Nesta aula abordo o conteúdo ESTRUTURAS GEOLÓGICAS do RELEVO brasileiro, no qual apresento os escudos cristalinos que são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, são estruturas geológicas antigas. Já nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito.
Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês. Já as bacias sedimentares são estruturas geológicas de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país.
Nas regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica (mais recente) ocorre um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies. E nos terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.
Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diabásio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil, a “terra roxa”.
Nesta aula o prof. JeanGrafia apresenta os compartimentos do relevo nordestino de forma descomplicada. O prof. JeanGrafia apresenta os principais pontos e suas características climáticas e de vegetação.
A aula aborda: Planície Litorânea, Planalto da Borborema, Depressão Sertaneja, Planalto do Araripe e Planato de Ibiapaba.
Nesta aula apresento as principais características do relevo africano.
A aula é direcionada para resolução do provas de Geografia, de uma forma direta trago o que costuma aparecer nas provas de geografia para o ENEM e Vestibulares.
A aula contém:
Introdução a Geografia da África
Características gerais do relevo africano
Relevo tabular da África
Planalto cristalino africano
Hot Spot Africano
Monte Quilimanjaro
Monte Quênia