Malha urbana: são ruas, avenidas, casas e prédios. Ou seja, é toda a infraestrutura que compreender o aspecto construtivo da cidade das áreas urbanas.
Rede urbana: esse termo refere-se à rede de cidades.
Conurbação: é a junção das áreas urbanas – quando o tecido urbano de uma cidade começa a ultrapassar os limites físicos do seu município.
Macrocefalia urbana: quando há concentração de pessoas em grandes cidades em relação ao total de habitantes de uma região ou país.
Região polarizada ou concentrada: refere-se ao Centro-Sul brasileiro, região com maior concentração populacional e de atividades econômicas da rede urbana brasileira. Por exemplo, São Paulo faz parte de uma região polarizada economicamente.
Metrópole: quando ocorre um processo de integração e/ou conurbação avançada entrevários municípios, com forte integração da estrutura urbana.
Megacidade: são áreas urbanas que têm aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes.
Megalópole: junção e integração de áreas metropolitanas. Por exemplo, a Macrometrópole paulista, que engloba a Grande São Paulo e as regiões metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Sorocaba, Vale do Paraíba e as aglomerações urbanas próximas.