta da questão 17:
 01 + 02 + 04 + 08 = 15.

 

A afirmativa [16] está incorreta porque as políticas estabelecidas por Gorbatchov visavam a recuperação da URSS através da mistura entre diretrizes da Socialismo e do Capitalismo.  

 

Resposta da questão 18:
 [B]

 

Patrimônio Cultural diz respeito aos bens de natureza materiais ou imateriais que caracterizam a identidade de uma sociedade. Diferente dos bens materiais, os imateriais estão associados aos saberes, às crenças, habilidades, práticas e ao modo de ser das pessoas como, por exemplo, músicas, literatura, festas, rituais religiosos, etc. Desta forma, o incêndio que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro representou uma perda para o patrimônio e a memória brasileira.  

 

Resposta da questão 19:
 a) É importante contextualizar a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU como um desdobramento da vitória aliada na II Guerra Mundial. Com a derrota do Nazifascismo e a revelação dos crimes de lesa-humanidade do Holocausto, a comunidade internacional deu-se conta de que o tema dos Direitos Humanos não poderia estar sujeito apenas às legislações nacionais, carecendo de uma regulação internacional que universalizasse ideais e normas para o conjunto dos países membros. O genocídio do povo judeu, bem como o de outras minorias étnicas, políticas e sociais durante a II Grande Guerra, mostrava que direitos fundamentais do ser humano não deveriam ser limitados pela soberania dos Estados, mas, sim, amparados internacionalmente. Assim, o acesso a tais direitos deveria ser garantido a todas as pessoas sem distinção, “[…] seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.” (Art. 2. Declaração Universal dos Direitos Humanos)

 

  1. b) É vital possuir um bom entendimento sobre a crise humanitária dos refugiados na Europa como consequência das guerras em países do Oriente Médio e África, notadamente a Síria, além de Afeganistão, Iraque, Sudão etc. Além da violência e perseguição política ou religiosa, também é importante mencionar que o grande fluxo migratório no Mediterrâneo está ligado à situação de extrema miséria vivida por muitos desses países. Como agravante, têm crescido entre os europeus posições que vão do preconceito étnico-racial até a mais aberta xenofobia, inclusive com a propagação de discursos de ódio através de grupos e partidos anti-imigração.

 

Resposta da questão 20:
 [E]

 

A questão agrária sempre foi um tema importante na história do Brasil. Em função do Plantation, modelo de colonização caracterizado pelo latifúndio, a elite brasileira possuía muitas terras e nunca esteve disposta a apoiar uma Reforma Agrária significativa. João Goulart, 1961-1964, foi mais sensível a essa questão, desagradou muita gente e foi deposto em 1964 pelos militares. O primeiro presidente militar, Castelo Branco, criou o Estatuto da Terra, procurando desmobilizar os trabalhadores do campo. O MST, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, desde a década de 1980 defendeu uma reforma agrária no Brasil através de ocupação de propriedades. Para fazer frente ao MST, surgiu a UDR, União Democrática Ruralista, contrária às ocupações de terras.  

 

 

 

Deixe um comentário