Capitalismo e Globalização – ENEM E VESTIBULARES

By

CAPITALISMO E GLOBALIZAÇÃO – ENEM E VESTIBULARES

O desenvolvimento e as características do capitalismo estão diretamente relacionados à indústria, ao comércio e até as abordagens históricas, como por exemplo os efeitos da Guerra Fria. Os fenômenos da globalização e
do neoliberalismo são bastante recorrentes nos enunciados das questões das provas do Enem e Vestibulares, assim como análises que tratam da Nova Ordem Mundial, no que se refere a atuação de associações políticas e econômicas e de órgãos internacionais, como a ONU.

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um período de muitos conflitos indiretos e disputas estratégicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, com início no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e término em 1991, com a dissolução do bloco soviético.

Este momento histórico ficou conhecido como Guerra Fria porque não houve um confronto direto envolvendo as duas nações. Esse período foi marcado pela corrida armamentista entre os dois países, uma demonstração do poderio bélico com potencial de destruição.

Parte da estratégia dos dois países, que não estavam em confronto direto, era interferir ou influenciar outras guerras que estavam acontecendo no momento e, cada um deles, podiam oferecer apoio para países que estavam em lados opostos no conflito. Conflitos como o da Coreia, do Vietnã e a Guerra Irã-Iraque fizeram parte desse processo.

História do Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi construído em 1961, ao redor da cidade de Berlim Ocidental, a capital da Alemanha Ocidental. Essa construção tinha como proposta isolar essa cidade e fechar suas fronteiras com a Alemanha Oriental. Foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria.

Antes de sua construção, os limites entre as duas partes foram isoladas e cercados, de modo que as pessoas que se encontravam num dos lados da cidade não puderam mais sair.

Milhares de pessoas tentaram fugir do lado oriental, mas muitos fracassaram nessas tentativas. Sua destruição, em 1989, pode ser considerada uma surpresa, na medida em que não foi negociada: um desentendimento de informações entre lideranças políticas motivou o afrouxamento das regras de movimentação e vigilância, que foi seguida por pessoas dos dois lados da fronteira, marretas e, em pouco tempo, diversos ‘buracos’ que permitiram o reencontro de ocidentais e orientais.

A queda do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi um evento crucial na história mundial que marcou a queda da Cortina de Ferro e o início da queda do comunismo na Europa Oriental e Central. A queda da fronteira interna da Alemanha ocorreu pouco depois.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

A Assembleia Geral da ONU é composta pelos representantes de todos os países membros, tendo cada um direito de voto. Sua função é discutir os assuntos relacionados com a paz, a segurança, o bem-estar e a justiça no mundo. Não pode tomar decisões, apresentando apenas voto de recomendação e função consultiva.

Em casos de guerras civis ou até mesmo conflitos regionais,entre países vizinhos, o objetivo da ONU é arbitrar esses atritos e mediar uma possível negociação de paz para a região. Para conseguir realizar todas essas atividades, a organização é composta pela seguinte estrutura:

Assembleia Geral
Secretariado
Corte Internacional
Conselho de Segurança, composto por 15 países
Agências especializadas: Unesco, Unicef, OMS, entre outras.

O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU.

 

Deixe um comentário