Caro vestibulando, te mostraremos os cursos mais concorridos e os mais bem classificados, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
Segundo dados de 2018, temos a seguinte ordem:
(Fonte: Flaticon-Freepik)
- UNESP, com 312,7 candidatos por vaga
- UNICAMP, com 278,9 candidatos por vaga
- FAMERP, com 212,2 candidatos por vaga
- UFSC, com 227,54 candidatos por vaga
- UECE, com 160 candidatos por vaga
- UNIFESP, com 145,70 candidatos por vaga
- USP-SP, com 135,74 candidatos por vaga
- USP-BAURU, com 105,9 candidatos por vaga
- UFRGS, com 83,82 candidatos por vaga
UNESP: Vestibular de Medicina mais concorrido do país. Em 2018, foram 8.147 inscritos para 90 vagas. A prova da UNESP é realizada pela Fundação VUNESP, que no geral preza bastante pelas Ciências Humanas. O campus que oferta o curso é Botucatu, localizando-se a pouco mais de 200km da capital São Paulo. A cidade acolhe muito bem a instituição e os alunos, fato que gera uma convivência de conforto, harmonia e prazer.
UNICAMP: Eleita pelo Ministério da Educação como melhor curso de medicina do Brasil. Para ingressar nessa universidade o aluno deve prestar uma prova feita pelo COMVEST (Comissão Permanente Para os Vestibulares).
FAMERP: Faculdade pública de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo. A prova também é realizada pela Fundação VUNESP, porém não segue o mesmo padrão da UNESP.
UFSC: Possui vestibular próprio e em 2018 teve 7.964 inscritos disputando 35 vagas de ampla concorrência. No total, a universidade oferta 100 vagas para medicina, sendo o restante preenchido pelo ENEM (com nota de corte em torno de 800/850) e pelo sistema de cotas.
UECE: Representante nordestina, eleita pelo MEC como a melhor estadual da região nordeste, norte e centro-oeste. Além de vestibular próprio, o candidato também pode ingressar pelo ENEM no primeiro semestre de cada ano letivo.
UNIFESP: A Universidade Federal de São Paulo, adota um sistema misto de vestibular, sendo oferecidas 121 vagas anuais: 60 para o sistema de cotas e 61 para o sistema universal. A provas também são feitas pela Fundação VUNESP ou então o ingresso pode ser pelo ENEM.
USP-SP: É o segundo melhor curso de medicina do país. Para ingressar, há o vestibular realizado pela FUVEST e algumas vagas são reservadas para o ENEM, que costuma ter nota de corte de 800/850.
USP-Bauru: O recém-inaugurado campus já tem a sua posição dos mais concorridos. São oferecidas 60 vagas, das quais 42 são destinadas a prova da FUVEST e 18 para o ENEM.
UFRGS: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece 98 vagas por semestre, das quais 70% são oferecidas em seu vestibular próprio e 30% são oferecidas pelo ENEM. Em 2018, os inscritos eram 8.215 para as 98 vagas.
Observe que as mais concorridas não necessariamente são as melhores e que as classificações no Enade mudam a cada ano. Em 2018, o Ranking Universitário da Folha para as 10 melhores faculdades de Medicina era, nessa ordem: USP, UNICAMP, UFMG, UFRGS, UFRJ, UNIFESP, UNESP, UFPR, UnB e UFC.
No entanto, em 2019 a classificação passou a ser a seguinte:
1ª UFV – Universidade Federal de Viçosa
De acordo com o Enade, a Universidade Federal de Viçosa foi eleita a melhor faculdade de Medicina do Brasil. Conceituada na faixa 5 estrelas, sua nota foi 4,8308.
2ª FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
A faculdade com um dos cursos mais concorridos de todo país está presente no pódio em segundo lugar. No Enade, a FAMERP recebeu 5 estrelas e teve nota 4,0238.
3ª UECE – Universidade Estadual do Ceará
A Universidade Estadual do Ceará foi a terceira colocada na faixa 5 do conceito Enade. Sua pontuação foi 3,9851.
4ª UEM – Universidade Estadual de Maringá
De acordo com o conceito Enade, a Universidade Estadual de Maringá ficou na faixa de 4 estrelas e recebeu a nota 3,8339.
5ª UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Uma das faculdades mais concorridas do Rio de Janeiro, a UERJ foi avaliada em 4 estrelas pelo Enade, com a nota 3,8053.
6ª PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
A primeira faculdade particular do ranking é a PUC do Rio Grande do Sul. De acordo com o Enade, ela ficou na faixa 4 e sua nota foi 3,7704.
7ª FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Com a pontuação bem parecida, temos a faculdade da Santa Casa. A instituição foi avaliada com 4 estrelas e teve nota de 3,7639.
8ª Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
De acordo com o Enade, a Unicamp foi eleita a oitava melhor faculdade de Medicina do Brasil. A instituição recebeu 4 estrelas e foi pontuada com 3,7164.
9ª UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
A Universidade Federal de Juiz de Fora ficou em nono lugar, com 4 estrelas e nota 3,7078.
10ª PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Por fim, a décima faculdade com o melhor curso de Medicina é a PUC do Paraná. De acordo com o conceito Enade, foi avaliada na faixa de 4 estrelas e teve a nota 3,6671.